Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo 3G - João Figueiredo

rated by 0 users
This post has 11 Replies | 3 Followers

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G
João Figueiredo Posted: 22 Aug 2017 10:34

Ora.. antes que seja corrido da comunidade por inactividade geral, cá vai então o início do meu diário de bordo, convenientemente em cima do final das férias, com mais de 1000km feitos por estrada e auto estrada, para constatar algumas observações e curiosidades que tenho vindo a constatar desde que sou dono do carro.

Antes de mais, concordo com o que já se disse por aqui: o Prius ensina a conduzir. O esforço para conseguir consumos abaixo dos 5L/100km faz-me o pé um tudo-nada mais ligeiro que antes, e educa a condução geral para uma forma mais eficiente de conduzir. Não que uma boa parte das dicas eu já não as utilizasse antes (comprei o Prius para substituir uma Alfa Romeo 156 2.0TS, por isso já ganhei o prémio de troca mais radical do fórum), simplesmente readaptei-as.

Observações curiosas que gostava de partilhar, no sentido de confirmar se já mais pessoal experenciou o mesmo:

- o sistema híbrido depende mesmo da sua temperatura ideial de funcionamento para se tirar todo o real proveito

- Quando a bateria carrega completamente, e não tem perspectiva de descarregar (descidas prolongadas, por exemplo), o carro liga as ventoinhas no máximo, provavelmente para arrefecer o sistema.

- Ás vezes o ICE funciona sem motivo aparente. Desconfio que seja nas circunstancias em que um carro normal ligaria as ventoinhas para arrefecer, mas no caso do Prius, para que este arrefecimento seja mais eficiente, ele liga o motor talvez para circular o oleo, já que a bomba de água é electrica e não precisa dele para funcionar.

- Além de ser eng. mecânico, sou um apaixonado por engenharia automóvel, por isso vou andar sistematicamente em cima deste tipo de padrões de comportamento, por isso se não quiserem que vos chateie com eles, avisem já, heheheheh!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1300 km
Moderator
tcap-support

Boas João, passa pela escola HSD que és capaz de conseguir esclarecer algumas das tuas observações e / ou questões.

Fica bem e,

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
023_Auris_Touring_Sport_2013

Se me permitem uma sugestão, a aplicação Hybrid Assistant permite também perceber muito melhor o que se passa com o carro...

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

Acredito que sim, mas honestamente já perco demasiada atenção durante a condução a "ler" a info que o carro dá por natureza, quanto mais se tivesse de monitorizar 50 sinais ao mesmo tempo, heheheh!

Já li noutro fórum algo que faz sentido, pelo menos na questão da bateria completamente carregada:

"With a full battery you have no room for regenerative braking. When descending the hill, regenerative braking creates charge, so the Prius spins the ICE to dissipate this charge. This does not waste fuel."

Não são ventoinhas o que eu achei que estava a ouvir. É o ICE a ser rodado desligado para dissipar a energia a mais da regeneração. Estes gajos da Toyota sabem cenas Big Smile

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

João Figueiredo:

Acredito que sim, mas honestamente já perco demasiada atenção durante a condução a "ler" a info que o carro dá por natureza, quanto mais se tivesse de monitorizar 50 sinais ao mesmo tempo, heheheh!

Já li noutro fórum algo que faz sentido, pelo menos na questão da bateria completamente carregada:

"With a full battery you have no room for regenerative braking. When descending the hill, regenerative braking creates charge, so the Prius spins the ICE to dissipate this charge. This does not waste fuel."

Não são ventoinhas o que eu achei que estava a ouvir. É o ICE a ser rodado desligado para dissipar a energia a mais da regeneração. Estes gajos da Toyota sabem cenas Big Smile

Não precisas de ler isso noutro forum, por aqui andam essas informações. Sim, com a bateria cheia se constinuar a existir regeneração o MCI é atividado para dissipar energia. A ventilação das baterias essa é ativada apenas quando a temperatura das mesmas o justifica.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

João Figueiredo:

- o sistema híbrido depende mesmo da sua temperatura ideial de funcionamento para se tirar todo o real proveito

- Quando a bateria carrega completamente, e não tem perspectiva de descarregar (descidas prolongadas, por exemplo), o carro liga as ventoinhas no máximo, provavelmente para arrefecer o sistema.

- Ás vezes o ICE funciona sem motivo aparente. Desconfio que seja nas circunstancias em que um carro normal ligaria as ventoinhas para arrefecer, mas no caso do Prius, para que este arrefecimento seja mais eficiente, ele liga o motor talvez para circular o oleo, já que a bomba de água é electrica e não precisa dele para funcionar.

Pois...também os carros "normais" precisam de aquecer e no processo consomem mais combustível. Aliás, dada a otimização do sistema, diria que no HSD essa penalização existe, mas é menor do que numa viatura convencional. Isto porque o aquecimento é feito de forma muito rápida recorrendo a tecnologia específica de recirculação de gases.

Segundo ponto já discutido no post anterior.

Sim, de vez em quando o Prius ativa o MCI por momentos. É normal.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

Eu presumi que sim, mas de todos os momentos em que o MCI se liga, o mais estranho foi esse, e pareceu-me que teria a ver com temperatura excessiva.

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

Bom dia! Este fim de semana foi a minha vez: "Check Hybrid System"
Tenho o Prius na Toyota neste momento, à espera do veredicto, embora pelo erro que reportou pelo OBD o mais provável é que seja mesmo a bateria de tracção.

Caso seja, a minha esperança é que se resolva da mesma forma, visto que nos 174.000km do carro, todas as assistências foram feitas na Toyota, e a revisão do sistema hibrido está mais do que em dia.

A título de curiosidade, e já que perguntam, tenho de facto notado que o MCI se liga muito mais do que o normal ultimamente, facto que associei à descida de temperatura, mas este fim de semana senti-o particularmente anémico quando, em modo HV, consigo usar só o eléctrico.

A ver.. Sad

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

bolas. 

quando começaram os primeiros sintomas

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

Eu diria que por volta do mês passado, assim que a temperatura desceu um bocado. Os consumos por si foram aumentando até gastar em média mais 1L/100km do que no verão, mas nada mais.

Nestes ultimos 15 dias, mais ou menos desde que veio da inspecção, é que comecei a notar que é quase como se ele não gerisse particularmente bem a carga da bateria, facto que também associei à descida da temperatura: como tá mais frio, liga mais o MCI, mas em retorno carrega demais a bateria, e por isso logo a seguir mantém o MCI a trabalhar "em seco" para a descarregar. Isto em cidade torna-se um ciclo vicioso quase.

De qualquer das formas, o que notei mesmo mesmo fora este fim de semana foi a anemia dele quando só em eléctrico. Em modo HV normal, era quase impossível acelerar suficientemente suave para só usar o eléctrico. Vai quase directamente do zero até ao traço da zona HV, mesmo a velocidade muito baixa.

Page 1 of 2 (12 items) 1 2 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com