SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Painéis solares por toldos, ideia disparatada ou matar dois coelhos...

rated by 0 users
This post has 12 Replies | 3 Followers

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos Posted: 31 Aug 2017 14:54

A minha casa é um semi-duplex, nos últimos dois andares de um prédio de 4. Em cima, mais de metade da área fica em dois terraços, nascente e poente.

No andar de baixo, não tenho problemas de climatização. As varandas têm 2m (E) a 2,60m (W), de forma que o sol só entra directamente dentro de casa quando já está muito baixo. Na minha sala, raramente ligo o AC.

No andar de cima, a conversa é outra. Não há um alpendre que faça sombra para as janelas. A diferença de temperatura sente-se logo ao subir as escadas. Passo os meus dias a descer estores, subir estores, abrir janelas, fechar janelas, para conseguir o equilíbrio necessário entre isolamento e ventilação. Não são raros os dias que o AC é insuficiente e que a casa fica quente para a noite.

Esta é a foto do lado poente. No nascente, o problema é o mesmo. Temos concluído que o andar de cima aquece por radiação. Por exemplo, a minha sala não tem senão o terraço por cima, e mantém-se fresca simplesmente porque a luz não entra directamente.

Já faz dois anos que decidimos por toldos. Fi-los aprovar pela assembleia de condóminos. Este ano é que era, havia dinheiro e essa era a maior prioridade, para aumentar o nosso conforto e diminuir a conta do AC.

Há toldos baratíssimos nas grandes superfícies. 150€... Mas são 4 janelas grandes, e isso não inclui montagem. Os parafusos nos kits são tão grossos que me parece prudente não ser eu próprio a montá-los. Ora... 75€ por montagem. Isso dá, 3×6=18, cerca de 1000€.

Mas assim que falamos com o vendedor da área, temos outras indicações... Isso são toldos sem cofre, a tela vai estragar-se, depois se é uma zona ventosa, talvez devam ser mais rígidos...

Nós aqui apanhamos desobstruídos os mesmos ventos sobre o mar da palha que estragam as médias na Vasco da Gama.

Posto tudo isto, descobre-se que 2 toldos muito grandes sai mais barato que 4 pequenos, e estamos a olhar para 1100-1350€ por toldo, fora a montagem (que não vieram). A despesa total será 2400-2700€. Pensei logo, "bolas, se ao menos fossem painéis solares"...

No passado dia 7 de Julho, recebo um mail do meu fornecedor de electricidade: "invista na sua energia", kits de autoconsumo, pagos em 24 meses sem juros...

A minha reacção imediata foi "bolas, sai mais barato que os toldos". O kit de 1500W por 2400€ e ainda posso guardar o dinheiro para outras coisas. Quando comecei a ver que um dos kits de montagem dava para montar o painel na frente da casa (isto é, na parede, ficando suspenso) surgiu-me a ideia de matar dois coelhos.

Os painéis têm 2×1m. Sobressaem 1m. Fiz experiências e acho que a sombra de 1m é suficiente para que o sol só entre em casa já pelas 17h.

Não será tanta sombra quanto os toldos. Porém, é um kit de autoconsumo que se paga mais depressa... Digamos que kit e toldos ficam a metade do preço.

Claro que a minha mulher alinhou e queria encomendar logo. Não avancei imediatamente porque as respostas que me deram por mail foram muito insatisfatórias (não me deixavam descarregar o manual de instruções antes de comprar, etc). Entretanto, já não são 2400€ mas 2990€.

Porém, talvez pudesse aperfeiçoar uma ideia inicialmente um pouco disparatada para que se tornasse uma boa ideia realmente.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Tenho perguntas.

Estes kits não têm bateria. Tudo bem, ajudam-me pelo menos a pagar o AC. Porém, eu não uso tanto AC para frio assim, uso mais para aquecimento no inverno.

Posso não precisar de bateria, uso directamente para carregar o carro. O carro é a minha bateria. Porém, isso não é bem assim. Nos dias de semana, o carro não estará em casa às horas de produção solar.

• Parece que a bateria é inevitável, não?
  • Não dá para converter mais tarde, não? Começo com o kit pago em 24 meses sem juros, mais tarde compro as baterias. Dá-me ideia que estes micro-inversores que vêm (um por painel) iriam para o lixo.
  • Área para proteger do sol não me falta. Seria preferível esquecer o autoconsumo, limitado aos 1500W e ir para a microprodução? A produção destes 1500W é bem suficiente, o problema é que sem as baterias não a aproveito.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Acho duas coisas:

1 - Devias começar por fazer um perfil de consumo de base da casa durante o dia, cobrindo as horas de produção solar. Suponho que não queiras passar grande parte do ano a oferecer energia à EDP...e não são 2 ou 3 meses em que se liga o aquecimento ainda por cima na altura do ano de menor produção, que vão compensar isso.

2 - Devias fazer uma propseção de mercado, estes kits dos comercializadores de energia são muito apelativos pelas condições oferecidas, mas depois a qualidade é fraca e o preço muito acima do mercado. Pode haver alternativas melhores e nem é preciso muito esforço, basta consultar aqui dentro do forum...

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

p.s. - este sistemas têm tipicamente um retorno já de si muito longo. A conjugação com baterias torna improvável que o sistema se pague a si próprio antes do fim da vida útil do mesmo.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Miguel,

Tens também o João Ferreira com um projeto idêntico.

http://prius-pt.com/cafe/forums/t/7382.aspx?PageIndex=1

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Bruno Almeida:

Tens também o João Ferreira com um projeto idêntico.

Sim, eu vi e comentei lá. Foi boa ideia os paineis virados a nascente e poente. Aludi a este projecto, sem detalhes.

Luis Neves:

1 - Devias começar por fazer um perfil de consumo de base da casa durante o dia, cobrindo as horas de produção solar. Suponho que não queiras passar grande parte do ano a oferecer energia à EDP...e não são 2 ou 3 meses em que se liga o aquecimento ainda por cima na altura do ano de menor produção, que vão compensar isso.

Eu gasto pouca electricidade. Converti os sanguinários projectores de halogéneo (eram 450W na sala e 300W no corredor até à cozinha) para LED há uns bons anos. Tenho um servidor na Internet 24h/dia, mas está optimizadíssimo, é um Atom, consome 8-10W tipicamente (medidos na tomada), e apenas durante 8h/dia tem discos mecânicos ligados.
É basicamente o frigorífico e as máquinas. O meu grande consumo é o aquecimento que me acrecenta 50€/mês durante 3-4 meses. Sem aquecimento, tenho uma conta na casa dos 47€/mês.

Mas vou ter o carro. Portanto, por esse prisma, é caso para dizer, esquece os painéis solares e vai para os aerogeradores... Mas esses não fazem sombra, e por isso, neste caso, não se pagam a si próprios.

O preço da bateria atrasa o retorno do investimento? Mas sem a bateria estou a produzir para a EDP... Neste caso, parte do retorno do investimento vem da poupança nos toldos.

Também é verdade que o aumento de 2400€ para 2990€ põe os kits da Enforce fora de causa, mesmo a 24 meses sem juros.

Uma hipótese é comprar não um, mas dois EVs... Nuns dias levo um, e o outro fica a carregar...

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
banned

Miguel Ramos:
Uma hipótese é comprar não um, mas dois EVs... Nuns dias levo um, e o outro fica a carregar...

Há uns tempos, sugeri aqui a possibilidade das baterias dos EVs serem amovíveis...    a ideia era exatamente essa. Usar uma enquanto a outra carrega.

É claro que houve quem considera-se a ideia absurda...   mas a ideia não era minha. Já tinha sido pensada nos anos 70 pela Mercedes e outros fabricantes.

Mas em vez de comprar duas baterias para o mesmo carro, melhor mesmo é comprar dois carros...    Big Smile

Sobre os toldos...   tive uma situação semelhante.   Acabei por colocar os paineis discretamente no telhado.  Não interessa ter muito painéis quando não há consumo... 

Acabei por colocar telha sandwich para sombra na área maior e toldos baratos de enrolar de 2,5m comprados no Leroy Merlin. Menos de 100 euros cada.

Pode-se abrir conforme as necessidades e variar a inclinação.   Com ventos fortes é melhor fechar.

O mecanismo metálico tem um fraco tratamento contra a corrosão, mas na minha zona também é mais agressiva que o normal. A tela vai perdendo a cor mas pode ser substituídos.

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Os preços a que cheguei para os toldos também eram do Leroy Merlin. Curiosamente, no Algarve era um pouco menos.

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Essa questão da segunda bateria no fundo é um pouco o que a Tesla vende com a power wall.Não é uma bateria amovível, mas um módulo que acumula energia e permite fazer um super carregamento em poucas horas.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Para consumos energéticos tão baixos sugeria o seguinte.

Carregar o carro de noite... Adere ao tarifário EDP mobilidade eléctrica recebes 400eur de desconto na fatura e 10% na tarifa nocturna (com IVA fica qualquer coisa como 0,10€ o kwh)

Instalar 500w de painéis e avaliar a quantidade injectada na rede, para ponderar possível aumento da potência no futuro. Recordo que até 1,5kw de potência instalada não pagas qualquer registo bastando apenas a comunicação ao organismo regulador.

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Page 1 of 2 (13 items) 1 2 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com