Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do António Eléctrico, Ioniq (Miguel Ramos)

rated by 0 users
This post has 221 Replies | 11 Followers

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 26 Oct 2017 10:33

E o dinheiro caiu hoje finalmente na conta. Já posso pagar a conta da mercearia do último mês e meio!

Notifica-se que o pagamento referente ao direito à atribuição do incentivo n.º 841, foi efetuado em 2017-10-24, no valor de 2.250,00 €.

Fiz o pedido do incentivo no stand, no momento em que entreguei o sinal (sexta-feira 8/9 às 20h). Depois de se decidir pela atribuição do subsídio 2 horas antes do stand me entregar o carro (26/9), de remeter para pagamento 4 dias depois, que não chegaram para me entregarem os tapetes (29/9), conseguiram mesmo que o dinheiro esteja na minha conta antes de eu ter o DUA (hoje, 26/10).

Estado 3 — Stand 0

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 26 Oct 2017 18:57

E o post comemorativo do primeiro mês é apenas este.

O António percorreu nas minhas mãos 3183 km, estimo que tenha gasto cerca de 420 kWh de electricidade. A despesa com a luz chegou quase aos 30€ (27,33€)! Não a paguei toda, os tais 420 kWh teriam-me custado, perdas incluídas, 1,58€/100km. Na casa, pouco mudou, mudei para a tarifa bi-horária, que antes seria ela por ela e passei a poupar. Mantive os 5,75kVA de potência contratada.

Poupei:

• 160 litros de gasolina.
  • 332 kg de emissões de CO2 (contando com o CO2 associado à minha factura da luz).
  • 198€ na diferença de preço entre a gasolina e a electricidade (esta demorou mais tempo, já não sabia o preço da gasolina, tive de ir ver os consumos da minha mulher no spritmonitor).

Por coincidência, voltei à indicação de 218 km de autonomia que tinha inicialmente.

Top 50 Contributor
Plug-In
000_Flint
tcap-support

Muitos parabens! 

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 11 Nov 2017 22:13

Médias do Entroncamento

Esta estava em atraso, é de 28 de Outubro, mas não quero deixar de deixar o registo. Num sábado, já perto da hora do almoço, decidimos ir visitar a avó da minha mulher. Ir e voltar são 220km, mesmo bom para testar a autonomia em estrada.

Porém, o carro não estava carregado, estava a 73%. Decidi fazer mais 30km indo pela A1 e carregando no PCR de Santarém. Não seria necessário carregamento na volta.

Fomos muito, muito depressa, de tal forma que chegámos ao PCR a ganir com 13%. Primeiro imprevisto na minha experiência com EV: estava um Leaf a carregar e o PCR só carrega um carro em DC de cada vez. O almoço atrasou-se. De resto, interessante, o Leaf era de 24kWh e ia para o Porto parando em todos os PCRs. Concerteza que não ia para almoçar. À minha espera ficou um Outlander que ficou muito interessado no Ioniq pelos seus looks.

Na volta, fiz a N118 que uso com frequência, onde faço médias de 3,9-4,5 com o Prius+ e fiz 4,3 com o Citroën C1. É um percurso de velocidade média muito baixa, onde é inútil tentar andar depressa: com muita calma, a viagem demora 1h50, a andar à maluca, a viagem demora 1h45.

Com o Ioniq, a média foi de 11.1kWh/100km.

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 11 Nov 2017 22:15

A Tartaruga

Vi a tartaruga pela primeira vez no passado dia 2 de Novembro. Tive que ir à noite com o meu filho do meio a um atendimento permanente. O carro ainda não tinha começado a carregar, indicava 70km de autonomia, mesmo à justa para atravessar a Vasco da Gama. Antecipei que ou carregava num PCL em frente ao hospital ou teria de fazer a ponte a 80.

Claro, o PCL perto do hospital não funciona, voltei devagarinho.

Antes de ir à farmácia, deixei o meu filho em casa para não apanhar mais frio. Tinha 11km de autonomia e teria de fazer uns 3,5km para cada lado. Podia levar o Prius+ mas não tinha sido usado nesse dia, o motor estaria muito frio e a média seria péssima. Então pus o carro a carregar com o sabonete, a 2,3kW.

As contas são simples. Com o sabonete, uma hora são 8%, ou 2% cada 15', ou seja 16 a 20km/h. Num PCN são 48-56km/h, num PCR são 300-400km/h. Decidi carregar 2% ou 4,6km em 15'.

Claro que tinha bateria à farta para fazer os 7-8km com aquecimento. O que eu não contei foi que os últimos 5% são feitos em modo tartaruga.

Ela apareceu ao entrar na minha rua, abruptamente. É um tanto violento, a velocidade cai muito depressa para os 50km/h.

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 11 Nov 2017 22:16

Num EV, a autonomia é previsível. Eu pude atraver-me a sair com 15km de autonomia para fazer um caminho de 7-8km. Dava, não haveria dúvida.

Num MCI, não é assim. O carro pode não pegar. É verdade que a reserva pode dar para 100, 150km. Mas também pode acontecer que por pararmos o motor ainda a meio da reserva, o carro a seguir já não pega. Por essa razão, os carros com MCI precisam de ter reservas muito maiores (7l nos híbridos Toyota).

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Muito interessantes estes testemunhos, Miguel!!

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Miguel Ramos:

(...)

Num MCI, não é assim. O carro pode não pegar. É verdade que a reserva pode dar para 100, 150km. Mas também pode acontecer que por pararmos o motor ainda a meio da reserva, o carro a seguir já não pega. Por essa razão, os carros com MCI precisam de ter reservas muito maiores (7l nos híbridos Toyota).

O líquido, nomeadamente nas curvas, pode faltar ao ponto de pesca no interior do depósito, já me aconteceu em tempos muito idos.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

É uma delícia ler o teu DB Miguel, e muitos parabéns por essa média de 11 kWh/100km, parece um Prius PHV a esteróides para 100 km! Big Smile

No outro dia perguntaram-me que EV recomendava, e acredita que foi baseado no teu DB que respondi sem hesitar "Hyundai Ioniq"!

Page 11 of 23 (222 items) « First ... < Previous 9 10 11 12 13 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com