Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do António Eléctrico, Ioniq (Miguel Ramos)

rated by 0 users
This post has 163 Replies | 11 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 2 Dec 2017 14:57

220km de estrada usando 94%

Semana passada: a viagem pela margem sul do Tejo até ao Entroncamento pela N118 / ponte da Chamusca é lenta. Há alguns trajectos onde se circula nos 90-100 mas muitas cidades. O tempo de viagem varia muito pouco: 1h42' à noite sem trânsito a andar bem, até 1h52 na época do tomate. As médias com o Prius+ variam com a meteorologia, tipicamente 4,5 na ida, 4,0 na volta.

Tudo levaria a crer que o Ioniq, que me dá uma autonomia de 232km em Lisboa com Vasco da Gama, me faria facilmente os 220km desta viagem, ida e volta sem carregar.

E fez, mas foi mais à pele do que eu imaginava.

Carreguei o carro a 100% para o fim de semana e gastei 3% nas compras. Sai com 97% e no regresso, infelizmente, apareceu a tartaruga antes de chegar a casa, cheguei com 3% de SoC.

Como o percurso é plano, nunca tive dúvidas de que chegasse a casa. A dúvida que se foi instalando no regresso foi se chegaria a ver a tartaruga (que é chato, o carro anda muito devagar), e foi o que aconteceu, provavelmente por causa do aquecimento.

A média conseguida nesta viagem resulta em 234km de autonomia numa situação em que o Prius+ faz 4,0-4,5. Há estradas mais favoráveis.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 2 Dec 2017 15:20

220km para o Algarve usando 88%

Esta foi uma viagem de treino. Tenho o projecto de um dia fazer a viagem para o Algarve em 265km sem carregar. Mas não no Inverno.

A ideia aqui foi saber quantos % de SoC é que gastava na parte final desse percurso: a EN2 do quilómetro 615 ao 738.

A EN2 é uma escolha lógica por várias razões: é o caminho mais curto para Faro; não tem trânsito, o que permite circular à velocidade que se escolher; é o caminho mais rápido nos dias 1 e 15 de Agosto, 25 de Dezembro...; a velocidade é lenta, por causa das curvas, as subidas e descidas são suaves, porque a estrada foi feita para veículos de tracção animal.

Mas é preciso saber como se comporta o carro, porque embora a A2 não atinja os 350m de altitude, e o IC2 nem os 300m, a N2 passa uma vintena de metros ao lado do marco geodésico que assinala o ponto mais alto da Serra do Caldeirão (589m em Pelados). Não é uma serra alta, porque é muito antiga, mas é muito extensa, e são uns 80km passados acima dos 300m de altitude, com muitas subidas e descidas.

Para saber isto, pareceu-me possível carregar apenas na Área de Serviço de Alcácer do Sal e fazer os restantes 220km com os 94% que o Ioniq permite carregar em PCR. Para não chegar à tartaruga, bastaria conseguir um consumo médio de (94%-5%)×28kWh÷2,2/100km=11,33kWh/100km. O pior que poderia obter seria 94%×28kWh÷2,2/100km=11,96kWh/100km. Com o Yaris HSD, eu sabia que já tinha feito média de 2,4 do Caldeirão até Faro, que é encorajador.

Esta tabela lista os pontos de passagem importantes, com SoC. altitude e temperatura exterior.

distância SoC autonomia altitude T.°C
AS Alcácer do Sal 220km 94% ? ? 15°
Aljustrel 123km 60% 137km 190m 14°
Castro Verde 100km 50% 104km 245m 10°
Almodôvar 80km 38% ? 290m 10°
Ameixial 56km 24% 43km 420m
Caldeirão 47km 15% 26km 575m
Barranco do Velho 35km 11% 19km 460m ?
São Brás de Alportel 19km 10% 18km 260m ?
Faro 0km 6% 11km ? ?

Isto dá um pouco uma ideia do stress da viagem. Eu sabia que tinha que conseguir uma média na casa dos 11kWh/100km, porém, a partir de Almodôvar tornou-se impossível baixar dos 13kWh/100km. No alto do Caldeirão eu tinha uma autonomia indicada de 26km e faltavam-me fazer 47km. A única coisa que me fez continuar foi que São Brás é uma cidade, e já bem perto de Faro, concerteza haveria quem me pudesse ajudar, talvez os bombeiros.

Quando cheguei a São Brás, a autonomia andava a variar entre os 19, 18, 17. Ora se reduzia, ora aumentava. Com a hesitação acabei por dar umas voltas esquisitas dentro da cidade que me roubaram outro km.

A decisão por seguir até Faro, ainda que parecesse impossível, estando já tão baixo, baseou-se no facto de eu já ter feito Faro/São Brás de bicicleta. A ida é um esforço muito grande, mas na volta, atingem-se velocidades perigosas na bicicleta... É quase só descer até ao Coiro da Burra. Do Coiro da Burra até Faro são 8km absolutamente planos.

E foi isso que aconteceu, sai de São Brás com 18km de autonomia mas não gastei absolutamente nada até ao Coiro da Burra (acesso da A22). Os 18km de autonomia que me restavam sobravam para fazer os 8km até casa. Assim foi, cheguei a casa com 6% de autonomia ainda (11km), e não cheguei a ver a tartaruga.

A média conseguida nesta viagem resulta em 250km de autonomia (220km÷88%). Com aquecimento (resistência) ligado. Há estradas mais favoráveis.

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 10 Dec 2017 15:38

788km e 7 Carregamentos Rápidos

Sinto-me obrigado a explicar o porquê. Dois filhos meus foram operados às amígdalas/adenóides/tímpanos em Lagos com um otorrino muito conhecido por um tratamento que evita a operação (mas não no caso deles). Com este tempo, estamos todos constipados e um deles estava com uma otite que estava a custar a desaparecer. Na terça-feira passada telefonámos e o médico disse para o levarmos no dia seguinte.

Estava no trabalho, durante a manhã, tinha carregado de noite apenas a 80% e fiquei a saber que me teria de deslocar essa noite para Faro para no dia seguinte me deslocar a Lagos e voltar para cima, para o resto da família.

Seriam 263km a fazer essa noite, depois dos 75km do dia de trabalho, e 450km no dia seguinte.

A escolha recaiu necessariamente no Ioniq. Foi com imprevistos deste tipo que tivemos no passado contas mensais de gasolina na casa dos 380€, fora as portagens.

Se eu conseguisse atingir o PCR de Alcácer do Sal estava garantido. Estava com 41% de SoC de modo que deixei o carro a carregar no posto de 7,4kW aqui perto e carregou até aos 65% enquanto fiz as malas.

Foi um grande excesso de CRs. O PCR de Lagos ainda não existe, e Faro/Lagos/Faro pela A22 são 180km nada favoráveis, então substituí por paragens no PCR de Loulé nos dois sentidos. Depois, como ia chegar perto da meia noite, não quis dar-me ao trabalho de meter o carro na garagem dos meus pais, então tive de carregar também no PCR de Loulé antes de chegar a Faro, o suficiente para saber que conseguia voltar ali no dia seguinte.

Se não fossem essas duas coisas, teriam bastado 4 CRs. Com tempo mais quente e mais experiência, tentaria os 180km de Alcácer a Loulé sem carregar.

O percurso foi este. Atenção para as temperaturas muito baixas na viagem de ida, realizada entre as 20h30 e as 24h (~3h30').

kmcons.%kWh/100kmtemperatura
Casa / ASL 59 65% a 27% (38%) ~18,0 2-4°
ASL / AJT 79 80% a 29% (51%) ~18,0 2-4°
AJT / LLE 102 80% a 7% (73%) ~20,0
LLE / Faro 23
Faro / LLE 28
LLE / Lagos / LLE 132
LLE / Faro / LLE 49
LLE / AJT 102 86% a 19% (67%) @130km/h 19,0
AJT / Casa 139 88% a 5% (83%) ~16,7

Não tirei muitos números. Os consumos parciais são calculados com base na percentagem de SoC antes e depois, à excepção do troço Loulé/Aljustrel, que foi medido pelo CB. Nesse troço, já que fui obrigado a parar em Loulé e eram só 102km até Aljustrel, aproveitei para seguir a 130km/h (~125,8km/h reais), o que deu 19,0kWh/100km com climatização.

Há troços que assustam sempre. A saída de Aljustrel para sul é uma subida lenta, de forma que os consumos andam nos 22-23 e não percebemos porquê. Com a chegada à serra, os valores melhoram drasticamente. O mesmo para voltar. Obtive 19,0 mas não muito antes de parar ainda estava com média de 20,0.

Os totais ficam sempre registados no CB.

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support

Caro Miguel.

Muito Obrigado pelo excelente trabalho de informação que estás a proporcionar aos futuros compradores de um EV.

Um Abraço.

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Nova viagem para o Algarve, misto IC1/A2

• Primeiro troço, até Canal Caveira, por estrada. Boa média, 13,6 kWh/100km com velocidades ligeiramente acima dos 100km/h reais onde possível, e secções a 70 reais. Os 101km até Canal Caveira usaram-me 46% da autonomia (99% a 53%). À noite, no Inverno, e vento Bruno de oeste. Leva-me a dizer que falar-se em 200km de autonomia para o Ioniq é um tanto ridículo, faz melhor que isso a 100km/h reais.
  • Entrada na AE para usar o PCR de Aljustrel. A paragem para carregamento de 27' teve dupla utilidade, serviu para comer as sandes, empadas e queijadas compradas no Canal Caveira (na AS de Aljustrel come-se mal), e para carregar até 90%.
  • Troço final, Aljustrel / Faro, média bastante má. Fui a uma velocidade muito moderada para AE, 110km/h de ponteiro (uns 106km/h reais) e, no entanto, a minha média não desceu muito com a descida da serra, ficando na casa dos 17,8kWh/100km ao sair da A2. Uns dias melhor, outros pior.

Resultado: 3h00 exactas a conduzir (teriam sido 2h33 por AE pura a 120km/h), duração da viagem 3h40, os 40' foram para as duas paragens: compra de sandes e carregamento em PCR. (As 3h09 que se vê na foto mostram a dificuldade que tenho em meter na garagem antiga dos meus pais para carregar).

Com isto, eu e o António já fizemos 9800km.

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 19 Jan 2018 11:44

Caetano Retail nunca mais

Estou furioso com a Caetano Energy. Ainda não tenho o DUA e já se passaram quase 4 meses. Vocês podem-me perguntar "porquê, não serve para nada..." acontece que para mim isto enerva-me. O assunto ainda não está tratado. Não tenho tudo certo. Ando com não sei quantos papéis atrás para o caso da polícia me parar.

No dia 22 de Dezembro fui renovar a Declaração de Características, que eu pensava que tinha uma validade de 90 dias. Na Declaração há uma frase que fala em "90 dias" mas não é a validade. A validade está estabelecida na lei, é de 30 dias. Então andei 60 dias em infracção. Mais, o próprio vendedor tinha-me dito isso, não tinha porque me preocupar. Então tenho de andar a deslocar-me ao centro de Lisboa, à Defensores de Chaves para isto mais quanto tempo?

Outra coisa que me disseram: para a polícia pode não bastar a Declaração de Características, é melhor andar também com a DAV no carro, até para eles saberem que todos os impostos foram pagos... Mais papeis.

Veio uma funcionária e obtive esclarecimentos um pouco mais honestos desta vez. Das outras atribuíram a demora ao IMT. Agora ela explicou que ficam à espera de informação da financeira. Depois de tudo o que assinei, ainda ficam à espera de saber se a ordem SEPA não foi recusada.

Então a realidade é esta, ou o que eu entendo dela agora: o registo automóvel tem de ser feito até 60 dias após a data da matrícula, e eles ficam à espera mesmo até ao finzinho dos 60 dias para ter todas as confirmações que lhes apetece, estando-se perfeitamente marimbando para o cliente que não tem garantias nenhumas. Todas as garantias são para eles. Resultado, o DUA chega 60 dias mais duas semanas a casa do cliente (duas semanas é o que demora o DUA no máximo).

Tudo isto é muito mais complicado no Grupo Salvador Caetano. Para terem ideia, nós nem temos qualquer contacto senão do stand onde compramos, no meu caso em Lisboa. Porém, em Lisboa eles não sabem nunca de nada: não têm acesso à conta bancária para saber se uma transferência foi feita (pelos vistos, nem podem telefonar para Gaia para saber), não têm acesso aos papéis de secretaria... É uma inutilidade tentar resolver alguma coisa em Lisboa.

O problema é que nem com este entendimento a minha situação tem explicação, porque já passaram 60 dias + quase outros 60. Naturalmente que estou preocupado e começo a achar que foi feito algum registo intermédio no nome de alguma outra entidade. A meu ver, se esse registo foi feito, o meu património foi lesado.

Nem vou falar dos tapetes de borracha, tenho mails desde 11 de Setembro a dizer que "até ao final da semana digo-lhe o prazo de entrega dos tapetes" (tenho 3 emails a dizer isto). Qualquer dia acaba o Inverno.

Nem das promessas de esclarecimento que ficaram por cumprir.

Digam-me, caros conforenses, se não tenho razão para estar preocupado. Hoje enviei esta carta por correio registado e por email.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 19 Jan 2018 11:54

Miguel, um Diário de Bordo com este momento de suspense é triste, porque assinala uma venda imperfeita... Mais importante, essa carta coloca a responsabilidade claramente do lado deles e te mune de razão contra uma multa por falta de documentos.

Espero que tudo se resolva rápido e bem.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 19 Jan 2018 15:03

Multa por falta de documentos? Infelizmente, a situação parece-me bem pior.

Eu receio que eles tenham feito alguma asneira administrativa, tipo problema na comunicação com a financiadora, sei lá!

Com isso, ao chegar ao dia 60, não fizeram o registo. Aí vejo duas hipóteses:

• Registaram o carro em nome do stand, ficando a matrícula válida. Porém, isto seria lesivo para o meu património, por duas razões: posso ter de devolver o incentivo, e quando um dia vender o carro, ele não é de único proprietário, tem um registo semelhante a um carro comprado como carro de serviço. Não é o mesmo valor.
  • Não registaram o carro nos 60 dias. Nesse caso,o meu receio é que a matrícula não esteja válida. Aí não sou multado por falta de documentos, mas sim por usar uma matrícula falsa.

Top 75 Contributor
Full Hybrid
021_Auris_HSD_1G
A01_Ioniq_BEV
António Silva replied on 19 Jan 2018 19:39

Miguel, 

Que grande trapalhada que vai na Caetano Energy. Nada justifica este tipo de situações. Sei que houve algumas danças de cadeiras de directores para ver se a coisa mudava. Aguardamos melhores dias.

Vou tentar saber mais informação.

AS

Here's to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes. The ones who see things differently.

Steve Jobs

Hyundai IONIQ EV  Spritmonitor.de ]

TOYOTA Auris HDS Spritmonitor.de ]

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
022_Auris_HSD_2G
Nuno Conceição replied on 20 Jan 2018 9:50

No IMT/Conservatória não dá para saber nada?

No portal das financas não aparece o carro?

Eu, como está no meu diário de bordo, comprei um carro em Espanha e tratei da legalização pessoalmente. Registos, IMT, Alfândega... todos os organismos públicos funcionaram muito rapida e eficazmente.

Que tudo se resolva bem, é o que desejo.

Toyota Auris 1.8HSD  

Page 14 of 17 (164 items) « First ... < Previous 12 13 14 15 16 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com