Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do António Eléctrico, Ioniq (Miguel Ramos)

rated by 0 users
This post has 221 Replies | 11 Followers

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 20 Jan 2018 10:57

Nuno Conceição:

No IMT/Conservatória não dá para saber nada?

Dá, claro. Mas os preços são diferentes para o dono do carro e para outros. Quando tiver o DUA eu vou confirmar tudo.

Para já, penso que eles têm obrigação de me informar de tudo o que fizeram. Não tenho motivo nenhum para achar que vão esconder alguma coisa. O problema deve mesmo ser a desorganização. "Vou informar-me do que se passa e depois digo-lhe" e fica por aí...

Se isto fosse um stand escondido, um gajo que não aparecia, etc, qualquer pessoa já tinha ido à polícia.

O problema aqui é se algum erro, alguma coisa mal tratada, me vai deixar prejudicado.

Nuno Conceição:

No portal das financas não aparece o carro?

Não. Devia, não devia? Matrícula de 25 de Setembro, registo no máximo de 25 de Novembro.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
022_Auris_HSD_2G
Nuno Conceição replied on 20 Jan 2018 12:04

No meu caso, comprei no final de abril/inicio de maio e paguei o IUC em Julho. O pagamento do IUC, no meu caso, foi o passo derradeiro mas tudo estava já há muito tratado. Mas foi só nessa altura que "apareceu" no portal e pude pagar.

Que grande embrulhada, alguém tem de saber o que se passa. Escreveste à administração?

Toyota Auris 1.8HSD  

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 20 Jan 2018 12:17

Eu escrevi isto e foi com aviso de recepção para a sede social. Espero que chegue a alguém responsável.

Mas claro, também enviei de manhã, por email para o director de vendas de Lisboa, o Frederico Bruschy, e para o vendedor. Afinal, são concerteza quem pode desencadear uma resposta mais rapidamente.

Seria de esperar que com aquele mail, de manhã, se desencadeasse rapidamente um contacto telefónico, não?

Pois nada! Nem telefonema, nem email.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Miguel, se tens um banco ou afim a financiar a aquisição do carro, o mais provável é que seja essa a entidade que está a atrasar o processo.

O credor, que quase de certeza tem uma hipoteca sobre o carro para garantir o crédito, tem interesse no registo e controla o processo respetivo - nem sempre (para não dizer muitas vezes) de modo célere - de modo que, do lado da regularidade do teu registo e direito de propriedade, creio que não precisas de te preocupar.

Se é este o caso, aperta antes com o banco.

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 20 Jan 2018 16:49

É um crédito sim, com reserva de propriedade. Mas, lá está, a primeira prestação foi debitada a 6 de Novembro.

É muito difícil apertar, uma vez que a parte do crédito ao consumo nestes bancos está separada do banco "normal". Este é o BBVA e nem sei bem como é, mas no Santander Consumer, eles nem têm balcões, só a sede. Vai-se a um balcão do Santander e eles dizem que não sabem de nada, tem de telefonar.

Tudo é tratado através do stand. Se eu quiser fazer uma amortização antecipada, ou telefono, ou indico ao stand. É um pouco como se o stand fosse o balcão também...

Eu já percebi que o registo só é feito depois de uma "luz verde" do banco. Porém... isso já deveria ter ocorrido há muito. E imaginaria que o registo é feito pelo stand, claro com reserva de propriedade.

De qualquer modo, parece-me que o stand tem obrigação de me informar disso tudo, uma vez que eu é que comprei o carro e todas as interacções (mesmo com o banco) são através deles. E não coisas como este mail de 31 de Outubro sem seguimento:

Caro Miguel Ramos,

Boa tarde.

Quanto ao DUA, submeti para a nossa secretaria comercial a indagar sobre o tema.
Ainda esta semana terei a data para entrega dos tapetes do IONIQ (borracha).

Muito obrigado.

PXXXXXXXXXXXXXXXX
Consultor de Vendas

CAETANO ENERGY | Concessionário HYUNDAI
Grupo SALVADOR CAETANO
Avenida Defensores de Chaves 35 C/D 
1000-111 LISBOA
E-mail  : xxxxxxxxx@caetanoretail.pt
Telef. :  +351 211 327 728
Telem. :  +351 xxx xxx xxx

www.caetanoenergy.pt

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 20 Jan 2018 17:29

Num registo menos chato. Deixei ontem aquela carta no correio e fui buscar também o novo "coiso OBD2". O que comprei em 2014 para o Yaris deixou misteriosamente de funcionar.

No fórum Nissan Leaf parece que havia muita gente a usar um que é o kw903. Tinha bom aspecto, o fabricante tem página na net e tudo, e acabei por escolher o kw904 mais moderno e mais pequeno que era ao mesmo preço. Ainda hesitei entre este e outro modelo que funcionava por Bluetooth ou WiFi (no mesmo "coiso") mas optei pelo mais moderno, talvez tivesse mais bugs corrigidos, melhor compatibilidade com o ELM327.

Ei-lo aqui ao lado do azul que eu tinha antes (o azul conhecido como o "2.1" porque o comando de versão respondia com versão 2.1).

Eu não gosto de dizer mal do que vem da China. Quando alguém diz mal, eu tendo a perguntar se sabe onde é que foi fabricado o seu PC ou o seu Mac.

Porém, há que dizer que estes coisos não são de grande qualidade. Mete-se um SoC (System-on-a-Chip) que suporta os vários protocolos físicos e um firmware que deixa muitas dúvidas quanto à existência sequer de uma equipa de engenharia, eventualmente sacado da net e copiado indefinidamente...

É isso que dizem os fabricantes do verdadeiro ELM327 e, se calhar, é verdade. Tenho que dizer que com o outro, eu próprio fiz o software para fazer a aquisição de dados no meu portátil, e é bem verdade que o chip do azul se engasgava sem explicação, não apenas do lado do interface com o carro, mas mesmo na própria comunicação com o PC. Era realmente necessário dar tempo entre pedidos de PIDs... Com todos os cuidados, houve muitas aquisições em que eu fazia uma viagem inteira com o portátil ligado e depois descobria que apenas tinha conseguido gravar uns 5-10' de dados, tendo o "coiso" empancado sem razão aparente (se funcionava durante 5' porque haveria de bloquear a dada altura?).

Quanto a este, primeiro tive algum entusiasmo, se há vários utilizadores do fórum que o usam, pode ser que seja um pouco melhor, e a página do fabricante é toda fixe. Mas logo a seguir também reparei que nesta página, afinal dá a sensação que esta fábrica na China é na realidade uma fábrica de moldes. Fazem esta pecinha de plástico como farão milhares de outras pecinhas de plástico. Neste é preciso meter um chipezinho lá dentro.... Talvez esteja a exagerar.

Claro que podia ter comprado uma versão mais barata do ScanTool, com o autêntico ELM327 lá dentro, por metade do preço, fabricada na Roménia. No entanto, gastar 50€ para usar isto meia dúzia de vezes... Isto não é um hobby a sério para mim.

Dito isto, o Konnwei kw904 é a mesma coisa. Este responde com versão 1.5 ao comando para perguntar a versão. É uma das respostas clássicas de que fala o site do verdadeiro ELM327. A versão 1.5 não existe. A sugestão de ser mais moderno que o 1.4 é enganosa porque não suporta sequer o leque de comandos completo do 1.0. O Torque Pro recomenda não usar a opção de alta velocidade. No CDzinho que vem está um APK antigo do Torque Pro (piratado?).

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 30 Jan 2018 23:48

Caetano Retail de Mal a Pior

Caducou mais uma vez a "Declaração de Características" e continuo sem o DUA. Vou para a terceira, porque fui mal informado pelo vendedor (há uma frase na declaração que induz a pensar que ela é válida por 90 dias, quando apenas é por 30), na realidade devia estar na quinta. Indifferent

Telefonei. A pessoa que faz o trabalho de secretariado ali na Defensores de Chaves pediu desculpas por toda a demora. Explicou que há um funcionário de baixa e está tudo atrasado. E justificou ainda com demoras do banco em enviar toda a documentação, embora não me tenha dito a data em que recebeu a documentação do banco.

Esta mesma pessoa, disse-me presencialmente a 23 de Dezembro que, mesmo com todas as demoras do banco, já tinham toda a informação havia algum tempo (julgo recordar um mês) e que já "tinha sido enviado para averbamento" (seja lá o que quer dizer "enviar para averbamento").

Agora, ia enviar-me por email o comprovativo de que tinha sido feito o averbamento em meu nome. Voltei a insistir que eu precisava da Declaração de características. Ela disse que me enviava também, mas que com o comprovativo já não era necessária.

Telefonei às 16:09. Às 16:55 recebi, não a Declaração de Características que telefonei a pedir, mas simplesmente o tal comprovativo. Esta é a imagem.

Este "comprovativo" que eu poderia mostrar à polícia tem escrito somente "ESTE DOCUMENTO NÃO SERVE COMO COMPROVATIVO. IMPRIMA O DOCUMENTO APÓS CONFIRMAÇÃO DE PAGAMENTO". Acham que a polícia aceita?

Respondi às 17:04 a dizer que precisava da "Declaração de Características" porque não podia mostrar à polícia uma coisa que diz "NÂO SERVE COMO COMPROVATIVO". Não tive resposta.

Decidi sair cedo para poder passar no stand. Telefonei às 18:07 a dizer que ia passar lá para me darem a declaração. Resposta: não era preciso passar, ia-me enviar a declaração por email, só não podia ser logo porque estava a tratar de umas facturas urgentes.

Eu insisti que urgente era a minha situação que estava sem documentos. Esperei, esperei, e acabei por vir para casa sem documentos para apresentar à polícia. O mail foi enviado às 18:27, 20 minutos depois. Quando estive no stand no dia 23 não demorou 5 minutos a fazerem uma declaração destas.

E desisti de esperar pelo scan da declaração porquê? No dia 23, um funcionário mais cuidadoso, fez-me várias advertências: tinha que ter o original com carimbo e assinatura para mostrar à polícia, cópia não serve; convinha acompanhar com o DAV para demonstrar que todos os impostos tinham sido pagos; e que a validade era de 30 dias, não 90, como já disse.

O "comprovativo" do IRN dá mais alguns dados. Mostra que o banco concluiu o contrato no dia 4 de Outubro, mostra que tiveram de pagar todos os emolumentos agravados e mostra também que só foi pedido o registo em meu nome no dia 25 de Janeiro, depois de terem recebido a minha carta registada. Pelos dados que entretanto me enviaram, só ontem foi pago.

Pelo que dizem, devo receber o DUA esta semana ou na próxima.

Isto apesar de no dia 23 de Dezembro me terem dito que o banco já tinha enviado a documentação havia algum tempo, que já devia ter sido feito o averbamento, devia ter havido algum atraso, que iam averiguar e entrar em contacto comigo.

Total incapacidade.

Caros conforenses: é fácil encontrar na Internet queixas de clientes da Caetano Retail que tiveram de esperar 4 meses e mais pelo DUA como eu. Há muitos concessionários onde comprar os nossos Hyundais, Toyotas, etc. Os deste grupo nem sequer são os mais prontos a aplicar os descontos definidos pela marca.

Quando vier o DUA, claro, ainda vou confirmar todo o registo. É óbvio que tenho medo que tenha ficado alguma coisa mal feita no processo. Não o quero descobrir na pior altura.

EDIT: PS: Fizeram o registo após receberem a minha carta (também enviada por email). Pensam que recebi algum telefonema? Não. Esta funcionária disse-me que o vendedor tinha ficado de entrar em contacto comigo.

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Caetano Energy da Defensores de Chaves. Mas pronto, agora deve demorar uns 4 dias úteis. Com um bocadinho de sorte não terão ficado irregularidades nos registos.

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Estou pela primeira vez a carregar no centro de Lisboa e logo num dia de semana. Que sorte! Vou chegar ao carro e vai estar aquecido a 22 graus!

Sinto-me como um ladrão! É como se tivesse dado o grande golpe.

O motivo é que depois de sair do trabalho ainda vou para Faro, para amanhã ir a Lagos. Para isso, saí com o carro a 100% de manhã. Mas como um dia de trabalho me consome 30-35%... Ou a viagem me iria demorar mais tempo (duas paragens em PCR) ou teria de esperar antes de sair de casa hoje ao fim do dia. Este carregamento veio a calhar.

Page 15 of 23 (222 items) « First ... < Previous 13 14 15 16 17 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com