Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do António Eléctrico, Ioniq (Miguel Ramos)

rated by 0 users
This post has 221 Replies | 11 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support

Também gosto muito dos teus posts Miguel.

Obrigado pela tua excelente contribuição.

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Chegaram os tapetes!

Para ser justo, os tapetes chegaram no passado dia 15, um dia mais cedo que o previsto. Para ser justo também, tive também a confirmação na oficina de que os tapetes foram encomendados pouco antes disso, provavelmente quando enviei o mail a dizer que já tinha recebido o DUA.

Para quem não sabe da história, no dia em que fui buscar o carro (26 de Setembro), a minha expectativa era a de que estes tapetes estariam já no carro. Eu manifestei a intenção de os adquirir no dia da proposta de compra e venda (8 de Setembro). Com a distracção, com a negociação do preço do carro, acabei por me esquecer de fazer a encomenda. Porém, fi-la na segunda-feira seguinte, dia 11. Por mim, valia a pena, eram 53€ e o vendedor disse que ainda me fazia um pequeno desconto comercial, por os ter pedido com a compra do carro.

No Yaris HSD eram 90€... Não os comprei, mas comprei as cortinas por esse preço exorbitante por causa dos bebés. A Toyota é um pouco mais cara...

Eu pensava que nestas coisas os stands faziam tudo por agradar. "Se o cliente quer tapetes de borracha, entregamos-lhe já o carro com eles." Não. O vendedor confessou-me que se esqueceu de os encomendar. Tudo bem, eu também me esqueço de coisas! Então pedi 2ª vez que mos encomendassem.

Passado um mês, primeiro email para protestar a falta do DUA e a falta dos tapetes. "Vou já ver..." 3ª vez que peço que os encomendem. Em Dezembro, volto lá para pedir outra Declaração de Características... 4ª vez que peço que os encomendem... A 5ª foi em Janeiro, com a carta registada a exigir o registo do carro... E a 6ª foi quando enviei o email a dizer que já tinha o DUA, estava tudo bem.

Fui buscar os tapetes e... surpresa! O preço agora aumentou: já não são 53€ são 56€... Como podem calcular, refilei e depois de alguns telefonemas venderam-mos por 53€.

Este episódio põe uma pedra na minha relação com a Caetano Energy de Lisboa. Nunca mais lá ponho os pés. Qualquer coisa vou a Setúbal ou onde calhar, ali não. Mandaram-me um email a avisar de um IONIQ DAY amanhã às 10h na Defensores de Chaves... Faltam de contacto com o carro, etc... Mandam-me isto a mim, que estou em contacto com o carro todos os dias! Fosse como fosse, eu não quero voltar a ver aquelas caras à minha frente! Fomos sempre todos simpáticos uns com os outros, mas isto correu como eu não podia imaginar. Acho que nem a comprar um Fiat Uno ou seja lá qual for o carro mais vendido de todos isto acontecia.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Serem os tapetes certos já é uma vitória Surprise

Dá para refletir, um setor tão afetado pela crise como o automóvel e no entanto tão distante do seu cliente..

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Dizem IONIQ, não tem que enganar! Mas curiosamente, parece-me que os de trás não encaixam tão bem. Pergunto-me se o EV terá ali menos 1cm, ou uma cobertura menos plana.

Não afecta muito.

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 9 Mar 2018 13:52

Exactidão do Contador de Energia

Nova entrada para assinalar o consumo medido pelos postos de carregamento públicos na última viagem do Algarve para a Margem Oriental. Esta viagem foi a primeira com um registo numérico dos dados do BMS. Já tinha apresentado o gráfico deste registo noutro post:

O carro indicou-me média de 16,4kWh/100km na secção da serra até Aljustrel e 16,0kWh/100km na outra. Parecia que ia ter média de 15,5kWh/100km na segunda secção, mas caiu uma carga de água que me estragou a média e a velocidade média também.

Os ecrãs em Aljustrel:

Os ecrãs no destino. Dei umas voltas depois de descarregar o carro, para descarregar a bateria até à tartaruga, para recolher dados.

No cômputo geral:

Tendo saído de Faro com 100% de SoC, e tendo carregado novamente a 100% num PCN da Mobi.E, é interessante calcular o consumo medido pelo carregador público. Foram dois carregamentos:

• No PCR, 18,37 kWh a ~41kW (Efacec QC45).
  • No PCN, 28,596 kWh a 6,5kW (Magnum Cap, novinho e bonito).

Total de 46,966 kWh para um total de 268,4 km dá uma média de 17,50 kWh/100km. Das várias vezes que tenho podido fazer a conta sem usar o OBD, obtenho para a relação entre a energia descarregada e a carregada o valor de 92-93%. Ora, 16,2 por 17,5 é precisamente 92,6%.

Uma vez mais confirmo que o contador de energia do carro é totalmente fiável, com uma grande exactidão.

Era de esperar. Isto não é um CI para apresentar 5,2 de consumo e depois afinal eram 5,6. Aí é muito mais complicado. Mede-se o fluxo de ar (MAF), mede-se o lambda nos sensores de O2, se a gasolina for a que estamos à espera e a quantidade de O2 no ar também, obtemos a massa de gasolina consumida, que também tem uma relação variável com os litros. Depois há a questão dos modos de funcionamento, nem sempre se injecta combustível... Tudo isto ainda se vai somar aos erros de medir digitalmente tensões e correntes... É muito mais complicado e o erro do contador é compreensível. Num EV isso não se espera.

Para dizer que quem quiser ter a certeza que chega ao destino deve sempre fazer a conta com a média e a distância percorrida, que não se vai enganar.

De resto, o Ioniq fez 17,50 kWh/100km em AE a 120km/h, medidos por postos públicos de boa qualidade. Ainda se espera que este valor melhore com o bom tempo.

Estou bastante satisfeito com a minha escolha. Parece-me que o Ioniq ainda vai manter a sua posição de rei da eficiência por algum tempo, talvez um ano e meio, talvez mais, os que vierem ainda vão ter de provar. Em AE, ainda estamos para ver se aparece algum carro não-Tesla que o ultrapasse em autonomia, talvez o novo Leaf em breve, talvez o Kauai lá para o virar do ano.

Era mesmo isto que eu queria.

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 19 Mar 2018 23:56

Umas semanitas após a revisão, resolvi enviar novo email para ver se estão a tratar de obter a resolução para o problema da amnésia. Na minha opinião, acho que devíamos insistir todos um pouco com a Hyundai, porque noutros países houve clientes a ter o problema resolvido. Depois, fico com a impressão que isto tem a ver com descarga da bateria de 12V porque após a revisão perdeu a amnésia durante uns dias (esteve lá de um dia para o outro, devem ter carregado a bateria de 12V). Nesse caso, não será um problema assim tão benigno.

Boa tarde,

Vinha saber se o meu email do passado dia 1 de Março já tem alguma resposta da Hyundai. Nomeadamente, se já têm alguma solução para o defeito de funcionamento que comuniquei.

Não sei se quando há um problema com um Hyundai atribuem um número de seguimento. Era interessante eu ter esse número para não ter de descrever o problema de cada vez que me refiro a ele.

Repito então os passos para reproduzir o problema. Primeiro, refazem-se as configurações no painel EV, por exemplo:

• Nas definições do modo de condução:
    • No modo Eco, configurar a Climatização em Eco e a travagem regenerativa no nível 1 (predefinido é 2).
    • No modo Normal, configurar a Climatização em Eco e a travagem regenerativa no nível 3 (predefinido é 1).
  • Nas definições de hora de carregamento/climatização:
    • Configurar para "Carregar segundo o plano"
  • Nas definições da tarifa baixa:
    • Configurar a hora inicial para as 22h e a final para as 8h, aos dias úteis e fins de semana.

Depois disto, desligar o carro. Ao voltar a ligar, quer tenham passado ou não muitas horas, quer tenha sido deixado à carga ou não, o resultado tanto pode ser que as configurações se mantiveram, como terem voltado aos valores predefinidos. Frequentemente, umas mantém-se e outras não.

Este problema pareceu desaparecer nos 2 dias seguintes à revisão, ou tornar-se menos frequente. Porém, agora já é tão frequente como antes.

Muito obrigado.

Com os melhores cumprimentos,

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Tenho ouvido falar bem da análise aos véiculos em pós-venda por parte do grupo Hyundai, pelo que convém ter a certeza que o mail chegou a alguém com essa incumbência no importador.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Por essa razão eu pergunto "se tem número de seguimento"... É uma maneira indirecta de lembrar que o assunto é para encaminhar para o canal apropriado, não é apenas um email de cortesia, e mesmo que seja internamente deverá ter um número de seguimento.

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Se não ocorrer um imprevisto, vou ter no dia 26 (está marcada) uma reunião no concessionário que me dá jeito com um responsável da Hyundai Portugal acerca do assunto da amnésia.

Como se vê, o concessionário está a fazer tudo o que pode e a questão foi levada à Hyundai como eu pretendia. É pena que seja preciso tudo isto para uma questão que tanto quanto percebo se verifica em qualquer carro (bem sei que somos poucos). Em Inglaterra, o update que julgamos corrigir o problema já está a ser distribuído a toda a gente.

Tanto quanto me dizem, a Hyundai não tem informação de queixas de um problema semelhante por parte de outros clientes.

Caros colegas proprietários do Ioniq, há alguém que não sofra de amnésia? (o problema do carro esquecer a hora de carregamento, nível de regen para os modos de condução, modo Eco do AC para os modos de condução). Eu percebo que nestas coisas às vezes basta esperar, eu é que quero apressar a coisa porque vejo que nos outros países estão a resolver.

Top 75 Contributor
Full Hybrid
021_Auris_HSD_1G
A01_Ioniq_BEV
tcap-support

Miguel,

A amnésia continua só que ainda não consigo encontrar um padrão: umas vezes funciona outras não. 

Mas já que outros países estão a resolver - e como somos dos primeiros - vamos lá apressar a coisa. Conta comigo. 

AS

Here's to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes. The ones who see things differently.

Steve Jobs

Hyundai IONIQ EV  Spritmonitor.de ]

TOYOTA Auris HDS Spritmonitor.de ]

Page 18 of 23 (222 items) « First ... < Previous 16 17 18 19 20 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com