Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Test drive Hyundai Ioniq Híbrido

rated by 0 users
This post has 53 Replies | 8 Followers

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Na wikipedia:

"full hybrid [...] is a vehicle that can run on just the engine, the batteries, or a combination"

Para mim, a palavra combinação, tem de significar uma coisa contínua, e não simplesmente presente/ausente. Isso parece-me inseparável de um dispositivo tipo PSD.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 75 Contributor
Full Hybrid
016_Prius_4G
Clube 1000 km
tcap-support
Gustavo Silva replied on 14 Sep 2017 21:56

Eu no processo de aquisição do substituto do meu 3G, tive oportunidade de conduzir o Ioniq HV e devo dizer é um excelente automóvel, mas a decisão de compra recaiu sobre o 4G. Com a exceção da regulação elétrica dos bancos e a ventilação dos mesmos, tudo no 4G está, em minha opinião, um nível acima. Desde os consumos, a condução, a estética interior e exterior, qualidade de materiais, informação a bordo, são em minha opinião superiores no 4G. Depois na mecânica temos no Ioniiq uma caixa de velocidades para manter.

Prius 4G       Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support
Afonso Henriques replied on 14 Sep 2017 23:12

Miguel Ramos:
Bem, eu não olhei realmente para o sistema do Ioniq híbrido. Parti do princípio que era um híbrido paralelo, dá-me essa ideia porque tem uma caixa de velocidades manual.

A caixa não é manual, mas sim automática.

O sistema está muito interessante, embora necessite das embraiagem...

A Hyundai poderia simplesmente ter usado um sistema do género do da Toyota. Mas optou por não o fazer por duas razões, julgo eu:

- Primeiro, porque desta forma não transmite aquela famosa estranheza de que a maioria dos condutores falam ao conduzir os Toyota pela primeira vez. A diferença entre as rotações do MCI e a resposta da transmissão.    Os Hyundai devem comportar-se como um normal de caixa automática. Sem variações estranhas de rotação para os ouvidos dos condutores habituados a carros tradicionais...      A Hyundai não quis que isso fosse desculpa para não comprarem o carro.

- Segundo, talvez menos importante para a maioria, mas muito importante para alguns clientes, a capacidade de reboque...   um Ioniq ou um Niro pode perfeitamente rebocar uma caravana média ou mesmo grande  (a minha é grande e só excede o peso em 4 kg).   Nos Toyota a capacidade de reboque é zero, exceto as versões mais recentes...  mesmo assim, muito limitada. Apenas o RAV4 na versão HSD 4x4 tem uma capacidade de reboque aceitável...

O Prius pode ser mais eficiente (é, mas pouco) mas que importa se não se gosta do design, nem da condução nem responde as necessidades? 

Penso que o Ioniq é um carro pensado para agradar mais a maioria dos condutores.

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 75 Contributor
Full Hybrid
031_Yaris_HSD
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Leo Grova replied on 15 Sep 2017 0:01

Afonso, acho que acertaste na muche - a Hyundai pretende atrair clientes que não estejam familiarizados com os Hv, mas também roubar clientes ao Prius. Numa rápida consulta pela net , encontrei vários relatos de ex- Prius owners, encantados com o Hyundai ( se os relatos são verídicos ou não, isso já não  sei).

Peço desculpa por não ter sido mais claro no que diz respeito à  caixa, realmente disse q era de 6v, mas nunca disse automática. Aproveito a deixa e o contexto, para relatar que este carro tem um modo sport! Esse sim com opção de transmissão automática, ou sequencial. Puxando o manípulo para a esquerda, o carro entra em modo sport : a rotação e relação das v altera, e os mostradores também- exibindo neste modo um conta rotações e tons avermelhados.mÉ aquele tipo de coisas que quem procura um HV acha graça, mas não valoriza; mas um cliente menos consciente dos HV poderá valorizar muito.Dai dizer que a Hyundai fez um enorme esforço em agradar a Gregos eTroianos. Neste modo Sport, o sistema deixa de ser automático, a partir do momento em que pressionamos o manípulo para a frente (aumentamos a velocidade) ou pressionamos para trás (reduzimos). O que é  curioso é que em modo Sport manual, nunca nos é apresentada a mudança em que estamos, mas sim a mudança em que deveriamos estar, com a respectiva instrução de como proceder - seta para cima ou para baixo.

Toyota Prius 4G

Top 75 Contributor
Full Hybrid
031_Yaris_HSD
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Leo Grova replied on 15 Sep 2017 0:08

Não deixa de ser interessante como utilizadores de HV "conscientes"  o Afonso e o Gustavo, têm opiniões diferentes sobre qual carro escolheriam; só  isso é uma vitória   para a Hyundai.

Miguel, pelo graficos de utilização do carro, passa a ideia que os motores são sinérgicos.

Toyota Prius 4G

Top 75 Contributor
Full Hybrid
031_Yaris_HSD
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Leo Grova replied on 15 Sep 2017 0:36

Deixei para o fim o que para mim é mais importante - a bateria e o respectivo comportamento elétrico. Sabia à partida que a bateria era de lítio; o que me dá a ideia de ser "melhor" relativamente aos hidretos metálicos de níquel. Tenho esta ideia por analogia com as baterias dos Prius e Prius PHV. 

O indicador de carga é enorme e dividido em terços. Foi uma surpresa para mim, só ter atingido o terço superior da escala uma única vez, na descida longa para as portagens perto de Loures. Nessa mesma descida o Yaris carrega totalmemte a bateria e antes do fim da descida. Durante toda a utilização do Hyundai, o nivel indicado andou sempre perto da divisão primeiro terço/ segundo terço.  Isto leva-me a pensar que as baterias do Hyundai terão uma capacidade muito superior às do Yaris. Isto não é nada cientifico, apenas a sensação que me deu.

Relativamente à utilização eléctrica, parece que somos menos tidos em conta. Ou seja, nos Toyota existe previsibilidade, eu sei que tendo carga na bateria, até determinada pressão no acelerador o carro vai eléctrico; no Hyundai isto não é assim linear. Passo a explicar : apos paragem para abastecer, ao arrancar, em plano e muito suave no pedal, com carga na bateria, o carro saiu logo com o MCI a trabalhar. Por outro lado, quando circulava a 100/120 com CC por vezes o MCI desligava e ia elétrico. Ou seja, somos menos responsáveis pela escolha e gestão do sistema ... e isto foi a parte que menos gostei. 

No geral, já o deixei transparecer, fiquei impressionadíssimo com o carro, a ponto de entrar na equação da escolha do novo veículo. 

Isso foi ontem, hoje já testei um Prius plug in, e este teste foi fundamental para perceber perfeitamente qual o carro que vou comprar.  Mas isso é uma história para outra publicação .

Toyota Prius 4G

Top 75 Contributor
Full Hybrid
031_Yaris_HSD
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

João Prates:
Sem grande esforço acredito que se tire perto de um litro ao consumo do Yaris em estrada e auto-estrada com um Prius.

João, se conseguir fazer o trajecto Alfragide - 2 Portos com uma média  de 3.3 e /ou 2 Portos - Alfragide com media de 2.6, com o meu novo Prius 4G, quero um dístico especial , tipo "True Believer" !!Big Smile

Toyota Prius 4G

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

A flexibilidade no sistema do Ioniq é-lhe dada pela função das duas embraiagens. Quando estiver num PC procuro melhor... 

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Leo Grova:

João, se conseguir fazer o trajecto Alfragide - 2 Portos com uma média  de 3.3 e /ou 2 Portos - Alfragide com media de 2.6, com o meu novo Prius 4G, quero um dístico especial , tipo "True Believer" !!Big Smile

Acho que o que o João Prates quis dizer foi em relação ao consumo em AE a 120km/h, em que o Yaris facilmente atinge os 5,9-6,2 em condições normais (pode ser melhor e pode ser pior).

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 75 Contributor
Full Hybrid
031_Yaris_HSD
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Eu percebi Miguel.

No entanto, porque não sonhar um pouco ? Tentar não custa. Imagina que se conjugam todas as estrelinhas e o consumo aparece. Vou querer o dístico especial  Big Smile

Toyota Prius 4G

Page 2 of 6 (54 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com