Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Test drive Hyundai Ioniq Híbrido

rated by 0 users
This post has 53 Replies | 8 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support
Afonso Henriques replied on 15 Sep 2017 15:16

Telmo Salgado:

Afonso H:

(...)

Posso estar errado, mas com 10 anos, com as baterias de origem, o PHV valerá menos que o HV.

(...)

Porque razão o PHV, sendo mais caro na aquisição, e com menores custos de utilização, valerá menos ao fim de 10 anos? Huh?

Não quero com isso dizer que não apareça um "maluco" que pague mais pelo carro....    mas para mim a razão é muito clara.

Um destes carros com 10 anos, valerá uns 8000.00 €   como hipótese...

Uma coisa é dares 8000.00€ por um carro fora da garantia quando sabes que a bateria a preços atuais custa 1600.00€. Outra coisa é nas mesmas condições a bateria de substituição custar 4 ou 5 vezes mais.

Alguém compra um carro por 8000.00€ correndo o risco de no dia seguinte (ou mais dia menos dia)  ter uma despesa de 5000.00€ de oficina? Quando tem uma opção bem menos arriscada embora ligeiramente menos eficiente.

Teoricamente, quando substituir a bateria vai rentabilizar o investimento ao longo de 10 anos. Até o carro fazer 20 anos. Mas será que o mantém tanto tempo?   além disso a bateria de substituição tem apenas 2 anos de garantia...   Ou seja, 2 anos depois se tentar vender, quem o comprar vai correr o mesmo risco.

Mas eu falo apenas por mim...   

Também já suportei desvalorizações de carros novos de 500€ euros mensais...     atualmente dou mais valor ao meu dinheiro do que desperdiçar em carros. Além disso, sendo de Informática, as mariquices eletrónicas não me seduzem...   olho para aquilo e falta sempre alguma coisa. Vejo sempre falhas ou faltas de funções no software. Ao menos no W123 não há stresses.  Big Smile

Não fosse as questões de segurança familiar, pois tenho 4 filhos, e só usava carros antigos.

Sabes, Telmo, mesmo em termos ambientais tenho duvidas se manter um carro antigo (sendo naturalmente mais poluente) será pior do que só ter carros novos com ciclos de vida curtos.      Considerando todos os custos desde a produção ao abate.

Exceto alguma situação anormal, pretendo manter o Prius por cá em serviço durante uns bons anos. Quando tiver que levar bateria, leva nova. Gastei ate agora, tudo incluído (desde a compra, impostos, manutenção, consumo, pneus, etc.) em ano e meio: 10 744,51€.

Numa comparação recente com os consumos apresentados por um nosso colega aqui do forum do seu Prius PHV, calculei que a poupança que ele faz em relação ao meu 2G em 100 mil kms é de apenas 1750.00€...     Eu sei, na verdade que com um PHV, na nossa utilização diária, conseguiria melhorar essa diferença para o dobro....        mas nunca compensa o enorme investimento no carro.

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 100 Contributor
Full Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
310_Nissan_Leaf
Hugo Pardal replied on 15 Sep 2017 15:30

Luis Neves:

Hugo Pardal:

eu percebo o que o Afonso quer dizer...

quando compras um HV com 10 anos pensas que é provável que, durante os próximos anos tenhas que gastar 1300€ numa bateria nova. se for o PHV os 1300€ não chegam para isso... e se calhar a probabilidade de ter de trocar de bateria é igual ou até maior no PHV...

eu fiz um raciocínio semelhante quando comprei o meu Nissan LEAF... ou comprava um MK1 com maior probabilidade de ter de trocar de bateria em menos tempo ou comprava um MK2 que a bateria duraria mais tempo. como arranjei o MK1 por 14000€ e na altura os MK2 rondavam os 18500-19000€ optei por comprar um MK1, por enquanto serve bem para as minhas necessidades e, quando precisar de trocar a bateria, já poupei o suficiente para o custo da troca de bateria.

Penso que no raciocínio está a faltar introduzir a poupança de combustível que o PHV proporciona, com médias gerais que facilmente são metade ou menos do consumo de um HV. E daqui a 10 anos quanto custará uma bateria de 8 kWh? Se calhar menos do que custa hoje em dia uma bateria híbrida normal...

esse raciocínio faz sentido para quem compra agora novo... para quem compra usado com 10 anos, que poupança extra terá de ter de combustível para compensar o custo extra da bateria do PHV? a diferença de preço da bateria dará para muito litro de gasosa!

Auris HSD TS Exclusive 2014 - http://prius-pt.com/cafe/forums/t/7579.aspx

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Luis Neves:
Penso que no raciocínio está a faltar introduzir a poupança de combustível que o PHV proporciona, com médias gerais que facilmente são metade ou menos do consumo de um HV. E daqui a 10 anos quanto custará uma bateria de 8 kWh? Se calhar menos do que custa hoje em dia uma bateria híbrida normal...

Espero que sim...    mas provavelmente não.  Sad

Atualmente temos custos inflacionados justificados pelos custos de produção....    a tendência será baixar, mas o aumento significativo da procura pode anular essa tendência. Seja como for, o que baixar nas PHV baixará proporcionalmente nas HV.

Mas também depende muito da possível chegada ao mercado de novas tecnologias de bateria.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

O preço futuro das baterias é especulação (mas não muito se tivermos em conta a constante queda de preços, que se acentuará com a massificação da tecnologia), mas a poupança de combustível não é mesmo especulação: meu caso, 3.500€ em 100.000 km (5 anos de uso), 7.000€ em 200.000 km (10 anos de uso) face a um HV. Ora, 7.000€ não custa atualmente uma bateria de 24 kWh, quanto mais daqui a 10 anos...

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Plug-In
000_Flint
tcap-support
João Nogueira replied on 15 Sep 2017 16:14

Pessoalmente compro mais depressa um HV usado do que um PHV usado. E em conversas de que tenho tido as opinioes sao as mesmas. Sabe-se lá que tipo de carregamentos o proprietario antigo fez....

Nem todos são como o Luis Neves nem o João Prates que tratam o PHV como se fosse um filho.

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 15 Sep 2017 16:19

Oh! E um testezinho à bateria? A capacidade é o indicador do uso ou mau uso que possa ter tido.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Felizmente em qualquer dos hybridos toyota existe por si só uma boa protecção contra o mau uso da bateria, os ciclos de carga/descarga são muito conservarores.

Claro que devemos sempre ter isso em consideração, mas a durabilidade da bateria de uma prius PHV deverá ser superior à de qq EV

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Luis Neves:

O preço futuro das baterias é especulação (mas não muito se tivermos em conta a constante queda de preços, que se acentuará com a massificação da tecnologia), mas a poupança de combustível não é mesmo especulação: meu caso, 3.500€ em 100.000 km (5 anos de uso), 7.000€ em 200.000 km (10 anos de uso) face a um HV. Ora, 7.000€ não custa atualmente uma bateria de 24 kWh, quanto mais daqui a 10 anos...

Mas se a bateria não custa isso, como se justifica 9000€ de diferença a mais no Prius PHV? E não é uma bateria de 24kWh...

Nesses 3500€ estão incluídos gasolina e eletricidade? ou seja menos de 2 litros de gasolina e alguma eletricidade por 100km...    certo?

A maioria dos condutores não conseguiram fazer esse consumo sem muita energia externa e esse é outro problema dos PHV usados. A bateria sofrerá bem mais que a bateria de um HV.   Quem compra estes carros naturalmente que tentará fazer cargas sempre que possível.   Em muitos casos, dois carregamentos diários...    facilmente 500 ciclos por ano ou 5000 ciclos em 10 anos.    Hmm

Depois a energia elétrica externa também se paga...

Tens aqui um exemplo:

https://www.spritmonitor.de/en/detail/840813.html

A preços atuais o meu Prius custa 7600€ a cada 100 000 kms em gasolina.  Ou seja, pouco mais....

Mas se o objetivo é o máximo de economia e sem um investimento tão grande a partida, um HV a GPL acaba por ficar mais económico. Até o meu velhinho Prius se tivesse GPL faria facilmente 3500€ em cada 100 mil kms.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 15 Sep 2017 20:14

Afonso, observa bem a curva de depreciação típica:

Esta curva é totalmente dependente do valor de aquisição.

A tecnologia a bordo  // sob o capot influencia pouquíssimo, como podemos ver nos exemplos Tesla (bateria quase "infinita"), nos Leaf, nos diesel, nos gasolina e nos híbridos, e será igual nos plug-in.

Tipicamente ao fim de 4 anos os carros valem metade, e isso comprova-se num acesso a tabelas de valor de mercado, como Kelley Blue Book ou Eurotax. Para todas essas tecnologias...

É a obsolescência que rege o setor. O que referes de um HV valer mais que um PHV ao fim de um ciclo de uso prolongado não faz qualquer sentido, até porque o primeiro consumirá MUITO mais gasolina e até pode ser impedido de circular nalgumas cidades daqui a 10 anos, é uma lei do envelhecimento de uma determinada state-of-the-art, seja ela avançada ou não. 

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Afonso H:

(...)

Sabes, Telmo, mesmo em termos ambientais tenho duvidas se manter um carro antigo (sendo naturalmente mais poluente) será pior do que só ter carros novos com ciclos de vida curtos.      Considerando todos os custos desde a produção ao abate.

(...)

A fase de produção da viatura é responsável por emissões elevadas e gastos de energia equivalentes a cerca de 160 mil km percorridos (li isto algures, e quantificado). Se insistirmos numa viatura que emite mais por cada km, estamos a contribuir, para lá dos tais 160mil km, com maiores perdas do que o início de novo ciclo de uso.

Um bom link: Importance of Life Cycle Emissions - Considerations in Vehicle Regulations 

Isto é obviamente para um outro tópico, que se eu encontrar reiniciarei...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Page 4 of 6 (54 items) « First ... < Previous 2 3 4 5 6 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com