Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do meu Anjo Branco - Prius 4G - Leo Grova

rated by 0 users
This post has 111 Replies | 9 Followers

Top 75 Contributor
Full Hybrid
016_Prius_4G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km

Já está (parte)

Toyota Prius 4G

Top 75 Contributor
Full Hybrid
016_Prius_4G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km

Amanhã, é o dia em que vou ver se esta máquina fantástica, consegue chegar a 2 Portos com média de 3,3l, obliterando assim a marca do Yaris por 1 litro ...

À noite dou notícias ...

Toyota Prius 4G

Top 150 Contributor
Mild-Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
310_Nissan_Leaf

Sai em Loures da A8 e vai pela ER 374 que vais ver que os consumos são muito melhores

Auris HSD TS Exclusive 2014 - http://prius-pt.com/cafe/forums/t/7579.aspx

Top 75 Contributor
Full Hybrid
016_Prius_4G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km

Irei experimentar certamente, obrido pelo conselho Hugo.

Para já, as proximas viagens para 2 Portos serão pelo percurso que tenho feito, para aferir o comportamento do carro.

Toyota Prius 4G

Top 75 Contributor
Full Hybrid
016_Prius_4G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Leo Grova replied on 27 Sep 2017 11:37

Estou maravilhado com este carro !

Não, não consegui bater o recorde do Yaris por um litro ... mas pouco faltou ! 3,7 l/100 kms !!

Mas deu para perceber, que em modo obstinado, e com alguma sorte, os 3,3 l são possíveis.  Se os farei ? Não sei. O conforto também é importante, e isso é coisa que este carro nos proporciona com fartura.

Vamos ver o regresso ...

Toyota Prius 4G

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 27 Sep 2017 12:08

Tens de começar a ver sempre o boletim meteorológico antes de sair de casa. Vê as "estações online" no site do IPMA. Velocidade e direcção do vento... e, já agora, quanto maior humidade, menor a densidade do ar e portanto menor resistência, e o que isso significa é que ao final do dia as médias são melhores.

Claro, e subir a pressão dos pneus... Composto de borracha para menor consumo... Geralmente, a tracção e a resistência ao rolamento, são inimigas, quanto mais de uma, menos da outra.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 75 Contributor
Full Hybrid
016_Prius_4G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km

Miguel, este carro é o das jantes 17! Arrisco dizer que com jante 15, provavelmente tinha chegado aos ... 3,4 .

Toyota Prius 4G

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Sem dúvida, não só pela largura mas também pela inércia do conjunto. Já muito debatido esse assunto... Embarrassed

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 27 Sep 2017 14:18

Penso que nem sempre tão debatido. No outro dia, tropecei num tópico sobre esse assunto precisamente e que concluía qualquer coisa com base no peso da jante. E não é o peso (massa) que interessa, mas sim o seu momento de inércia, como estás a dizer, quão longe a massa está do centro de rotação (como a bailarina a aproximar os braços, a cadeira rotativa à medida que afastamos ou aproximamos os pés).

De um modo simples, e sem comparar jantes diferentes, li que se costuma dizer no mundo dos carros que 1kg a rodar, vale por 2kg a bordo (noção de "peso equivalente"). Só 10kg a mais em cada jante, significa ter um passageiro mais a bordo.

Portanto, podemos sempre repetir. E também que há algures uma calculadora do "peso equivalente" das jantes. E depois, o defeito das jantes maiores é também que o diâmetro de viragem do carro aumenta.

Mas pronto: terás de viver com as jantes de 17" porque era o que havia em stock. Não há escolhas perfeitas. Eu tive que ficar com um carro preto porque era o último em stock, e vou ter de conviver com os 10-20 graus a mais de temperatura da chapa.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Miguel Ramos:
Mas pronto: terás de viver com as jantes de 17" porque era o que havia em stock. Não há escolhas perfeitas. Eu tive que ficar com um carro preto porque era o último em stock, e vou ter de conviver com os 10-20 graus a mais de temperatura da chapa.

Há sempre a possibilidade de fazer uma troca com alguém que tenha as de 15" e queira trocar.     Essas jantes são muito bonitas. E combinam muito bem com o estilo do carro.

Leo, um dia se tirares uma roda aproveita para pesar.  Gostava de saber o peso. Apenas curiosidade.

O mesmo é válido para ti, Miguel no Ioniq.  Smile

Miguel o que dizes sobre o peso, é verdade. o peso total não é o mais importante mas sim o peso em relação ao centro.   Mas a aparência por vezes é enganadora.    Por exemplo, jantes de 4 ou 5 raios, com espaços mais abertos, aparentemente mais leves, implicam um aro mais reforçado e pesado.

Depois é também uma questão de qualidade de materiais...   As jantes que tinha no meu Porsche velhinho eram tão leves que pareciam de plástico. Tenho pena de nunca as ter pesado.  Até numa casa de pneus me disseram que nunca tinham visto umas jantes tão leves.

No caso dos carros que fazem regeneração, o peso da jantes pode não ser tão penalizador, como nos tradicionais.   Parte do que se perde na aceleração pode depois ser recuperado em desaceleração...   lembram-se daqueles carrinhos de brincar que sem uma roda de inercia no interior?

O ideal seria que o peso estivesse junto ao centro quando parado e nas extremidades quando em rotação....     nada que não tivesse já sido pensado. Big Smile

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Page 8 of 12 (112 items) « First ... < Previous 6 7 8 9 10 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com