Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Hyundai IONIC

rated by 0 users
This post has 11 Replies | 2 Followers

Top 50 Contributor
Full Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
tcap-support
António Mateus Posted: 15 Oct 2017 18:25

O IONIC é um excelente produto, mas...

Quando começamos a ver fórums a nível mundial (EUA e Europa por ex.) vemos muitos utilizadores com dificuldades / desafios diversos e vários (atenção não lhes chamei problemas).

A começar já com representatividade, com a caixa de dupla embraiagem. Isto não só no Ionic mas em todos os modelos Hyundai e Kia com esta caixa, dado ela ser transversal a muitos modelos.

Como dizia e bem, um nosso ilustre membro, o HSD é uma montanha já com 20 anos, muitos milhões de utilizadores e provas dadas.

Pode haver problemas, mas são pontuais e muito menos frequentes.

Com a tecnologia existente hoje é práticamente impossível uma caixa de dupla embraiagem não dar problemas e graves / dispendiosos.

Isto em qualquer marca que as tenha (e são bastantes) e qualquer modelo.

Mas continuo a dizer que é melhor ter um Ionic do que qualquer fumarento, ou gasolina gastador (mesmo ambos EURO 6), até virem os GPF (filtro partículas gasolina) obrigatórios em 2018 para quase todos os modelos (os HSD terão mais uma vantagem pois não irão precisar)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

O assunto é recorrente na net junto da malta dos hibridos também pelo facto da apresentação do Ioniq ter sido envolta em clima de "bater o Prius".

Não desfazendo a qualidade crescente dos produtos Hyundai/Kia, o projeto Ioniq tem opções técnicas que divergem da simplicidade, e que se sabe serem dispendiosas no longo prazo. Proprietários de Ioniq com DCT: usem a garantia ao vosso dispor!

(Nota mod: minha sugestão, António é que completes o titulo da thread pois não é explicativa...)

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Eu, que fujo de embraiagens bimassa e também de caixas automáticas, admito que este sistema de dupla embraiagem me assusta um bocado.

Mas no Ioniq e Niro, já existem problemas reais, ou é apenas especulação fruto da rivalidades de adeptos entre marcas?

Se por algum azar tiver que substituir o 2G nos próximos anos, um destes carros será o provável substituto...

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Full Hybrid
tcap-support

Afonso alem das ineficiências graves inerentes a estas caixas para as quais não há solução, existem inumeros problemas. E caros pois uma caixa pode custar cerca de EURO 5000.

O que é raro é haver alguma que não dê problemas, em qualquer marca.

O Telmo mencionou a garantia, mas as falhas de concepção não possuem resolução e eles dizem que é normal e está tudo bem.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Muitos dos problemas são na caixa de 7

http://www.hyundai-forums.com/2016-tucson-ix35-models/454074-dangerous-horrible-dct.html

Entretanto, fabricantes e clientes continuam a esgrimir argumentos entre si, com razões parte-a-parte, mas a fiabilidade não passa de uma certa mediania ou até mediocridade:

http://www.autonews.com/article/20151207/OEM06/312079988/once-promising-dual-clutch-transmissions-lose-favor-in-u.s.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
tcap-support

Telmo tinha-me esquecido dum pormenor importante.

Mesmo que por absurdo não dê problemas (e é mesmo quase um absurdo) tem sempre o custo das 2 embraiagens que se gastam e mais tarde ou mais cedo são substituídas.

O custo é na ordem dos EURO 1500 mais mão de obra, e pode ocorrer com 50.000 ou 60.000 Km função da utilização,

Mas há casos em que após os 2 anos de garantia com +- 30.000 Km avarias de EURO 3000 ou 4000.

Continuo a afirmar que como os HSD não há nada que se chegue perto, quer em fiabilidade quer em custos reduzidos.

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

A única coisa que me lembro que chegue a valores nessa ordem num HSD é a bateria de tracção. Algo como 1600€ mas coberta por garantia até aos 10 anos mas com um tempo de esperança de vida bastante superior a isso.

Normalmente poderá ser necessário substituir uma vez durante a vida útil do veículo, dificilmente mais que isso.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

A caixa PSD, que contém os MG1, MG2 e conjunto de planetários é até mais cara que a a bateria de tração, mas as avarias são muito raras, e no caso de falhar um estator/enrolamento de um dos MG, são substituíveis. Vidé Prius 1G do nosso estimado Alexandre Jesus...

Parece-me óbvio que a caixa DCT também terá manutibilidade, mas a libertação de limalhas da embraiagens terá desgastes secundários em rolamentos de longo prazo.

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Não sei se será muito justo para os novos Ioniq e Niro e Optima estas suspeitas sobre o sistema...

Desculpem a insistência, mas há casos reais nestes carros? Avarias ou mau funcionamento?

Há milhares de carros com embraiagens deste tipo...  mas naturalmente que o sistema está em evolução. É de esperar que atinja um nível de fiabilidade aceitável.

A Ford é americana....     a Fiat italiana, como se já não fosse suficientemente mau, agora também comercializa carros americanos...      é de esperar pouca fiabilidade e níveis de desgaste pre-programados.    Embora isso seja comum a todos.

Mas espero mais dos coreanos...     e acredito que possam existir alguns carros com defeito, como acontece em todas as marcas, mas ter um mau funcionamento generalizado, custa-me a acreditar.

Um problema pode ser a assistência dos concessionários...    eu tenho confiança no meu da Toyota, mas pelos relatos que já li de outros, a boa assistência não é um dado adquirido...   

Em 1999 ou 2000, não lembro exatamente, comprei uma Kia Carnival. Marca e modelo totalmente desconhecidos...  um voto de confiança nos coreanos e não me arrependi.    E na época nem a garantia nem a qualidade geral tinha comparação com a atual.

Mas nunca comprei um carro de caixa automática...  nunca confiei.

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Deixei um link lá atrás, agora só o tempo amadurecerá a perceção. 

Page 1 of 2 (12 items) 1 2 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com