Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Problema no Sistema Híbrido

rated by 0 users
This post has 21 Replies | 2 Followers

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G
Paulo Horta Posted: 23 Oct 2017 15:24

Olá a todos.

Venho apresentar um problema que tenho tido no meu Prius 3G. ! Artigo extenso !

Há mais de um ano que há um comportamento estranho no carro, levando por vezes a que, em quatrocentos metros, a bateria vá de 6 a 2 traços, sem acelerações nem subidas.

O que comecei por notar foi um atraso considerável no indicador da bateria. Por exemplo:
Antes de uma descida, com o SoC a 4 ou mais traços, doseio o acelerador para ir apenas em EV (uns 100m ou 200m), uma vez que na descida recarrega. Acontece que já estou na descida, a regenerar, e as barras da bateria continuam a descer, ao ponto de o MCI começar a trabalhar para recarregar a bateria. Quando chego ao fundo da descida, já com os traços recuperados e a usar de novo a bateria, esta continua a subir as barras, apesar de já ir a consumir! Isto acontece com bastante frequência!

Como comecei a estranhar este problema, adquiri um conector OBD2 para, junto com a app Torque, analisar melhor a questão. Os seguintes dados são já com valores mais concretos. 

Outro problema que se põe, é o que referi no inicio. Moro a menos de 500m dum supermercado. Por vezes antes de ir para casa, passo nesse supermercado. Como é numa descida, normalmente chego sempre com mais de 70% SoC. Como não demoro, quando saio, o carro nem sequer liga o MCI. O trajecto, do supermercado para casa, não tem qualquer subida, mas tem algum transito e um semáforo. Mesmo com o AC desligado, nesse percurso de 400 e poucos metros, por vezes, a bateria vai dos >70% aos <30% e o MCI entra em funcionamento!

Comecei a guardar no torque a informação relativa a:
- Voltagem da batteria de 12V ;
- Amperes gastos ou recuperados na bateria;
- Voltagem dos modulos com a maior e menor tensão;
- RPM do MCI
- SoC

Ao analisar os dados e criar uns gráficos, o problema evidencia-se. No final do post estão alguns exemplos que reuni. O SoC chega a ir a 0% !!! Pelo que sei, não devia subir acima dos 80%, nem descer abaixo dos 20%.

Já apresentei o problema na Caetano Auto de Santarém, mas parece que têm algum receio de mostrar a informação à Toyota. Dizem que, perante a Toyota, é necessário haver um código de erro para que algo possa ser feito.

Para além disto, e para reforçar o problema, antes de eu começar a guardar os dados para análise, num dia logo de manhã, pelas 7h30, acendeu a "Árvore de Natal" no tablier, com um triângulo de perigo e a mensagem "Check Hybrid System". Como até estava relativamente perto da oficina da Caetano em Tomar, fui logo lá directo. O erro apresentado era 'P0A80 - Replace Hybrid Battery Pack' juntamente com um P3000.
Segundo eles, poderia ser falta de limpeza no sistema de ventilação das baterias. Pelo que, foram limpos os erros e posteriormente efectuada (e cobrada) a limpeza ao sistema.

Como o problema se manteve, apresentei então os dados na Caetano Auto de Santarém, que dizem que, só após o carro apresentar de novo o erro é que a Toyota pode fazer alguma coisa. O erro anterior, deveria ser o problema da limpeza! ...e que a recomendação da Toyota é, precisamente o que foi efectuado.

Se houver alguém, com conhecimentos na Toyota, que me possa encaminhar para apresentar o problema, talvez ajudasse.

O carro funciona, mas tenho a perfeita noção que a economia de combustível seria maior, não fosse isto!

Exemplos:
(Clicar nos gráficos para ver mais em pormenor e os ficheiros de dados em excel têm algumas observações)
Amarelo - SoC ; Azul Escuro - Amperes gastos ; Azul Claro - Amperes regenerados

Ficheiro de Dados (excel)

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Se não houver resolução por outra via e dado que as baterias parecem estar mesmo a chegar ao limite, recomendaria deixar o carro ao relento numa noite bem fria e arrancar bem cedo antes de o dia começar a aquecer, para tentar forçar o erro a repetir-se.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

http://prius-pt.com/cafe/forums/111.aspx

EDIT: Desculpa mas só agora vi que não tens o role do TCAP SUPPORT, não tens direito ao serviço via Prius-PT.com, contacta a marca directamente.

Em mais de 2 anos de inscrição tens apenas 13 posts feitos, que basicamente se convertem em 3 ou 4 tópicos, é muito pouco.

Top 50 Contributor
Plug-In
000_Flint
tcap-support

Vou te dar um conselho.....apesar de ainda teres garantia até 2020, faz pressão com a Toyota, eles gostam de deixar "arrastar"..... Wink

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

João Prates, não percebi nada disso que mencionou...

Serviço?? TCAP ??

Só estou a partilhar o problema que tenho (conhecimento nunca é demais) e perguntar se, alguém tem algum conhecimento na Toyota que me permitisse, resolver o problema de uma forma mais célere.

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

Bruno,

isso é o que faço todos os dias. ...E agora até está mais frio do que quando aconteceu!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Paulo, não percebeu provavelmente porque nunca vem ao site, excepto quando tem problemas e precisa de ajuda... não é amigo Paulo? Crying

Se por cá andasse a partilhar um pouco do seu dia a dia com os outros membros, sabia que temos um acordo com a Toyota para um serviço mais célere e personalizado de suporte aos membros Prius-PT que não conseguem obter os resultados que gostariam da rede de concessionários.

Se fosse ao link que lhe dei, teria visto que existem por lá outras reclamações, que foram prontamente atendidas pelo suporte do importador, e regra geral resolvidos a contento do membro Prius-PT.

Foi com esse intuito que lhe dei o link, para o recordar que podia fazer apelo directo à TCAP postando nesse fórum que eles monitorizam.

Acontece que só depois reparei que o Paulo nestes anos que cá anda só participou em 3 conversas, só tem uma dúzia de posts, e portanto não tem os "créditos" necessários pelas regras desse fórum de suporte para poder pedir ali ajuda. Por isso me retratei e recomendei que contactasse o importador directamente.

Use esta Comunidade mais como um grupo de amigos, mais como uma família, nem que seja para contar coisas banais de semana a semana, ou de mês a mês que seja, e vai ver que vale a pena. Somos muito mais que o serviço de pronto socorro dos HSD, se me faço entender.

Fui mais claro agora? Creio ter sido, espero ter sido.

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

João,

não sabia realmente desse acordo! E desde logo, quando me registei, não sei se foi consigo, que referi precisamente a falta de disponibilidade/pachorra para andar nestas coisas. O computador em casa, quase não é ligado! Hoje foi mesmo só para isto...

Lamento não ser mais participativo.

Pode ser que eu consiga, insistindo, com a Caetano de Santarém ou até tentar directamente o importador.

De qualquer maneira, ficam o relato e os dados. Pode ser que ajude alguém!

Aproveito para acrescentar, que um dos sintomas associados ao problema, é, em velocidade baixa (sem MCI), com o acelerador constante, de repente, o carro começa a querer parar, sem força! É necessário darmos uma aceleradela forte para forçar o MCI a entrar em acção para que o carro volte a ganhar "genica". A minha mulher um dos dias, até ligou os "4 piscas" porque pensou que o carro ia parar mesmo!!

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

Saudações.

Após alguma insistência com a Caetano de Santarém, consegui que ficassem alguns dias com o carro para fazerem alguns testes.

Reconheciam que havia um problema, mas a Toyota insistia que só poderiam suportar o custo da bateria, caso houvesse um código de erro.

Como me tinham cordialmente emprestado um carro, tiveram cerca de 3 semanas com o meu Prius, até que finalmente surgiu um erro na bateria.

A bateria foi substituída e o carro voltou ao normal.

Fica a nota que, a Toyota, em garantia, apenas trocará a bateria no caso de existir um código de erro!

Um bom ano 2018 a todos.

Top 50 Contributor
Plug-In
000_Flint
tcap-support

3 semanas???? 

Bom pelo menos ficou resolvido. Já agora, qual a duraçao da garantia da nova bateria?

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Page 1 of 3 (22 items) 1 2 3 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com