Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

O 4G faz hill-hold em marcha-atrás?

rated by 0 users
Answered (Verified) This post has 2 verified answers | 18 Replies | 4 Followers

Telmo Salgado posted on 22 Nov 2017 14:07

Estive a ler uns tópicos do outro lado do Atlântico e li que o 4G não sustém em marcha-atrás.

(por acaso não me recordo no 3G, mas amanhã já posso experimentar)

Quem pode ajudar a esclarecer?

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Answered (Verified) Verified Answer

Answered (Verified) Luis Neves replied on 25 Nov 2017 17:52
Verified by João Prates

Hummm....experiência diferente da do Gulherme.

Hoje fui até uma subida bem acentuada. Parando e tirando o pé do travão, o carro descaiu suavemente, muito devagar. Pressionado o travão a fundo, confirmo que é ativado o hill-hold, durante uns segundos fica parado e só depois começa a descair. Contrariamente ao 3G, não acende nenhuma luz amarela no tablier.

Meia volta e novo teste agora em marcha à ré. Tirando o pé do travão o carro anda para a frente suavemente, muito devagar, de forma mimética ao obervado com o carro apontado de frente para a subida. Travão pressionado a fundo e...descai para a frente de forma igual. Repetição do teste e aconteceu o mesmo.

Conclusão: o PHV não faz hill-hold em marcha atrás.

E agora Guilherme? Temos de ir tomar um café e comparar os nossos PHV... 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Answered (Verified) Gustavo Silva replied on 27 Nov 2017 16:42
Verified by João Prates

Tive oportunidade de testar no meu 4G e funciona. Numa descida acentuada parei, selecionei o "R", retirei o pé do travão e o carro manteve-se parado por uns segundos, tendo de seguida começado a descer lentamente. De notar que no meu 4G não necessito de pressionar o pedal do travão até ao fundo. Simplesmente paro e na posição em que o pedal de travão estiver, ele faz o Hill-hold.

Prius 4G       Spritmonitor.de

All Replies

no 3G creio que faz...

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Pedi à minha cara-metade (70%) que fizesse a experiência e funciona no Branca de Neve. Wink

Malta dos 4G, confirmam?

Telmo Salgado:

Malta dos 4G, confirmam?

Ver se me lembro de testar à chegada ao portão do prédio...no meu que não é suposto ser diferente do 4G.

Fiquem bem e,

... se hoje ainda sair, vejo logo. Senão, o mais tardar amanhã.

Toyota Prius 4G

Sim, o 4G Plug-In faz Hill-Hold em marcha atrás.

Confirmei há pouco.

Fiquem bem e,

Answered (Verified) Luis Neves replied on 25 Nov 2017 17:52
Verified by João Prates

Hummm....experiência diferente da do Gulherme.

Hoje fui até uma subida bem acentuada. Parando e tirando o pé do travão, o carro descaiu suavemente, muito devagar. Pressionado o travão a fundo, confirmo que é ativado o hill-hold, durante uns segundos fica parado e só depois começa a descair. Contrariamente ao 3G, não acende nenhuma luz amarela no tablier.

Meia volta e novo teste agora em marcha à ré. Tirando o pé do travão o carro anda para a frente suavemente, muito devagar, de forma mimética ao obervado com o carro apontado de frente para a subida. Travão pressionado a fundo e...descai para a frente de forma igual. Repetição do teste e aconteceu o mesmo.

Conclusão: o PHV não faz hill-hold em marcha atrás.

E agora Guilherme? Temos de ir tomar um café e comparar os nossos PHV... 

Tomar um café é tão pacífico quanto o aceitar o teu teste como real Luís, a inclinação do local onde fiz o ensaio é o que será concerteza bastante menor e não foi conclusivo.

Grato.

Fiquem bem e,

Answered (Verified) Gustavo Silva replied on 27 Nov 2017 16:42
Verified by João Prates

Tive oportunidade de testar no meu 4G e funciona. Numa descida acentuada parei, selecionei o "R", retirei o pé do travão e o carro manteve-se parado por uns segundos, tendo de seguida começado a descer lentamente. De notar que no meu 4G não necessito de pressionar o pedal do travão até ao fundo. Simplesmente paro e na posição em que o pedal de travão estiver, ele faz o Hill-hold.

Prius 4G       Spritmonitor.de

Com o post do Gustavo fez-se luz.

Já entendi o motivo da confusão e dos testes aparentemente contraditórios, mas que o não são.

Esta frase do Gustavo foi a que fez Idea na minha pinha...

É que como ele muito bem afirma, no 4G (e PHV) o Hill-Hold funciona sem carregar no pedal do travão a fundo!

O que acontece nos 4G/PHV é isto, descrito no manual muito bem (tão bem que até estranhamos):

Condições de funcionamento do controlo da assistência ao arranque em subidas

Quando se reunirem as quatro condições que se seguem, o controlo de assistência ao arranque em subidas entra em funcionamento:

• A alavanca seletora da caixa de velocidades está numa posição diferente de P ou N (quando arranca para a frente/para trás numa subida).
  • O veículo está parado.
  • O pedal do acelerador não está a ser pressionado.
  • O travão de estacionamento não está aplicado.

Cancelamento automático do sistema de controlo da assistência ao arranque em subidas

O controlo de assistência ao arranque em subidas desliga em qualquer das seguintes situações:

• A alavanca seletora da caixa de velocidades é engrenada em P ou N.
  • O pedal do acelerador está a ser pressionado.
  • O travão de estacionamento está aplicado.
  • lDecorreram 2 segundos, aproximadamente, após ter libertado o pedal do travão.

EDIT: Portanto a conclusão é que têm todos razão. O Guilhas testou bem, e o Neves também, assim como o Gustavo. Mas o efeito só dura 2s!

Sobre a duração estou consciente, nota-se perfeitamente quando o carro fica imobilizado esses 2s ou começa logo e desllizar lentamente.

É certo que eu pressionei primeiro a fundo como fazia no 3G, o que então não é preciso, mas também é certo que a subir em D funcionou, e numa descida em R não funcionou...Hmm

Com o carro em R, com a frente virada para baixo, ao largar o travão ele não se segurou por 2s?

Tenho de experimentar no meu para desempatar isto querem lá ver... Stick out tongue

Não, começou a deslizar de imediato. Já a subir segurou-se os 2s.

Note-se que o teste foi feito no mesmo local, logo com a mesmíssima inclinação, apenas passei de um lado para o outro da estrada.

Epa, tenho então de rapidamente informar que afinal não funciona...

Luis Neves:

Note-se que o teste foi feito no mesmo local, logo com a mesmíssima inclinação, apenas passei de um lado para o outro da estrada.

Porque é que um Pé-leve Neves atravessa a estrada?

Para testar [o hill-hold] do outro lado.

Big Smile

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Page 1 of 2 (19 items) 1 2 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com