Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo Prius 4G PHV Power Sky- Rui Cruz

rated by 0 users
This post has 22 Replies | 2 Followers

Not Ranked
Pendura
017_Prius_4G_PHV
Rui Cruz Posted: 25 Nov 2017 12:42

Olá a todos

Vou colocar aqui uma situação que me aconteceu quando circulava no meu 4G PHV em EV City e no modo de condução ECO MODE.

Então cá vai; tinha eu já efectuado uns 42km nas condições de condução que atrás referi, quando numa descida mais prolongada e com alguma inclinação, resolvo colocar a caixa e-CVT na posição B, para obter maior geração de energia eléctrica para a bateria e, por outro lado, obter um maior efeito de travagem e gastar menos travões.

Ora acontece que o malandro, quase a chegar ao final da descida, tira-me o EV City de serviço e passa a EV MODE e coloca-me a trabalhar o motor de combustão e, eu penso, porquê se a bateria ainda não atingiu a plena carga, portanto, ainda tem capacidade para armazenar energia e, assim sendo, o efeito de travagem continua a efectuar-se e não precisa da compressão do motor de combustão para ajudar na travagem. Eu compreenderia que ele o fizesse se a bateria estivesse praticamente carregada e não absorvesse mais energia e, como tal, o efeito de travagem eléctrica não existia e, ele então colocasse o motor de combustão a rodar, embora sem consumo de gasolina, para produzir o efeito de travagem por compressão e, haver menos necessidade de utilização e desgaste dos travões.

Mas a situação é ainda mais estranha, quando eu de imediato coloco novamente o EV City em serviço, porque sou teimoso, e ele aceita, mas não desliga o motor de combustão, pois mantém-o a trabalhar por mais ou menos uns 500 metros e, agora já a gastar gasolina, porque vou em aceleração, pois já acabou a descida, vou em plano. Então, o bicho só ao fim da distância que atrás refiro, é que desliga o MCI e utiliza novamente o EV City, portanto, puramente eléctrico.

Será que há por aqui alguma alminha que me dê uma explicação para o sucedido, ou como devo contactar a área de apoio ao cliente do importador, se é que existe, para saber se foi um bug do sistema, ou se é normal e, o porquê.

Até uma resposta

Obrigados

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Hoje tive oportunidade de fazer um teste, ou melhor dois.

Com a bateria a 96% em EV "normal" meti o B numa descida. Ao chegar aos 98% de carga o MCI entrou em funcionamento. Se tivesse feito a descida em D estou certo que tal não teria acontecido - aliás com o hybrid assistant já verifiquei que o SOC chega a ficar um pouco mais alto do que o correspondente à carga máxima do carro sem que o MCI entre.

Alguns km depois, numa numa outra descida forte e com 66% de carga, voltei a colocar em B e desta vez não ligou o MCI. A diferença em relação ao caso descrito é que não estava em EC city. A dedução a fazer é que em EV "normal" o MCI só entra em B quando a bateria está perto de se encontrar atestada, e em D só entra quando o SOC já vai um pouco acima do correspondente aos 100%.  

Não sei a explicação para o sucedido em EV City. Não obstante duas considerações.

1) O Prius é muito inteligente. Eu sei que nós, condutores Priusianos, adoramos meter a colher na condução para tentar otimizar ainda mais os resultados, mas muitas vezes o esforço não compensa. O modo B foi desenhado para situações extremas, de grandes descidas por muitos km, no dia a dia provavelmente não compensa andar a tentar utilizar;

2) Não percebi a referência a "gastar travões". Em modo D temos alguma regeneração em descidas, se mesmo assim a velocidade do carro for aumentando basta tocar suavemente no pedal do travão e aumentar um pouco a regeneração. É mais eficaz do que entrar em B, cujo efeito pode ser uma perda de velicidade, conseguindo-se dosear a pressão de forma a manter uma velocidade constante. E isto é naturalmente feito com recurso aos motores elétricos, aumentando a regeneração e sem gastar pastilhas de travão... 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Por algum motivo o MCI arrancou, temperatura baixa deste, ou temperatura alta das baterias, há diversos itens que iniciam o térmico. No 3G PHV ele arrancava a cada 200km, como exemplo.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Not Ranked
Pendura
017_Prius_4G_PHV

Boa tarde amigo Telmo

Agradeço as duas sugestões que refere como possíveis de colocar o MCI em funcionamento e, em mantê-lo a funcionar durante umas centenas de metros. Mas no fundo, o que eu pretendia saber, qual de todas as situações que são capazes de desencadear esta situação pelo sistema de gestão do 4G PHV, é que aconteceu.

Obrigado e até breve.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Esqueci-me de referir um aspeto: quando o MCI entra só se cala depois de efetuar um ciclo de aquecimento, pelo que mesmo comutando de novo para EV isso não o faz parar. Esse é um comportamento normal.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Vou fazer uma pergunta para a qual desconheço a resposta, mas pode ser uma pista para explicar o motivo do MCI ter sido colocado a funcionar.

Qual é a velocidade máxima admitida pelo Prius PHV em modo B sem chamar o MCI a fazer de motor-travão?

Pergunto isto porque no Auris HSD a velocidade máxima admitida no modo B sem ligar o MCI é de ~41 km/h no velocimetro, acima desta velocidade o MCI é colocado a rodar para ajudar a travar o carro.

Acredito que no PHV esse valor seja mais elevado. Se calhar no final da dita descida a velocidade chegou a esse limite e ligou o MCI. Uma vez activado, e se ainda está frio, faz impreterivelmente o ciclo de aquecimento.

Ja conduzi um PHV mas não tive oportunidade para fazer este teste, talvez numa próxima oportunidade.

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Pode bem ser.

No meu caso o teste inicial foi numa descida com duas faixas, a velocidade elevada (90-100 km/h).

Já no segundo, em que o MCI não entrou, foi numa descida de faixa única e onde a velocidade tem de ser moderada - não devo ter passado dos 60-70 km/h.

Not Ranked
Pendura
017_Prius_4G_PHV

Boa tarde caro Duarte Semedo

Ora aí está uma situação que eu desconhecia de todo e, que acho bem possível que seja, pois a Toyota deve seguir o mesmo princípio dos HSD nos PHV, embora, talvez com outros valores de velocidade.

Obrigado e

Até breve

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Não percebo o porquê da dúvida.

Sempre que o modo EV City é abortado pela viatura ela mostra por uns 4 ou 5 segundos no display o motivo de ter sido cancelado.

Ora se o carro diz qual o motivo, não percebo a razão de vir perguntar aqui.

Se não se reparou na razão, é repetir o teste, e desta vez olhar para os displays, a razão vai aparecer escarrapachada no display do lado direito.

Not Ranked
Pendura
017_Prius_4G_PHV

Talvez a razão de vir aqui perguntar, tenha a ver com o facto de, ao contrário do que disse, a mensagem não referir o motivo. Apenas diz que o EV City foi desligado.

Ampliar Imagem

Se por ventura o seu dá uma mensagem mais detalhada do que esta, por favor mostre, para despistar se estou perante uma eventual anomalia nas infos do display, ou se está confundido.

Page 1 of 3 (23 items) 1 2 3 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com