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Diário de bordo Prius 4G PHV Power Sky- Rui Cruz

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Sugiro que leiam o manual, estamos perante uma dúvida muito interessante.

 

Por outro lado ia atrever-me a pedir que fosse repetido o percurso numa condição distinta... ou sem a carga da bateria tão cheia, ou sem usar o B.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

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Rui Cruz:

O meu não anda em português, aliás nem tinha reparado que o carro tinha português nestes lcd... Embarrassed

Não sei se será da tradução que é fraca, mas no meu que anda em inglês ele escreve textualmente o motivo, dos quais me recordo 2:

 - Heater on

 - Excess speed

Nunca o apanhei a dizer que simplesmente o EV City tinha sido cancelado, ou pelo menos não me recordo neste momento.

 

Os motivos que me ocorrem para cancelar o EV City automáticamente são os motivos que conduzem ao funcionamento do MCI, nomeadamente:

 - aquecimento requer MCI (delta de temperatura muito grande entre temperatura interior actual e temperatura programada);

 - desembaciamento do vidro da frente em condições extremas;

 - velocidade elevada requer MCI para travar quando em "B" (mais tolerante que o 3G, o MCI ainda é usado para travão motor por vezes);

 - velocidade elevada para modo EV;

 - cruise control activado;

 - aceleração brusca requer burst de potencia do MCI para ajudar;

 

Agora pensando bem, acho que pelo menos no caso de cancelamento por CC é capaz de a mensagem não dizer mais que EV City canceled...

Hmm

 

Mas volto a perguntar, a situação é fácilmente repetível?

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E um outro tema: A viatura costuma ficar durante o dia ao ar livre? Foi esse o motivo da compra da versão power sky?

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Boa noite amigo João Prates

Não é em português, é em espanhol. Há um tempo atrás tinha colocado em espanhol para tentar tirar umas dúvidas em relação ao que estava no manual, mas realmente em inglês resume melhor a informação do que em espanhol., mas depois esqueci-me de voltar a pôr em inglês. Já agora digo, o importador da Toyota devia exigir que viesse também em português, pois, é assim que dizem as normas europeias para as importações para os países da UE.

Mas vou voltar a fazer o teste com o display em inglês.

Isto acontece só em B, e simultâneamente em EV City, esteja a bateria carregada, ou quase descarregada. Em EV City e simultâneamente em D, nunca me aconteceu.

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Boa noite Luís Neves

Sim é verdade, durante o dia está ao ar livre. Mas, agora vejo que não é significativo o ganho, principalmente, porque tive de abdicar de algum equipamento que a versão Power Sky não traz, nem é possível como opcional, em relação à Techno.

Até breve

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Luis Neves replied on 28 Nov 2017 0:10

Pois, eu não ponderei esta versão por ter o carro sempre em garagem coberta durante o dia, salvo raras exceções em passeio ou fim de semana. Contudo lembro-me de ter feito umas contas com base nos dados da Toyota e pareceu-me que em condições ideiais não carrega mais de 0,5 kWh por dia, o que é pouco significativo. Mas não deixa de ser uma ajuda, e é completamente CO2-free...

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João Prates:

(...) Não sei se será da tradução que é fraca (...)

Ia dizer que é tipico as traduções em portugues serem dramaticamente parcas mas pelos vistos estava em Espanhol...

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Caro J. Prates.

Após repetição do teste, agora com a língua em Inglês, a mensagem continua a ser vaga quanto ao motivo, como se pode ver na fotografia abaixo.

Fica agora a minha dúvida se será uma lacuna do meu Prius em concreto, ou se os vossos fazem o mesmo em circunstâncias iguais: Ir em EV City numa descida, com o B ligado, a cerca de 50km/h, durante no mínimo 300m (+/-) e esperar que o motor de combustão entre e o EV City saia, observando-se se a indicação é a mesma ou se pelo contrário, indica a causa.

 

Cumprimentos

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Estou com o bichinho curioso agora.

Vamos a ver: As condições do teste eram as mesmas quando o repetiste?

Tinhas saído do mesmo ponto, o carro tinha rolado a mesma distancia desde que o ligaste no mesmo percurso até chegar à descida?

Como é que estava programado o A/C? Ligado, desligado, para que temperatura?

Como é que estava a carga da bateria?

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Não me importaria de testar, mas não estou a ver em Coimbra uma descida com essa extensão em que o modo B não trave o carro reduzindo a velocidade do mesmo...sugestões?

Insisto que a questão é bastante retórica e a tratar a bem da ciência. Big Smile

Eu ando sempre em EV normal e nunca me aconteceu entrar o MCI inadvertidamente por acelerar em excesso, o 4G PHV tem força mais que suficente para uma condução despachada sem que isso aconteça. E depois o modo B, esse foi desenhado para descer os Alpes ou os Pirinéus, não me parece que tenha alguma vantagem em relação ao uso do mais comum "D" temperado com a dose certa de travagem - onde podemos facilmente dosear a regeneração para que o carro não perca nem ganhe velocidade em qualquer inclinação, o que não acontece com o B. Diria que "D" + travão corresponde a uma caixa de variação contínua, enquanto "B" é tipo uma relação fixa.

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