Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do Carbon Steel - Prius 4G PHV - André Abelha

rated by 0 users
This post has 12 Replies | 3 Followers

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
017_Prius_4G_PHV
André Abelha Posted: 14 Jan 2018 20:00

Boas!

Como o pedido é ouvido, aqui vai então, agora desta vez, a apresentação desta bela máquina auto-intitulada de Carbon Steel. Devil 

Esta imagem é datada do dia da entrega 3 de Janeiro de 2018, à chegada a bom porto.

Desde então o carro já ultrapassou a marca dos 1000km e até agora tem sido uma esfrega de conhecimento e aprendizagem desta tecnologia maravilhosa e absolutamente nova para mim. 

Deixo-vos os últimos dados deste menino (e meus também) ainda verdinho nestas andanças.Embarrassed

Cada dia que passa sou presenteado com mais um pouco de autonomia, julgo ser natural que a capacidade da bateria aumente ligeiramente enquanto é nova. Por outro lado, também faz sentido que seja feita uma estimativa baseada no histórico dos consumos. Pena não ter um wattimetro para comprovar se de facto a capacidade está a aumentar agora nesta fase inicial.

Tem sido uma experiência absolutamente maravilhosa, todos os dias a aprender como tornar a viagem mais eficiente. Julgo que ainda tenho muito que aprender para tirar o máximo de partido do sistema híbrido. 

Enquanto isso, lá vou poupando em combustível, CO2, NOx, etc, etc, etc. Big Smile

Bem haja a todos!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Excelente cor!

Nota que um contador de tomada serve perfeitamente para aferires as quantidades de energia absorvidas em cada carga. Pouco mais de uma dúzia de euros numa grande superfície de materiais...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
017_Prius_4G_PHV

O contador parece-me bem, embora haja sempre mais equipamentos ligados. Esses contadores das grandes superfícies não serão demasiado duvidosos para a corrente praticada?

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Penso que aguentam os 16A das tomadas, pelo que servem o propósito.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 15 Jan 2018 0:21

Se houver disponibilidade para gastar uns trocos, recomendo o EVSE prime da Ecowatt.

Mais pequeno e muito mais leve que o original, logo mais fácil de manusear e arrumar, com a vantagem de poder programar a intensidade da corrente (se a tomada e quadro aguentarem, bebe 16A de uma tomada schuko), e tem visor onde indica entre outras coisas a quantidade de energia consumida.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 75 Contributor
Full Hybrid
017_Prius_4G_PHV
tcap-support

E pronto, cá temos a cor que faltava Big Smile.

Muitos e bons kms caro André!

Deep Blue (Toyota Prius 4G PHV)  Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1300 km
Moderator
tcap-support

Bom início de D. B. sim senhor, com consumos dignos de bom conhecedor já, do que os HSD's gostam...

Fica bem e,

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
017_Prius_4G_PHV
André Abelha replied on 31 Jan 2018 23:23

Boas pessoal,

Off-Topic:

Quero aproveitar para fazer um off-topic e dizer que tem sido um enorme prazer visitar o prius-pt.com onde tenho posto a leitura em dia e aprendido com a malta mais conhecedora sobre os mais variadíssimos campos (legislação, mercado automóvel, tecnologia e por diante). Gostaria de intervir nesses temas, mas não tenho background suficiente para opinar, enquanto isso, vou aprendendo e por isso mesmo um obrigado à comunidade!

On-Topic:

Venho fazer um update ao status do Carbon Steel ao fim do primeiro mês de utilização (e vida!) e volvidos mais de 3000 km. Em relação a sentimentos pessoais, tenho a declarar que estou absolutamente pasmado com o que esta máquina me tem proporcionado e refiro-me a coisas que vão desde o conforto, segurança, economia, tecnologia e toda a inteligência envolvida. Bem mas vamos às fotos que afinal isso é que interessa!

Na média de Janeiro estão essencialmente incluídas as viagens para o trabalho (consegui carregar para a viagem de volta diria que 50% das jornadas), fins-de-semana e alguns passeios mais longos. Ainda deu para experimentar em AE o modo power e conhecer o seu potencial máximo que devo dizer foi assustador!Devil

Só ao fim de algum tempo de uso é que percebi que o reset através do botão TRIP quando o ecrã do velocímetro mostra o odómetro, é feito um reset no segundo ecrã com o titulo "Trip after reset" e por isso não tenho uma estimativa exacta do EV Driving Ratio. Ainda assim dá para ter uma ideia aproximada através dos dados do TRIP B que para além de abranger a maioria dos quilómetros percorridos também faz coincidir a média do mês de Janeiro, reforçando assim a confiança no EV Driving Ratio.

Aqui está uma foto do Carbon Steel carregado na primeira ida para os concertos! Cool
Neste set, apenas levei uma coluna, mas é visível que cabe perfeitamente a outra idêntica ao lado. Para as colunas caberem na mala, os bancos têm que ser rebatidos e estas têm que ser encostadas até à periferia do tampo da mala (imediatamente antes das palas de rebatimento dos bancos traseiros).

Fica a ideia de ainda haver muito espaço disponível.

Como foto final, deixo uma com uma perspectiva diferente e interessante: 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 1 Feb 2018 0:04

Diferente mesmo! Dá para perceber a forma aerodinâmica do desenho. Yes