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Petição à Toyota - Revisões dos HV e PHV

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Luis Neves Posted: 20 Jan 2018 17:47

Esta é uma questão há muitos anos debatida neste forum, e que se vem agudizando com a chegada de variantes plug-in. 

A Toyota pratica como regra para as revisões em toda a gama 15.000 km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro. Isto é bastante mais apertado do que muitas outras marcas, que chegam a fazer 30.000 km ou 2 anos, mas podemos aceitar dentro de uma lógica  de que se alterna uma revisão mais aprofundada com outra mais ligeira.

O primeiro problema é ser aplicada a mesmíssima regra aos híbridos, onde uma parte significativa dos percursos são feitos sem recurso ao MCI. A própria Toyota usou há pouco tempo numa campanha publicitária o argumento de uma elevada percentagem EV nos modelos híbridos. E então daqui não se tira nenhuma ilação? É preciso trocar o óleo e verificar as pastilhas de travão com a mesma assiduidade dos modelos convencionais?

Se isto já não faz sentido, a questão agravou-se com a chegada dos PHV, primeiro o 3G e agora o 4G ainda com maior autonomia. Faz algum sentido manter um plano de revisões idêntico ao da restante gama? Eutenho neste momento percorridos 12.000 km com 48% do tempo em EV, em menos de 6 meses de uso. Não tarda muito terei de fazer uma revisão e deitar fora um óleo quase novo? Para além de ridículo, é um crime ambiental!

E o meu exemplo até deve ser dos melhores, temos aqui na casa quem tenha feito 4.000 km com um depósito e faça mais de 30.000 km por ano...então, deita-se fora o óleo a cada 6 meses com 2 ou 3 mil km percorridos com o MCI?

Penso que poderíamos levantar esta questão junto da marca e pedir que os HV e PHV tivessem planos específicos mais alargados. A regra do ano acho que é de manter. Mas os km podiam subir para os HV e ainda mais para os PHV (o ideal era isto ser aferido pela própria viatura face aos km percorridos com o MCI).

O que dizem?

 

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Guilherme Martins replied on 20 Jan 2018 18:30

Sim estou totalmente de acordo com esta situação.

Digo mais, passar a existir o prazo de um ano sem limite de quilometragem entre mudança de lubrificante  para os utilizadores de lubrificante  100% sintético, bastando garantir a quantidade adequada de lubrificante no cárter.

Eu falei nisto no Prior Velho mas evidente que foi conversa jogada fora. Temos de ser todos juntos a fazer "barulho" e não é nas oficinas.

Opinião pessoal,

Fiquem bem e,

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Quanto tiver mais um pouco de tempo tenho de escrever precisamente sobre este tema no meu DB.

Para já, e para não extravasar o tema deste tópico, digo apenas o seguinte:

Luis Neves:
A própria Toyota usou há pouco tempo numa campanha publicitária o argumento de uma elevada percentagem EV nos modelos híbridos. E então daqui não se tira nenhuma ilação?

A questão é que infelizmente, e quanto a mim isso tinha de mudar JÁ, os modelos HV não dispõem de contador de km feitos em EV que permitam ao utilizador e aos centros de assistência aferir se o carro rolou ou não km a mais em HV com o mesmo óleo.

Sabemos que nos USA por exemplo o Prius c tem esta informação, mas na Europa nada. É urgente incluir esta informação no CB de TODOS os modelos HV e PHV, e que seja a viatura a alertar para a necessidade de muda de óleo, aliás como muitas outras marcas já fazem nos dias que correm.

Luis Neves:
E o meu exemplo até deve ser dos melhores, temos aqui na casa quem tenha feito 4.000 km com um depósito e faça mais de 30.000 km por ano...então, deita-se fora o óleo a cada 6 meses com 2 ou 3 mil km percorridos com o MCI?

4 mil km com um depósito é para meninas eheheh Devil

O Dare Devil fez quase 10 mil km com um só depósito, e não fossem algumas viagens não planeadas e o declive em que se encontrava quando secou, e teria feito os 10 mil certos sem problemas. E isto com um EV driving ratio de 93%!!!

Portanto é evidente que isto de ter de mudar o óleo de 15k em 15k de odómetro não faz sentido absolutamente nenhum!

Luis Neves:
Penso que poderíamos levantar esta questão junto da marca e pedir que os HV e PHV tivessem planos específicos mais alargados.

Lançaste aqui a primeira pedra desse movimento, os meus parabéns.

De minha parte vou fazer todos os possíveis para sensibilizar não só a TCAP, como a muito mais responsável TME por este tema claro está.

Luis Neves:
A regra do ano acho que é de manter. Mas os km podiam subir para os HV e ainda mais para os PHV (o ideal era isto ser aferido pela própria viatura face aos km percorridos com o MCI).

Aqui tocas na ferida.

O problema é como raio vão eles aferir os kms feitos, tal como referi acima.

Nas viaturas actuais só vejo isto ser minimamente possível nos PHV, e apenas se o dono não fizer reset a um dos trips ou ao contador geral durante toda a vida do carro, ou pelo menos entre revisões.

Se não fores capaz de mostrar o CB a indicar a tua quilometragem efectuada e o rácio de EV para essa distância, nada feito.

É por aqui que vou.

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Pedro C Lopes replied on 20 Jan 2018 20:14

Esta é uma problemática que desde sempre me desagrada na Toyota/Lexus, e as minhas questões são precisamente as mesmas.

Na minha opinião, não faz sentido nenhum...

Mas o Prates é capaz de ter razão. Estes carros simplesmente não estão feitos para serem racionais nos intervalos de manutenção, porque a marca assim não quis.

Cá por casa, rola também um Honda Civic 1.4 gasolina, cujo CB gere as manutenções, consoante o uso. Pode ser necessário ir mais vezes à oficina, mas no geral gasta-se menos e cada peça é usada até à sua total utilização.

Aprende Toyota...

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Gustavo Silva replied on 20 Jan 2018 20:31

Totalmente de acordo com os intervenientes anteriores. No vosso caso (PHV´s), na revisão dos 15 000 Km, pediria para não trocar o óleo e apenas o faria quando a viatura fizesse 1 ano, embora não seja fácil de contabilizar os Km reais do MCI entre revisões.

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Luis Neves replied on 20 Jan 2018 21:30

Talvez o Prates possa esclarecer uma questão. Esta política de revisões é nacional, europeia ou mundial? Daí decorre a entidade à qual se deve dirigir a questão.

Não havendo forma de verificar os km EV e não estando implementado um sistema de aviso pelo próprio carro, parece-me que ao menos podia ser dada alguma latitude adicional aos HV e PHV, por exemplo, 1 ano ou 20.000 km para os HV e 1 ano ou 25.000 km para os PHV.

Seria pedir muito?

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Luis Neves:
Talvez o Prates possa esclarecer uma questão. Esta política de revisões é nacional, europeia ou mundial?

Na Europa manda a TME.

É a ela que tenciono recorrer fazendo pressão com o que aqui se escreve.

Venham mais contributos...

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Luis Neves replied on 20 Jan 2018 21:38

Eu já tinha pensado em fazer uma outra coisa - na próxima revisão pedir o livro de reclamações e deixar uma nota sobre isto. Na verdade, também sobre outro problema se ainda permanecer - a falta de um posto de carregamento.  

Se a marca tiver políticas de qualidade implementadas, e estranho seria se não tivesse, as reclamações vão parar a um departamento próprio que depois terá de responder. Será mais uma acha na fogueira.

Naturalmente que isto não impede um documento subscrito pelo maior número possível de forunistas para criar pressão.

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António Mateus replied on 20 Jan 2018 21:54

O argumento, se assim se pode chamar, é que as marcas querem ganhar dinheiro.

Isto passou-se numa marca com a qual tinha envolvimento directo. Na altura alargaram as revisões para 2 anos ou 60.000 Km como argumento de marketing.

Como começaram a facturar menos (Fabricante e Concessionários) voltaram à revisão anual ou 30.000 Km

Há um factor no entanto que não é negligenciável, que se aplica aos vários fluidos da viatura, óleo ou não, que é o factor tempo.

Não me parece (e tenho quase a certeza) que a TME faça de maneira diferente pois irão argumentar que não é só o uso que conta mas o tempo ajuda a degradar as propriedades do óleo e porá em causa a fiabilidade.

Numa viatura mesmo sempre  parada são necessárias estas substituições

Isto é verdade, vide por ex. óleo de travões, fluidos de arrefecimento, etc.

 

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Luis Neves replied on 20 Jan 2018 22:09

Daí poder aceitar o princípio de uma revisão por ano, independentemente dos km. 

Agora a cada 7 ou 8 meses com 7500 ou 8000 km de uso do MCI (e o meu caso não é dos piores)....

Percebo que é preciso manter a rede de concessionários, mas deitar óleo novo fora já não é só sacar uma renda ao cliente, é crime ambiental. 

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