Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Petição à Toyota - Revisões dos HV e PHV

rated by 0 users
This post has 22 Replies | 3 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves Posted: 20 Jan 2018 17:47

Esta é uma questão há muitos anos debatida neste forum, e que se vem agudizando com a chegada de variantes plug-in. 

A Toyota pratica como regra para as revisões em toda a gama 15.000 km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro. Isto é bastante mais apertado do que muitas outras marcas, que chegam a fazer 30.000 km ou 2 anos, mas podemos aceitar dentro de uma lógica  de que se alterna uma revisão mais aprofundada com outra mais ligeira.

O primeiro problema é ser aplicada a mesmíssima regra aos híbridos, onde uma parte significativa dos percursos são feitos sem recurso ao MCI. A própria Toyota usou há pouco tempo numa campanha publicitária o argumento de uma elevada percentagem EV nos modelos híbridos. E então daqui não se tira nenhuma ilação? É preciso trocar o óleo e verificar as pastilhas de travão com a mesma assiduidade dos modelos convencionais?

Se isto já não faz sentido, a questão agravou-se com a chegada dos PHV, primeiro o 3G e agora o 4G ainda com maior autonomia. Faz algum sentido manter um plano de revisões idêntico ao da restante gama? Eutenho neste momento percorridos 12.000 km com 48% do tempo em EV, em menos de 6 meses de uso. Não tarda muito terei de fazer uma revisão e deitar fora um óleo quase novo? Para além de ridículo, é um crime ambiental!

E o meu exemplo até deve ser dos melhores, temos aqui na casa quem tenha feito 4.000 km com um depósito e faça mais de 30.000 km por ano...então, deita-se fora o óleo a cada 6 meses com 2 ou 3 mil km percorridos com o MCI?

Penso que poderíamos levantar esta questão junto da marca e pedir que os HV e PHV tivessem planos específicos mais alargados. A regra do ano acho que é de manter. Mas os km podiam subir para os HV e ainda mais para os PHV (o ideal era isto ser aferido pela própria viatura face aos km percorridos com o MCI).

O que dizem?

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1300 km
Moderator
tcap-support
Guilherme Martins replied on 20 Jan 2018 18:30

Sim estou totalmente de acordo com esta situação.

Digo mais, passar a existir o prazo de um ano sem limite de quilometragem entre mudança de lubrificante  para os utilizadores de lubrificante  100% sintético, bastando garantir a quantidade adequada de lubrificante no cárter.

Eu falei nisto no Prior Velho mas evidente que foi conversa jogada fora. Temos de ser todos juntos a fazer "barulho" e não é nas oficinas.

Opinião pessoal,

Fiquem bem e,

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Quanto tiver mais um pouco de tempo tenho de escrever precisamente sobre este tema no meu DB.

Para já, e para não extravasar o tema deste tópico, digo apenas o seguinte:

Luis Neves:
A própria Toyota usou há pouco tempo numa campanha publicitária o argumento de uma elevada percentagem EV nos modelos híbridos. E então daqui não se tira nenhuma ilação?

A questão é que infelizmente, e quanto a mim isso tinha de mudar JÁ, os modelos HV não dispõem de contador de km feitos em EV que permitam ao utilizador e aos centros de assistência aferir se o carro rolou ou não km a mais em HV com o mesmo óleo.

Sabemos que nos USA por exemplo o Prius c tem esta informação, mas na Europa nada. É urgente incluir esta informação no CB de TODOS os modelos HV e PHV, e que seja a viatura a alertar para a necessidade de muda de óleo, aliás como muitas outras marcas já fazem nos dias que correm.

Luis Neves:
E o meu exemplo até deve ser dos melhores, temos aqui na casa quem tenha feito 4.000 km com um depósito e faça mais de 30.000 km por ano...então, deita-se fora o óleo a cada 6 meses com 2 ou 3 mil km percorridos com o MCI?

4 mil km com um depósito é para meninas eheheh Devil

O Dare Devil fez quase 10 mil km com um só depósito, e não fossem algumas viagens não planeadas e o declive em que se encontrava quando secou, e teria feito os 10 mil certos sem problemas. E isto com um EV driving ratio de 93%!!!

Portanto é evidente que isto de ter de mudar o óleo de 15k em 15k de odómetro não faz sentido absolutamente nenhum!

Luis Neves:
Penso que poderíamos levantar esta questão junto da marca e pedir que os HV e PHV tivessem planos específicos mais alargados.

Lançaste aqui a primeira pedra desse movimento, os meus parabéns.

De minha parte vou fazer todos os possíveis para sensibilizar não só a TCAP, como a muito mais responsável TME por este tema claro está.

Luis Neves:
A regra do ano acho que é de manter. Mas os km podiam subir para os HV e ainda mais para os PHV (o ideal era isto ser aferido pela própria viatura face aos km percorridos com o MCI).

Aqui tocas na ferida.

O problema é como raio vão eles aferir os kms feitos, tal como referi acima.

Nas viaturas actuais só vejo isto ser minimamente possível nos PHV, e apenas se o dono não fizer reset a um dos trips ou ao contador geral durante toda a vida do carro, ou pelo menos entre revisões.

Se não fores capaz de mostrar o CB a indicar a tua quilometragem efectuada e o rácio de EV para essa distância, nada feito.

É por aqui que vou.

Top 50 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
110_CT200h
tcap-support
Pedro C Lopes replied on 20 Jan 2018 20:14

Esta é uma problemática que desde sempre me desagrada na Toyota/Lexus, e as minhas questões são precisamente as mesmas.

Na minha opinião, não faz sentido nenhum...

Mas o Prates é capaz de ter razão. Estes carros simplesmente não estão feitos para serem racionais nos intervalos de manutenção, porque a marca assim não quis.

Cá por casa, rola também um Honda Civic 1.4 gasolina, cujo CB gere as manutenções, consoante o uso. Pode ser necessário ir mais vezes à oficina, mas no geral gasta-se menos e cada peça é usada até à sua total utilização.

Aprende Toyota...

Lexus CT200h

Top 75 Contributor
Full Hybrid
016_Prius_4G
Clube 1000 km
tcap-support
Gustavo Silva replied on 20 Jan 2018 20:31

Totalmente de acordo com os intervenientes anteriores. No vosso caso (PHV´s), na revisão dos 15 000 Km, pediria para não trocar o óleo e apenas o faria quando a viatura fizesse 1 ano, embora não seja fácil de contabilizar os Km reais do MCI entre revisões.

Prius 4G       Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 20 Jan 2018 21:30

Talvez o Prates possa esclarecer uma questão. Esta política de revisões é nacional, europeia ou mundial? Daí decorre a entidade à qual se deve dirigir a questão.

Não havendo forma de verificar os km EV e não estando implementado um sistema de aviso pelo próprio carro, parece-me que ao menos podia ser dada alguma latitude adicional aos HV e PHV, por exemplo, 1 ano ou 20.000 km para os HV e 1 ano ou 25.000 km para os PHV.

Seria pedir muito?

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Luis Neves:
Talvez o Prates possa esclarecer uma questão. Esta política de revisões é nacional, europeia ou mundial?

Na Europa manda a TME.

É a ela que tenciono recorrer fazendo pressão com o que aqui se escreve.

Venham mais contributos...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 20 Jan 2018 21:38

Eu já tinha pensado em fazer uma outra coisa - na próxima revisão pedir o livro de reclamações e deixar uma nota sobre isto. Na verdade, também sobre outro problema se ainda permanecer - a falta de um posto de carregamento.  

Se a marca tiver políticas de qualidade implementadas, e estranho seria se não tivesse, as reclamações vão parar a um departamento próprio que depois terá de responder. Será mais uma acha na fogueira.

Naturalmente que isto não impede um documento subscrito pelo maior número possível de forunistas para criar pressão.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
tcap-support
António Mateus replied on 20 Jan 2018 21:54

O argumento, se assim se pode chamar, é que as marcas querem ganhar dinheiro.

Isto passou-se numa marca com a qual tinha envolvimento directo. Na altura alargaram as revisões para 2 anos ou 60.000 Km como argumento de marketing.

Como começaram a facturar menos (Fabricante e Concessionários) voltaram à revisão anual ou 30.000 Km

Há um factor no entanto que não é negligenciável, que se aplica aos vários fluidos da viatura, óleo ou não, que é o factor tempo.

Não me parece (e tenho quase a certeza) que a TME faça de maneira diferente pois irão argumentar que não é só o uso que conta mas o tempo ajuda a degradar as propriedades do óleo e porá em causa a fiabilidade.

Numa viatura mesmo sempre  parada são necessárias estas substituições

Isto é verdade, vide por ex. óleo de travões, fluidos de arrefecimento, etc.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 20 Jan 2018 22:09

Daí poder aceitar o princípio de uma revisão por ano, independentemente dos km. 

Agora a cada 7 ou 8 meses com 7500 ou 8000 km de uso do MCI (e o meu caso não é dos piores)....

Percebo que é preciso manter a rede de concessionários, mas deitar óleo novo fora já não é só sacar uma renda ao cliente, é crime ambiental. 

Page 1 of 3 (23 items) 1 2 3 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com