Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Petição à Toyota - Revisões dos HV e PHV

rated by 0 users
This post has 22 Replies | 3 Followers

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
023_Auris_Touring_Sport_2013
Ricardo Moreira replied on 21 Jan 2018 8:17

Se me permitem, este problema ocorre em qualquer HSD, embora em menor dimensão...

Costumo utilizar a App Hybrid Assistant, e na maioria dos trajetos, apenas 60% dele foi realizado com o MCI a funcionar.

Por isso, esta contabilidade dos Km’s realizados pelo MCI em separado faz todo sentido, em qualquer Híbrido...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Desde o primeiro post que isso é afirmado Ricardo, não vejo onde está a tua dúvida ou o que te leva a pensar que não é isso:

Luis Neves:
O primeiro problema é ser aplicada a mesmíssima regra aos híbridos, onde uma parte significativa dos percursos são feitos sem recurso ao MCI. A própria Toyota usou há pouco tempo numa campanha publicitária o argumento de uma elevada percentagem EV nos modelos híbridos.

Mas como também foi demonstrado num outro tópico, a percentagem que se rola em EV pode no limite ser quase zero, dependendo inteiramente do tipo de utilização a que a viatura é sujeita.

Portanto a questão é como provar à oficina que o carro não fez os 15 mil km utilizando o motor de combustão. A oficina não adivinha se o carro andou o tempo todo em auto-estrada em alta velocidade com utilização de modo EV em menos de 5% ou se andou em circuito urbano com utilização EV superior a 50%.

Em caso de dúvida, aplica-se o método mais seguro, que naturalmente é efectuar a mudança de óleo.

Ricardo Moreira:
Por isso, esta contabilidade dos Km’s realizados pelo MCI em separado faz todo sentido, em qualquer Híbrido...

Uma coisa é fazer sentido, outra é ser possível aferir essa contabilidade com os instrumentos disponíveis na viatura.

Por isso mesmo se afirmou:

João Prates:

A questão é que infelizmente, e quanto a mim isso tinha de mudar JÁ, os modelos HV não dispõem de contador de km feitos em EV que permitam ao utilizador e aos centros de assistência aferir se o carro rolou ou não km a mais em HV com o mesmo óleo.

Sabemos que nos USA por exemplo o Prius c tem esta informação, mas na Europa nada. É urgente incluir esta informação no CB de TODOS os modelos HV e PHV, e que seja a viatura a alertar para a necessidade de muda de óleo, aliás como muitas outras marcas já fazem nos dias que correm.

Estamos a pedir 3 coisas portanto:

1) Que os PHV que hoje dispõem de método para aferir o rácio EV/HV passem a usar essa info como critério para mudar o óleo;

2) Que todos os futuros HV passem a disponibilizar a mesma informação, para poder ser usada como bem provir ao condutor e concessões;

3) A melhor solução de todas, sem deixar de mostrar o rácio EV tanto em PHVs como HVs, que seja a viatura a chamar para troca de óleo na altura correcta, tal como já fazem muitas outras marcas, tanto europeias como japonesas.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 21 Jan 2018 19:04

A problemática das revisões e das mudanças de óleo já vem do próprio programa oficial da marca: a cada 15mil km é uma revisão ligeira, com um plano de mudança de óleo e pouco mais. A "revisão" é a cada 30mil km, e tem como objetivo verificar muitos mais pontos do veículo do lado da mecânica, do ambiente e da segurança.

Se nos focarmos na questão do óleo, concordo com a abordagem do Luís e dos outros proprietários de PHV, de facto existindo a fração EV/HV não faz sentido ter o mesmo plano.

Separar os planos de ÓLEO dos planos de REVISÃO não me parece nada simples, a não ser que ambas sejam dependentes dos rácios.

Em termos práticos da função do óleo no MCI, recordo que o primeiro óleo é aquele que leva com os ciclos de rodagem, ou seja, tem um intervalo de utilização e posterior mudança que a meu ver não deve ser estendido.

Sou pela petição, embora ache que deva ser exclusivamente para os PHV.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 75 Contributor
Full Hybrid
022_Auris_HSD_2G
903_Tesla_Model_3
tcap-support
Pedro Silva replied on 22 Jan 2018 19:04

Concordo plenamente, e acima de tudo faz enorme sentido o que dizem... apesar de não ter um PHV no que precisarem posso ajudar.

Agora só uma questão e estou a tratar disso e espero ao final de um ano ter esses dados... e o que falo é na diferença de preços nas revisões Ligeiras e Completas se assim lhes podermos chamar...

Ou seja numa pouco mais faço que a mudança de óleo e na outra verifico muitos mais componentes... Mas a diferença de valor é pouca, muito pouca aliás o tempo de mão de obra é o mesmo nas folhas que vejo...

Em relação ao meu veiculo actual tenho de esperar e fazer mais uma revisão para poder comprovar isso mas em relação ao meu antigo veiculo Fumarento posso afirmar isso, inclusive cheguei a questionar e deixar reclamação no livro vermelho.

Animal Branco  Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Plug-In
000_Flint
tcap-support
João Nogueira replied on 23 Jan 2018 2:51

Vou seguir atentamente este tópico...até porque para mim a velha historia de "ou 1 ano" é uma treta.Acho que de 2 em 2 anos é perfeitamente aceitável,não mais que isso, para quem não totaliza os kms. Os fabricantes de oleos nao brincam em serviço e dão sempre 1 ano mas apenas como margem de segurança, é igual ao prazo de validade dos alimentos que podem ser consumidos algum tempo apos o fim do prazo de validade. De ano a ano é só para nos levarem mais dinheiro visto que é nas revisões e manutenções onde as marcas ganham mais dinheiro.

Mas desconfio que a Toyota vai manter o plano de manutençao.

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
Clube 1000 km
tcap-support
Pedro Tiago replied on 23 Jan 2018 16:50

Uma pequena sugestão, para efeitos de contagem de utilização do MCI, porque não fazê-lo pelo número de horas que o mesmo é chamado a trabalhar ?

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Qual seria a vantagem Pedro?

Nem uma coisa nem outra existe nos HSD, portanto...

E não é comum em veículos ligeiros contar horas de funcionamento, isso é para máquinas pesadas normalmente, que eu saiba.

Se pedir para contarem kms já vai ser complicado, pedir para contar horas seria adicionar um nível desnecessário de complexidade.

Isto na minha opinião, evidentemente.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Julgo que isso até pode fazer parte dos menus escondidos, e dos dados que alguns veículos que têm a manutenção/revisão condicionada.

A meu ver, não são só as horas de funcionamento, mas também os ciclos, arranques desde frio, etc.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Concordo com o Telmo. Acredito que a informação que a centralina do carro tem muito mais informação do que aquela a que temos acesso.

Um claro exemplo disso, é no Auris ele não mostrar qual a velocidade programada para o CC, e não é por falta de espaço no display... simplesmente não fazia parte das especificações e ninguém se lembrou de mostrar essa informação para o utilizador. Uma coisa tão simples e que dava tanto jeito. (se não estou em erro no C-HR, que o paínel de instrumentos é muito identico ao do Auris, essa info já aparece).

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
tcap-support

Bom dia.

Acho um bom tema, e sou a favor da petição. No entanto e é minha opinião, penso que faz mais sentido para veiculos Plug-in.

No meu caso pessoal, faço ~11.000Km/ ano, e entre outros factores com o calor que aqui está no verão, sinto-me mais confortável trocando o oleo de ano a ano, por exemplo.

Mas claro isso sou eu.

Smile

Page 2 of 3 (23 items) < Previous 1 2 3 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com