Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Cruise control

rated by 0 users
Not Answered This post has 0 verified answers | 22 Replies | 2 Followers

Telmo Costa posted on 23 Jan 2018 3:12

Boa noite caríssimos.

Num yaris hsd que venha sem CC de origem, qual é o material necessário para colocar? Pelas interwebs encontra-se alguma informação contraditória, uns dizem que só é necessário o manipulo e o cabo de ligação no volante, outros falam de kit completo com sensor de travão e 'embraiagem que não temos'.

Alguém que me consiga elucidar?

Obrigado e cumprimentos.

Yaris HSD GPL

All Replies

Ao que ouvi dizer, a aplicação é direta, por que as ECU e sensores/atuadores já existem, nomeadamente esse do travão.

Entretanto, podes seguir estes tópicos do outro lado do Atlântico: https://priuschat.com/threads/add-cruise-control-to-2015-prius-c-one.149492/

E há vídeos do Youtube, que neste momento não posso assistir por manifesta falta de tempo. Sad

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

hummm... interessante, será que tb se aplica ao auris 1G? ... dava-me jeito.

Telmo Salgado:

Ao que ouvi dizer, a aplicação é direta, por que as ECU e sensores/atuadores já existem, nomeadamente esse do travão.

Entretanto, podes seguir estes tópicos do outro lado do Atlântico: https://priuschat.com/threads/add-cruise-control-to-2015-prius-c-one.149492/

E há vídeos do Youtube, que neste momento não posso assistir por manifesta falta de tempo. Sad

a duvida esta mesmo aí, segundo o pessoal do lado de lá, apenas os carros deles vem equipados com os sensores ECM, os europeus, supostamente, não.

Yaris HSD GPL

Antes de comprar o meu tinha pesquisado sobre isso e tinha chegado à conclusão que no auris (não HSD, pois ainda não tinha sido lançado) era assim, bastava comprar o manípulo.

E acredito que sim, por um motivo muito simples. Todos os HSD tem o hardware do cruise control, para limitar a velocidade máxima! Na prática quando atinges a velocidade máxima, o carro ativa um funcionamento semelhante a cruise control.

Telmo Costa,

Antigamente a Toyota em Portugal instalava o Cruise Control nos Concessionários por ex. no Prius 2G.

Por razões não bem explicadas deixou de o fazer subitamente.

Quem queria passou a ir a Espanha e lá montavam quer no Prius quer no Auris e no Yaris (vários em Badajoz).

Demorava menos de 1 Hora e salvo erro não chegava a EURO 150. Como o Telmo Salgado bem disse na maior parte dos casos está lá tudo e é só mudar a manete.

Telefona para um Concessionário, confirma faz a encomenda e depois é só lá ir.

Sem querer fazer qualquer tipo de publicidade, há malta que vende isso bem barato no OLX, exemplo:

https://www.olx.pt/anuncio/cruise-control-toyota-corola-yaris-land-cruiser-lexus-prius-novo-IDATF7D.html

Bem, mandei vir esse do OLX... vamos lá ver no que vai dar.

O máximo que pode acontecer é surgir mais um anuncio no OLX, caso não funcione Confused

Obrigado pela dica Pedro.

Depois deixo feedback.

Yaris HSD GPL

Fixe!!! assim fazes de cobaia Embarrassed

Depois conta-nos a tua experiência!

Lembro que a uns tempos, o pessoal dos D4D era só ligar a manete, mas dependia da centralina do carro.

No HSD deve ser só ligar.

Nelson Pereira replied on 29 Jan 2018 20:09

Eu montei o cruise control num Prius 2G. Além da obvia manete e do cabo que a liga à placa no volante, levou uma tampa no volante, para acabamento estético. Mais importante foi a substituição do interruptor que está no pedal do travão, para ligar as luzes de stop, por um com 2 circuitos. Esse 2° circuito é para desarmar o CC em caso de travagem

Quanto ficou Nelson?

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

uma duvida que me surgiu, como vou andar a mexer no airbag nao seria má ideia desligar a bateria de 12V... há algum procedimento a ter em atenção ou é o comum dos carros ditos normais? 1º polo negativo e depois polo positivo para desconectar e depois montar em sentido oposto, positivo seguido de negativo.

Cumps.

Yaris HSD GPL

Em 2009

1 x hora mão-de-obra 33.00 €
1 x 8463234011 Manipulo 71.40 €
1 x 4518647010C0 Tampa volante 3.30 €
1 x 8463348020 Cabo ligação ao manipulo 9.16 €
1 x 8434047020 Interruptor travão 41.15 € (necessita de outro circuito para desarmar o cuise control em caso de travagem)

a estes valores tens de acrescentar o IVA 

Muita atenção então a essa questão do botão no travão! Se continuar a ser necessário no teu modelo, a instalação sem esse componente fica incompleta  e pode dar origem a situações de perigo!

Page 1 of 2 (23 items) 1 2 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com