SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

DB do Rei Zoom - Leaf 24kWh

rated by 0 users
This post has 178 Replies | 8 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Boa tarde,

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, prepara-se o Rei Zoom, para iniciar um pequeno período descanso.

Como tal, agradecia a ajuda da comunidade para sugestões do que visitar e pernoitar algures entre Aljustrel e Portimão.

O conhecimento do Sul de Portugal é curto, sou de Viseu e no Norte sinto-me confortável.

Desde já agradecido pelas vossas sugestões.

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Silves é muito bonito, e representativo da cultura árabe. Juntar a isso uma passagem na serra de Monchique já seria excelente.

Onde dormir não faltarão lugares, é uma questão de veres onde podes também aproveitar para carregar. Mas talvez os preços sejam piores à medida que chegas à costa sul...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Bom dia,

Estando a preparar a minha viagem para terras do Algarve, e devido aos kWh disponíveis da bateria (cerca de 14kWh), decidimos fazer a parte final Aljustrel - Alcantarilha pela estrada nacional (IC1), pelos seguintes motivos:

- Nas EN as velocidades médias são mais baixas, pelo que deve ser possível despender menos energia.
- Efetuar paragem estratégica em Ourique para carregar (indicações no PlugShare e Eletromaps).

E é neste ponto que peço ajuda de quem já por lá passou.

Em contacto com a C. M. Ourique, quase nada ou muito pouco me souberam dizer sobre o parque do trabalhador, no entanto, indicaram-me que no Pingo Doce da vila, a funcionária da camara já teria visto um estrutura especifica para carregar carros elétricos.

Alguém tem conhecimento deste posto? É que no site da Mobie não aparece!

Bruno R. Almeida

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

14kWh parece de facto curto para viagens, qual a sua franca opinião da rede Mobi.E? 

Fosse hoje, continuaria a seguir pelo caminho dos eletrões?

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Boa tarde William,

Assim a seco a resposta é Sim.

Agora com um pouco mais de sumo.

Desde Fev de 2018 que nos movemos a eletrões cá por casa, e até hoje posso afirmar que nunca vim de reboque para casa por esgotar a bateria. E acredite que já tive algumas "aventuras" i.e. sair de casa da minha mãe do Cacém com indicação de autonomia de 20km e fazer 37km até casa sem colocar à carga. Ou sair de Troia com a indicação de que a autonomia não deveria ser suficiente para chegar ao destino e ainda assim chegar com 9km de autonomia estimada a V. N. de Milfontes.

Assim sendo, continuo a afirmar que o Rei Zoom cumpre 100% da tarefa para 95% da minha vida atual. Os 5% restantes são as denominadas grande viagens (Lx-Algarve) (Lx-Viseu), viagens essas que são realizadas 1 ou 2 vezes por ano. Como tal, não vou condicionar a minha vida com um MCI se basta um bom planeamento de viagem, associado a alguma aventura e paciência e até as "grandes" viagens se fazem com uma autonomia reduzida.

E acredite que não é a referida autonomia que diminui os passeios ou visitas. Pois enquanto tivemos o Sonecas (Yaris1.0) evitávamos sair de casa devido aos custos como combustível, quando tínhamos o ImBatível (Prius 2G) saiamos com o jogo de atingir o menos consumo possível e fazíamos em media 15.000km /ano. Com o Rei Zoom fizemos no passado ano cerca de 25.000km, perfazendo um total de 34.000km em 16 meses.

Agora, dava jeito mais "bateria", claro que sim. O descanso é outro. Principalmente quando é o único carro da casa, mas apesar de estarmos pelos cabelos com o pós-venda da marca, a trocar no futuro será sempre por um BEV novamente.

Agora a rede Mobie: Resumindo, pegaram em algo que poderia ser genial e estragaram. Desde a falta de manutenção dos postos, a não atualização de potencia dos mesmo, a ocupação indevida por parte de MCI, PHV e BEV e assim de tudo a falta de bom senso. Estão a ditar a morte de algo que podia ser pioneiro, inovador e vanguardista como foi o caso da SBIS.

Hoje (17 de Junho de 2019) em Portugal ainda é preciso alguma paciência para ser proprietário de um BEV com pouca autonomia, pois os atuais carro de 40kWh e superiores é apenas uma questão de ter onde "abastecer" durante a noite e 75% dos problemas desaparecem.

No entanto, tudo o que relatei não passa da minha experiencia pessoal, em Lisboa, onde na realidade ainda existem imenso postos Mobie funcionais e aparecem também já vários posto de carregamentos privados e sendo detentor do pior carro de todos a bateria (capacidade de fabrica de apenas 21kWh de origem, com a pior química de todas e sem qualquer tipo de controlo de temperatura) mas devido há oportunidade e negocio que surgiu é um bom investimento.

Para mim, tem cumprido o seu propósito: poupança ambiental possibilidade de contribuir para um planeta melhor e ajudar a mudar mentalidades, pois os custos financeiros de poupança de combustível foram quase todos absorvidos pela avaria no canhão eletrónico da ignição.

Não me vou alongar, pois cada caso é um caso e todos temos necessidades especificas de mobilidade e no meu caso preciso do Rei Zoom umas semanas para fazer 100km por semana, outras semanas para fazer 150km por dia, mas mais uma vez reforço tenho uma garagem em casa e uma no local de trabalho.

No entanto, tudo o que puder ajudar a esclarecer estou por ai,

Bruno R. Almeida

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Bruno Almeida:

Alguém tem conhecimento deste posto? É que no site da Mobie não aparece!

O meu conhecimento é mínimo. O que sei vem do electromaps. Existe por ali um descampado onde fazem feiras, com um grande pavilhão. Nesse pavilhão, existem tomadas, estão no electromaps as fotos das tomadas. E as pessoas garantem que foi um responsável da câmara que autorizou que essas tomadas fossem usadas para carregar carros eléctricos.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Miguel Ramos:
E as pessoas garantem que foi um responsável da câmara que autorizou que essas tomadas fossem usadas para carregar carros eléctricos.

Atualização sobre o Parque do trabalhador em Ourique: Voltei a contactar a C. M. Ourique, onde desta vez pude perceber que o parque está aberto 365 dias por ano, tando apenas condicionado o acesso em tempo de festas locais.

As tomadas deverão estar sempre ligadas e caso não estejam acabei de receber a informação que devemos contactar a C. M. Ourique para que alguém prontamente possa prestar auxilio.

Relativamente ao Pingo Doce, o que pude verificar é que o dono do edifício tem efetivamente um veiculo elétrico e carrega lá (pois trata-se da sua casa) O espaço do Pingo Doce é um aluguer.

Como tal, é desejar muito que o bom tempo volte e rumar ao Algarve mais descansado.

Bruno R. Almeida

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
Bruno Almeida replied on 2 Jul 2019 13:55

Boa tarde,

Após uma semana de Rei Zoom por terras algarvias, venho apenas indicar algumas curiosidades:

1 - Em 7 dias fizemos cerca de 1.000km, a uma V.M. de 51km/h e estivemos em condução durante cerca de 20h;

2 - A N125 permitiu ao Rei Zoom, com uma facilidade incrível fazer 110km com uma única carga, apesar de ter apenas 14kWh disponíveis, calculando que teria ainda 8km de autonomia restante.

3 - Acrescentamos mais um ponto de paragem estratégico na viagem, Ourique, que no seu parque do trabalhador disponibiliza, nada mais, nada menos que 44 tomadas "caseiras" de 16 amperes.

4 - O troço assustador entre PCR de Aljustrel e Armação de pera (mais precisamente Alcantarilha-Gare) foi um mimo, mesmo com a viagem a ser feita pela IC e não pela AE. Ficamos com a ideia que o troço não tem subidas tão acentuadas e é mais agradável de conduzir, pois contraria a monotonia da AE. Em questões factuais, a diferença de andamento apenas se revelou em + 5km/h para uma velocidade média de 60km/h.

5 - Preferência do condutor e passageiros vai para em futuras deslocações ir pela nacional, o condutor porque requer mais atenção e isso implica maior diversão na condução, com as curvas, subidas, descidas, consumos, regeneração e afins, para os passageiros porque com a paragem estratégica em Ourique vem uma bom almoço ou jantar e as curvas são um embalo fantástico para uma grande soneca. 

Bruno R. Almeida

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Boa tarde,

Passagem por este diário apenas para assinalar que o Rei Zoom ontem passou a marca dos 150.000km.

Bruno R. Almeida

Page 18 of 18 (179 items) « First ... < Previous 14 15 16 17 18 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com