Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Model 3 vs Nissan Leaf

rated by 0 users
This post has 30 Replies | 3 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Miguel Ramos:

(...)

O Ioniq sei eu que só o faz quando está ligado à corrente. Não é grande ajuda se o tiver de estacionar ao sol num dia de Verão. A conclusão provavelmente é que vou usar menos o carro no pico do Verão, deixando-o no fresco da garagem com os nossos 30 graus, e faço férias de Prius+.

EDIT: Vamos ter de esperar bastantes mais anos (talvez 8, 10) por baterias de estado sólido que possam aguentar estas situações. Só aí haverá solução.

Custa-me a crer que 3/4 horas de pico do calor por dia farão grande estrago na bateria do carro... Não usar o EV por estar calor na rua parece algo bastante rebuscado confesso...

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

3/4 horas... Isso é na Primavera, isso será em breve. Já apanhei 34 às 2h da manhã em Espanha. Um daqueles dias de 47 de máxima, não há maneira do calor se dissipar (47-34=13). E foi no interior, onde a noite arrefece mais, não foi litoral. E 47 já vi muitas vezes... Também em Portugal, num dia em que as temperaturas passem os 35, se calhar é quente demais das 11h às 23h.

Sim, mas não usar talvez seja exagero. E é para quem tem alternativa.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
110_CT200h
tcap-support

O Bjorn fez um teste à autonomia do Model 3, com a bateria Long Range, e conseguiu oa declarados 500km, neste video

Ainda não foi bem o teste que eu gostaria, a 120km/h. No video foi apenas a 90km/h.

Lexus CT200h

Top 50 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
110_CT200h
tcap-support

Ainda uma nota para as seguintes vantagens do Model 3, relativamente a outros EV:

-Mapas Google, que estão sempre a ser atualizados (gratuitamente)

-Ligação de dados 4G sem custos (pelo menos, tanto quando sei)

Lexus CT200h

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Pedro C Lopes:

O Bjorn fez um teste à autonomia do Model 3, com a bateria Long Range, e conseguiu oa declarados 500km, neste video

Ainda não foi bem o teste que eu gostaria, a 120km/h. No video foi apenas a 90km/h.

Deve andar entre os 350 e os 400 km...

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
110_CT200h
tcap-support

Luis Neves:
Deve andar entre os 350 e os 400 km...

Só ???

A ser assim, a versão base, que declara 350km, a 120km/h terá só 250 reais ???

Lexus CT200h

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Não há informação segura sobre a capacidade útil das baterias, mas estimativamente consideremos 55 e 75 kWh.

Apesar de ser um carro eficiente, a essa velocidade não é de contar com menos de 18 kWh aos 100 km.

Se deixarmos uma margem de 10% (ninguém gosta de andar com o coração apertadinho), isto dará 275 e 375 km, respetivamente. 

Top 50 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
110_CT200h
tcap-support

Luis Neves:
Apesar de ser um carro eficiente, a essa velocidade não é de contar com menos de 18 kWh aos 100 km.

No teste feito pelo Bjorn, a média foi de cerca de 14kwh/100km a 90km/h.

Por isso faz sentido a média que preconizas a 120km/h ser de 18kwh/100km.

Lexus CT200h

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Eu acho que as estimativas do Luís Neves acertam na mouche. Excepto que eu diria que um pai de família tem de dar margens ainda maiores.

Á saída de viagem, dá um bocado trabalho sair com 100%. Em etapas intermédias, não sei nos Tesla, mas nos outros costuma ser chato ou até impossível carregar até 100%. Geralmente, a velocidade de carregamento diminui depois de passar os 80%. Nos Leaf é gradual, com a temperatura. No Ioniq é taxativo: vai a 50kW até aos 80% e desce abruptamente para cerca de metade, a partir daí só carrega até aos 94% por segurança.

Ou seja, em etapas intermédias, o ideal é poder sair apenas com 80%. Então, diria 80% na primeira etapa e 70% nas seguintes. Então, no 55kWh, 215-250km. No 75kWh, 300-330km.

Em todo o caso, Lisboa-Faro por exemplo, é garantido, mesmo com todas as folgas no 55kWh, porque assim que se sai da AE o consumo diminui.

EDIT: No Ioniq que faz médias a 120km/h que extrapolando dariam uma autonomia entre os 165 e os 175km, parece-me um esticão fazer mais que os 137km que faço até ao PCR de Aljustrel (ligeira subida) no sentido N->S. Qualquer dia tenho ir ao Porto em duas etapas. Não tem havido tempo.

Pedro C Lopes:

Ainda uma nota para as seguintes vantagens do Model 3, relativamente a outros EV:

-Mapas Google, que estão sempre a ser atualizados (gratuitamente)

-Ligação de dados 4G sem custos (pelo menos, tanto quando sei)

No Ioniq, também no Opel Ampera-e, podes usar o Google Maps via Android Auto. É giro, tenho estado a usar nestas últimas duas semanas. Dá uma sensação de estar mais ligado que o Satnav normal, porque regista tudo, mesmo os percursos que faço a pé.

De resto, pelas actualizações de mapas é um tanto indiferente, o Ioniq vem actualizações gratuitas por 10 anos. Quanto à informação de trânsito em tempo real... parece-me que tenho mais detalhe e possibilidade de cortar caminhos no Satnav do carro. A diferença é que é de esperar que o Google Maps evolua mais ao longo da vida do carro.

Por outro lado, o Google Maps limita muito a interacção assim que se coloca a mudança em D por segurança. Os PoIs são limitadíssimos. No Tesla deve ser melhor, especial, porque o Google Maps normal nem sequer tem PCNs (só tem PCRs e SuperChargers). Em D apenas faz procura por voz. Se eu precisar de escrever tenho de pôr em P.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Pois, eu referia-me à primeira etapa saindo a 100%.

Em caso de carregamento intermédio, aconselho considerar apenas 70% de carga útil: isto porque não faz sentido carregar acima dos 80% (é uma perda de tempo pela descida da potência de carragamento) e para manter os 10% de reserva final.

Aliás, é por esta razão que o supercharger de Fátima não me dá jeito nenhum: são 75 km a partir de Coimbra, o que significa que chegaria lá ainda com os 80% de carga, pelo que não interessa parar...PCR à porta de casa não dão jeito!

Page 3 of 4 (31 items) < Previous 1 2 3 4 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com