Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Sistema de monitorização de consumo energético com nodemcu, PZEM e emoncms

rated by 0 users
This post has 16 Replies | 1 Follower

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
José Rosado replied on 16 Mar 2018 23:07

A tua nem direito a ecrã vai ter Stick out tongue..

Olha o que recebi hoje: 

Estes são ideais para ligar apenas a um PZEM e monitorizar o consumo de um circuito qualquer (iluminação, tomadas, ...) Big Smile

Top 75 Contributor
Full Hybrid
022_Auris_HSD_2G

Bom projecto. Estes temas de monitorização de energia agradam-me muito. Excelente!

Toyota Auris HSD 2017 Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support

Excelente desenvolvimento de um projeto que a todos interessa.

Obrigado José.

Not Ranked
Pendura
000_Flint

Ola

Também tenho um sistema em casa idêntico ao teu, podias partilhar o esquema para ver as diferenças com o que tenho?

eu segui este tutorial:

https://github.com/apreb/eNode/blob/master/README.md

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Viva:

o que tens é o que foi criado pelo user apr do fórum nissanleaf.pt. O meu não difere muito desse, mas essencialmente só estou a usar um PZEM ligado na porta série do nodemcu (identificados na placa como sendo os pinos TX e RX) e o LCD ligado nos pinos D1 e D2. Depois tenho o botão ligado no pino D0, mas ainda não fiz muito software para o uso do botão (está em desenvolvimento). Não posso meter aqui um diagrama/esquema, pois de momento não tenho nenhum software para fazer isso. A alimentação foi feita com um daqueles carregadores USB que se encontram nos chineses, tendo o removido da caixa e ligado directamente aos 220V e a saída de 5V ao pino Vin do nodemcu (além de alimentar o LCD). 

De resto, apenas o software difere, para estar adaptado ao meu caso/realidade. 

Not Ranked
Pendura
000_Flint

o teu parece mais simples, neste tive de trocar no R17 o smd para um de 500 ohm, e uso uma fonte de alimentação de 3,3 volts para alimentar a placa wifi  e o pzeem.

O teu parece so ligar os 5 volts

Consegues medir o que é injectado na rede?

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

No caso dos que ligam ao nodemcu, também tive de fazer esse hack da resistência, por causa dos 3,3V (na verdade, em vez de trocar a resistência, soldou-se uma de 1k em paralelo com a que lá está, ficando assim os 500 Ohm). Agora nos que vou ligar à placa que fotografei junto da moeda de 2€, não vou precisar disso, dado que a porta série da mesma funciona com 5V sem problemas. 

Para medir o que é produzido e o que é injectado na rede, como no caso do João Ferreira, tem de se usar 2 PZEM: um mede o que os painéis produzem e o outro mede o que a casa consome. Um dos PZEM está ligado na porta série normal do nodemcu e outro está ligado nos pinos identificados como D3 e D4 na placa do nodemcu.

Como modifiquei a instalação do João de modo a injectar o que os painéis produzem antes da distribuição para a casa (directamente no diferencial de entrada do quadro dele), é só fazer as contas para saber o que está a ser produzido, consumido pela casa e injectado para a rede.

Page 2 of 2 (17 items) < Previous 1 2 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com