Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB - Prius 3g - JMMarques

rated by 0 users
This post has 34 Replies | 3 Followers

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

Viva a todos!

Desde o último registo, dia 2 de março, que muita coisa aconteceu, mas não dando para registos mais assíduos, aqui vai um resumo.

• Abastecimento a 2 março: 34,2 L (gasolina 95), 136675 km no contador
  • Abastecimento a 10 março (com reserva a estimar 41km*) : 37,1 L, 137532 km no contador.
  • Km efetuados com 1 depósito até início da reserva: 854 km. Estimativa de consumo ~4.34 L/100 km.
  • Estimativa dada pelo comp. de bordo com o depósito atestado: 797 km.
  • Troca de 2 pneus aos 137000 km
  • Pressão dos pneus: 2,2 à frente e 2,2 atrás**

*Sobre a estimativa de km na reserva, quando o último traço do depósito começou a piscar, a estimativa andava pelos 46 km. Contudo, para meu espanto, notei que mesmo vindo em modo eletrico numa descida (portanto, a carregar a bateria), esse valor estimativa ia descendo, de 46 até 41 km. Porquê? 

Aos 137 mil km pus 2 pneus novos atrás. Foi-me aconselhado a pôr os pneus novos atrás, e mudou-se os traseiros para a frente, a reavaliar daqui a ~5000 km. Além disso, disseram-me também para "cruzar" os pneus a cada 10000 km, de lado e de frente <-> trás caso os 4 pneus fossem novos.

** Ao colocar os pneus, o senhor pôs uma pressão de 2.20 bar tanto à frente como atrás. Apesar de eu saber que o recomendado era outro valor, acabei por não lhe pedir para alterar a pressão e, mais tarde, acabei por me esquecer de pôr a pressão que pretendia. Desta forma, o percurso que fiz com o último depósito foi com aquelas pressões. Agora ao atestar, pus os pneus conforme as indicações base, os 2.5 frente e 2.4 atrás.

Garantindo então que uma medida de segurança básica estava satisfeita (os pneus), tenho na minha lista de afazeres algumas coisas, como:

1- polir a proteção dos faróis à frente

2- considerar pôr sensores de estacionamento, que apesar de não ser essencialíssimo, acho úteis. Este carro não tem câmara traseira.

3- Procurar um local de peças usadas, nomeadamente um volante. O atual está totalmente operacional, mas tem sinais estéticos de evidente desgaste

4- Adquirir o dispositivo de Via Verde, que neste momento não posso por estar ainda a aguardar o livrete "definitivo".

Uma nota infeliz, num destes dia tão cinza quanto chovoso, não consegui evitar que um carro azulinho desse um "beijinho" no pára choques da frente. Mais uma cicatriz que a seu tempo merecerá reparação. Não vou dar detalhes, não sei bem porquê :) mas fica aqui a nota que há anos que conduzo outros carros, e 1 semana com o "novo" velho carro e já tive um "incidente" minor.

Sobre consumos, a média orbita entre os 3.5 e os 4,4 L/km, com uma média calculada no Spritmonitor de 4,3 L/100 km.

Outras observações:

• Por falta de oportunidade, acabei por ter de ser a fazer a limpeza do carro (nada de limpeza premium para ninguém). Na continuação da saga do boneco no vidro de trás, junta-se evidência de que as crianças gostavam de comer bolacha maria e algo com chocolate que, felizmente, desapareceu completamente do tecido do chão.
  • Já sei emparelhar o tlm por bluetooth, mas não consigo pôr música através do tlm. O carro só permite o bluetooth para atender e fazer chamadas?
  • Na limpeza dos vidros, usei um simples produto de limpeza para os vidros (tipo aquela equipa holandesa que começa por A e acaba em jax, só para não fazer publicidade gratuita), mas o resultado foi subótimo. Limpei primeiro com um pano limpo e depois até com papel descartável mas mesmo assim ficaram marcas das passagens. Há algum produto especial ou precisa é de uma melhor limpeza?
  • Foi com uma agradável satisfação que percebi que com um ligeiro input elétrico é possível manter velocidades elevadas em percursos planos (ex: 117 km) sem usar o motor a combustão. Este aspeto foi mais do que suficiente para um amigo indeciso se render à tecnologia híbrida Yes
  • Ao usar o ar (com o AC acontece menos) para desembaciar, parece-me que atua bem na metade inferior do pára-brisas, mas o restante mantém-se embaciado ou demora "muito" mais tempo. Isto é normal?
  • Mais uma vez reforço a ideia de que é preciso ter um cuidado acrescido com os peões e ciclistas. Pela minha curta experiência a prudência justifica-se TODOS os dias
  • Agora neste depósito, a ver vamos como a pressão 2.5/2.4 interfere nos consumos.

Ou seja, fica a ideia de que os 1000 km com 1 depósito ainda está longe de alcançar, mas não desisto! Será que só é possível no verão?

EDIT: apaguei as fotos, uma vez que neste caso não há a necessidade de as pôr, bastando referir as informações. Quando houver necessidade, faço de outra forma como fiz num post anterior com ligação externa.

Bem haja a todos!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Nem tanto. Com 4,1 no CB e tendo começado com o depósito bem cheio, dá para ir aos 1000 km.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Bom dia José.

Verifica por favor como inserir fotos nos posts da forma correcta, consultando as instruções no fórum da Organização Interna.

Imagens alojadas directamente no nosso servidor em novos posts serão eliminadas sem mais avisos.

Nota:

É sempre explicitamente referido a cada novo membro para consultar o dito fórum precisamente para evitar situações destas.

Não há razão para estares a postar fotos ocupando espaço na nossa máquina, e com fotos tão pequenas que mal se vêm nos posts.

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

Luis Neves:

Nem tanto. Com 4,1 no CB e tendo começado com o depósito bem cheio, dá para ir aos 1000 km.

Se o depósito tem 45L de capacidade, e ao atestar pouco depois da última barra de combustível estimado começar a piscar, só leva 37L. Esperando algum tempo dá para meter mais uns 3 litros, mas de qualquer forma parece que os (45-37=) 8 litros que ainda estariam no reservatório ainda dariam para mais um bom bocado apesar de a estimativa no comp de bordo ser <45km.

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

João Prates:

Bom dia José.

Verifica por favor como inserir fotos nos posts da forma correcta, consultando as instruções no fórum da Organização Interna.

Imagens alojadas directamente no nosso servidor em novos posts serão eliminadas sem mais avisos.

Nota:

É sempre explicitamente referido a cada novo membro para consultar o dito fórum precisamente para evitar situações destas.

Não há razão para estares a postar fotos ocupando espaço na nossa máquina, e com fotos tão pequenas que mal se vêm nos posts.

Eu li, mas como não tinha muito tempo acabei por redimensionar as imagens para ver se ocupavam menos espaço. Sendo assim, quando quiser mesmo inserir fotografias, já sei como devo proceder. 

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

Carlos Costa:

José M Marques:
Ainda não sei desligar o rádio

Pressiona o botão do volume uns segundos e voilá!

Afinal para desligar o rádio é no botão abaixo do botão para diminuir o volume Yes

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 11 Mar 2018 15:29

José M Marques:

Luis Neves:

Se o depósito tem 45L de capacidade, e ao atestar pouco depois da última barra de combustível estimado começar a piscar, só leva 37L. Esperando algum tempo dá para meter mais uns 3 litros, mas de qualquer forma parece que os (45-37=) 8 litros que ainda estariam no reservatório ainda dariam para mais um bom bocado apesar de a estimativa no comp de bordo ser <45km.

O depósito bem atestado leva um pouco mais de 47 litros; quando o último traço começa a piscar, foram consumidos cerca de 38. Na reserva, com médias de 4 litros, fazem-se bem 160-170 km.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

Boa tarde! 

Uma ausência forçada das estradas na sequência de um a/incidente obriga a uma diminuição das experiências a relatar. Ainda assim, é de registar que o serviço de atendimento telefónico na CA de Braga foi muito pouco acessível, nomeadamente no horário após abertura ou antes do fecho. 

Como curiosidade offtopic, os pagamentos de portagens com cartão são codificados como operações de baixo valor, sendo agrupados vários episódios e emitido um único movimento (não sei qual o intervalo de tempo, se semanal, quinzenal, mensal...) com o valor acumulado, sem ter custos adicionais por isso. Outra nota é que para quem não tem via verde, as SCUTS só estão disponíveis 2 dias após e durante 5 dias úteis, num total de 7 dias úteis após a passagem na SCUT.

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

Boa tarde a todos!

Uma rápida atualização. O carro (ou carrinha??) tem-se portado lindamente Yes

Está com 144750 km, 8075 km na minha mão, com uma média estimada de 4.1  L/100km no geral, e 3,8 agora no tempo mais quente.

Coloquei esta semana sensores de estacionamento atrás, que senão fosse o senão do necessário bip a juntar ao já existente bip da marcha atrás, estaria perfeito. Ainda assim, é uma útil adição ao veículo.

Algumas dúvidas:

• quando estou em modo elétrico, a estimativa no computador de bordo dos km com o atual combustível vai descendo, em vez de se manter (ou subir se for a carregar numa descida por exemplo). Porque é que isto acontece?
  • em algumas situações (assumindo bateria a meio ou mais), o motor de combustão liga, para segundos depois se voltar a desligar. Isto acontece em descidas quando ligo o modo B ou mesmo sem mudar para este modo. Isto tem a ver com a transição das "mudança" ou o que é?

De resto, tem sido uma condução firme e segura, ajudado pelo pneus novos, pelo quase silêncio se o piso ajudar, ou pela suavidade das transições das mudanças. Já se nota um número cada vez maior de prius (assim como de outros híbridos) nas estradas do norte de Portugal, noemadamente Braga. Alguns deles, inclusive, com o "dístico" Prius-pt Yes

Espero que esteja tudo bem com a comunidade. Tenho de ver aqui nos fóruns quando é o próximo encontro, para ver se arranjo o tão desejado autocolante Cool

Até já!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Excelentes médias!

Em relação às questões...

A autonomia diminui sempre, mesmo com descidas e regenerações que fariam estender um pouco os litros no depósito, é um algoritmo/cálculo que faz questão de ser conservador e que tem em conta a média de muito longo prazo.

O MCI liga (utilizando uma pequena injeção de gasolina) por alguns momentos quando se passa a barreira dos 75km/h, ou quando faz idle check.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Page 3 of 4 (35 items) < Previous 1 2 3 4 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com