Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Escalas de valor

rated by 0 users
This post has 7 Replies | 1 Follower

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
006_Insight_2
João Crisóstomo Posted: 28 Feb 2018 14:23

Boa tarde. 

O assunto que trago poderá não ser consensual. 

Quando tentei trocar o último fumarento por um híbrido (estou a falar do Mercedes 270 turbo de 2001) o vendedor disse uma frase que me ficou: têm de se colocar no lugar de quem vai comprar o seu carro. Efectivamente eu não me estava a colocar no lugar do outro, mas no meu. E dado que estava a vender um carro que me tinha custado os olhos da cara, sentia-me no direito de pedir um valor alto. Depois estava apaixonado pelo carro, e isso não permite ver claro.

Falo neste assunto porque também por aqui tenho encontrado amigos que, na hora de se desfazerem dos companheiros de estrada, ou não o conseguem ou hipervalorizam os ditos. 

Sei a dificuldade que é abrir mão do que se ama. Entretanto, como dizia o meu avô, um bom negócio só o é se for bom para todos. Ora é aqui que está o busílis. Quando finalmente consegui vender o 270 pedi um preço miserável para facilitar e poder comprar o híbrido que hoje conduzo. 

Estou arrependido? Claro que não. A era dos Mercedes na minha vida tinha terminado com a consciência de que poluir para nos podermos mover não pode ser a solução. Ponto final! 

O Prius que negociei para a minha irmã só foi possível  por custar 7250k. Mais uns milhares e nada feito. De onde me interrogar.

Abraço 

Crisóstomo 

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

João Crisóstomo:

Boa tarde Crisóstomo,

Não o é de certeza, pois a área do marketing e venda estuda-o à imenso tempo e ainda existem imensas correntes de pensamento sobre o mesmo.

O que sabemos até hoje e levamos mais ou menos como certo*:

1. As crianças/jovens são os maior influenciadores da compra, seguido das mulheres;
  2. Um percentagem grande de compras são feitas por impulso;
  3. 90% das compras também são feita associadas a sentimentos deixando a restante percentagem para a razão.

Como tal, é fácil entender o seu ponto de vista. Mas também há que juntar a este rol, a parte de negociação e ética, que nos permite fazer os tais "bons negócios".

*"Administração de marketing,  Philip Kotler, Kevin Lane Keller, 2006".

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 13.28 kWh/100km

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
006_Insight_2

Bruno Almeida:

João Crisóstomo:

Boa tarde Crisóstomo,

Não o é de certeza, pois a área do marketing e venda estuda-o à imenso tempo e ainda existem imensas correntes de pensamento sobre o mesmo.

O que sabemos até hoje e levamos mais ou menos como certo*:

1. As crianças/jovens são os maior influenciadores da compra, seguido das mulheres;
  2. Um percentagem grande de compras são feitas por impulso;
  3. 90% das compras também são feita associadas a sentimentos deixando a restante percentagem para a razão.

Como tal, é fácil entender o seu ponto de vista. Mas também há que juntar a este rol, a parte de negociação e ética, que nos permite fazer os tais "bons negócios".

*"Administração de marketing,  Philip Kotler, Kevin Lane Keller, 2006".

Bruno R. Almeida

Boa tarde,

Ou seja : mais que seres racionais, somos instintivos. Nada de novo debaixo do céu, e já por cá andamos há uns bons milhões de anos.

Mais que a compra interessa - me a venda. Porque é aí que o pequeno animal egocêntrico acorda. Descobri-lo dentro de mim, confrontá-lo, não foi fácil na venda do Mercedes. Desde então estou mais atento. Foi isso, mais do que qualquer outra coisa, que quis partilhar.

Abraço 

Crisóstomo 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Não é assunto fácil, claro.

Pessoalmente, tenho a perceção que o valor de mercado nunca é o que atribuímos ao bem que pretendemos vender.

Nessa ótica, no que diz respeito a viaturas, tento comprar BEM para não ter de vender, ou seja, as viaturas andam cá por casa foram escolhidas para rolar até ao colapso. E de facto, com centenas de milhares de km, até agora, a noção de custo de posse é a mais baixa possível. Ficam porém os pés de fora: a segurança ativa/passiva e o ambiente, porque a prazo existirão melhores ofertas mais ecológicas e mais seguras. É o custo da obsolescência...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
022_Auris_HSD_2G

Compartilho a tua opinião. Quando fui dar o meu Toyota Avensis à troca pelo Auris fiquei desolado quando me disseram que o mesmo só valia 500 a 750€. Eu sei que o carro tinha 17 anos e 200 mil kms, mas o motor tava impecável e fiquei muito apegado ao mesmo. Foram 4 anos e 50 mil kms feitos nele sem problemas de maior. Senti uma tristeza quando o deixei, mas acredito que me sentiria pior se me tivessem dado os 500 a 750€ que diziam que valia. Quase que mais valia vendê-lo às peças Stick out tongue

Toyota Auris HSD 2017 Spritmonitor.de

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
006_Insight_2

Telmo Salgado:

Não é assunto fácil, claro.

Pessoalmente, tenho a perceção que o valor de mercado nunca é o que atribuímos ao bem que pretendemos vender.

Nessa ótica, no que diz respeito a viaturas, tento comprar BEM para não ter de vender, ou seja, as viaturas andam cá por casa foram escolhidas para rolar até ao colapso. E de facto, com centenas de milhares de km, até agora, a noção de custo de posse é a mais baixa possível. Ficam porém os pés de fora: a segurança ativa/passiva e o ambiente, porque a prazo existirão melhores ofertas mais ecológicas e mais seguras. É o custo da obsolescência...

Bom dia, 

O meu primeiro foi o famoso 190 da Mercedes. Comprei-o a um casal que o tinha ido buscar a Munique. Caixa automática, suave, potente (era a versão sport 2.5 td) fiz com ele coisas inimagináveis. Na verdade explorei a condução e o país, sobretudo o Alentejo. Por estradas e estradinhas fui onde alguns só vão de jipe. Inevitavelmente meti-me em alhadas mas o carro aguentava tudo. E ficamos amigos para sempre.

Quando o vendi senti-me a atraiçoar um amigo. E foi complicado. O interessado, para me vincular, vêm de Coimbra e traz um cheque visado. Hesito e ele insiste em me deixar o cheque como um sinal. Fiquei sem argumentos. Ainda não se tinham passado três dias e já estava arrependido. Tarde demais. Nunca mais vi o carro ou o comprador. Liguei - lhe para saber do carro? Está bem. E ficamos assim. 

OH, também pensei em o encostar. Mas o dinheiro fazia falta e tive de ir pelo caminho da venda. Se andasse para trás teria vendido? Absolutamente não! Que se danassem os consumos, os gastos constantes em oficina, a pintura. Antes oferecê-lo a um amigo, ou deixá-lo morrer suavemente, que abandoná-lo à cobiça alheia. 

Não é uma história edificante. Nem bonita. 

Abraço 

Crisóstomo 

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Há o valor real de um bem e o valor emocional. O dilema, enquanto vendedores, é esquecer o lado afectivo. Se pudesse não teria vendido nenhum dos carros que já tive, e seriam 6 carros para manter. Impensável! Mas já vendi 3, perdi dinheiro nos 3, mas penso ter vendido por um preço justo. Se achava, na altura que os vendi, que eles valiam mais? Com certeza que sim, mas o mercado não funciona em função da ligação emocional ao carro.

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1100 km

Não há como separar totalmente o coração da razão na hora da tomada de decisão, por muito que pensemos que sim.
Somos seres emocionais, e pensamos sempre como teria sido se tivéssemos tomado uma decisão diferente do que a que, efectivamente, tomamos. Até a nossa memória tende a exagerar positivamente o recordar de eventos passados que guardamos com afecto. 
As conclusões desta conversa fez-me lembrar um antigo anuncio do Ikea...

Page 1 of 1 (8 items) | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com