Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Alteração do conta quilómetros

rated by 0 users
This post has 16 Replies | 2 Followers

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
tcap-support
João Crisóstomo Posted: 5 Mar 2018 18:18

Soube há instantes que o Prius 2G que negociei para a minha irmã há menos de 2 meses, carro anunciado com cerca de 115000km atestados pelo computador de bordo, afinal, segundo os registos da Toyota, terá pelo menos mais 100. 000 km.

A minha irmã não ficou nada satisfeita. Na verdade sente-se enganada. Também eu por ter confiado em quem o vendeu. Mas pronto, são coisas que acontecem. 

Entretanto não entendo que tendo o carro sido sempre assistido na Toyota só agora viessem falar no assunto.

O caso remonta a 2014 quando de repente, entre duas revisões, se eclipsaram 120.000km. É certo que o carro era assistido no norte e foi vendido a um sr de Setúbal. Foi neste interim que alguém rejuvenesceu o Prius. 

Sei que no passado estas manobras se faziam. Mas num híbrido? Ainda por cima um híbrido muito bem conservado. 

Quinta vou a Setúbal tentar perceber melhor esta história. Depois contarei os pormenores. 

Abraço 

Crisóstomo 

Top 50 Contributor
Plug-In
000_Flint
tcap-support

Arranja provas que sustentem a lteraçao ilegal dos kilometros e é uma questão de "conversares" com o vendedor. Tendo em conta que martelar kilometros é um crime de burla pode ser que chegues a um "entendimento" com ele.

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

João Crisóstomo:
o Prius 2G que negociei para a minha irmã há menos de 2 meses, carro anunciado com cerca de 115000km atestados pelo computador de bordo, afinal, segundo os registos da Toyota, terá pelo menos mais 100. 000 km.

Ou o carro teve uma avaria no quadrante que implicou a sua substituição, e nesse caso terá que existir um documento oficial que o comprove, ou então estamos perante uma ilegalidade. Adulterar o conta quilómetros é crime, mas como vivemos na república das bananas isto continua a acontecer todos os dias e não se passa nada!! 

João Crisóstomo:
A minha irmã não ficou nada satisfeita. Na verdade sente-se enganada. Também eu por ter confiado em quem o vendeu. Mas pronto, são coisas que acontecem. 

São coisas que acontecem??? Eu ia até às últimas consequências, mas não aceitava esse carro nem mais um minuto!! Não acredito que as pessoas sejam enganadas e aceitem isto de forma leviana!! 

João Crisóstomo:
não entendo que tendo o carro sido sempre assistido na Toyota só agora viessem falar no assunto.

A esmagadora maioria doas pessoas que compra carros usados, já com alguns anos, não os leva à marca para as revisões. Por isso é que esta manobra vai passando despercebida. Já vivi esse drama de perto, com um amigo que comprou um Alfa com 120 mil km, mas que já havia feito uma revisão na marca com 240 mil km. O caso foi resolvido sem recorrer à justiça, mas foi muito feio! 

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
023_Auris_Touring_Sport_2013

Pensava que fossem actos do passado, adulterar o conta quilómetros é crime, eu tratava de arranjar documentação que comprovasse a adulteração e confrontava o vendedor, ou entram em acordo ou, em último recurso, tribunal.

Telinha - Toyota Auris TS HSD CF+PS 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
tcap-support

Carlos Costa:

João Crisóstomo:
o Prius 2G que negociei para a minha irmã há menos de 2 meses, carro anunciado com cerca de 115000km atestados pelo computador de bordo, afinal, segundo os registos da Toyota, terá pelo menos mais 100. 000 km.

Ou o carro teve uma avaria no quadrante que implicou a sua substituição, e nesse caso terá que existir um documento oficial que o comprove, ou então estamos perante uma ilegalidade. Adulterar o conta quilómetros é crime, mas como vivemos na república das bananas isto continua a acontecer todos os dias e não se passa nada!! 

João Crisóstomo:

São coisas que acontecem??? Eu ia até às últimas consequências, mas não aceitava esse carro nem mais um minuto!! Não acredito que as pessoas sejam enganadas e aceitem isto de forma leviana!! 

João Crisóstomo:
não entendo que tendo o carro sido sempre assistido na Toyota só agora viessem falar no assunto.

A esmagadora maioria doas pessoas que compra carros usados, já com alguns anos, não os leva à marca para as revisões. Por isso é que esta manobra vai passando despercebida. Já vivi esse drama de perto, com um amigo que comprou um Alfa com 120 mil km, mas que já havia feito uma revisão na marca com 240 mil km. O caso foi resolvido sem recorrer à justiça, mas foi muito feio! 

O Prius não me pertence e a minha irmã apaixonou - se pelo carro. A haver confronto com quem o vendeu, e que foi o seu segundo proprietário, terá de ser decisão da minha irmã. Apoiando - a eu no que decidir.

Ignoro os pormenores mas foi o funcionário da Toyota em Setúbal que fazendo revisão ao carro decidiu investigar o seu historial. E assim trouxe a lume os quilómetros reais. O que na verdade se passou não sabem explicar. Dizem apenas que o carro sempre foi assistido pela marca e que na última revisão feita no norte em 2014  marcava mais de 200.000km. Depois o carro foi vendido e transitou para Setúbal onde passou a ser assistido. Quando foi às oficinas para a primeira revisão o contador marcava 90.000km. Porque motivo consentiram na diferença sem denunciar a tramóia (se a houve de facto) não sabem nem conseguem explicar.

Quanto à pessoa de Setúbal a quem o compramos, ignoramos o que sabe ou se em tudo isto agiu inocentemente. Se o conta quilómetros foi martelado por quem lho vendeu, não sabe de certeza. 

Na quinta vou à Toyota falar com o técnico a ver se percebo melhor a história. E claro que falarei com a pessoa a quem o compramos. Já avançar para queixa crime (ele é GNR em Setúbal) sem ter a certeza que agiu de má fé, não o faremos. Vamos a ver o que daqui sai. 

Grato pelas sugestões e apoio. 

Crisóstomo 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
tcap-support

Carlos Costa:

Precisamente! Mas neste caso,  quer os segundos  donos, quer  agora a minha irmã,  não  deixaram de ir à marca. Ora se houvesse falcatrua em quem nos vendeu, não insistiria para lá irmos. Pelo menos não me faz sentido. Mas que sei eu? 

Crisóstomo 

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 5 Mar 2018 21:20

O carro foi adquirido directamente a um particular ou num stand?

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 5 Mar 2018 21:54

Pela descrição o mais certo é o comprador de Setúbal já o ter adquirido assim.

Ainda fica por saber se lhe foi vendido diretamente pelo primeiro dono ou se o carro passou por algum stand intermédio.

A parte boa é que com 100.000 ou com 200.000 km o carro ainda está para durar muitos anos - veja-se o do Antero que já passou os 400.000.

A parte má é que o valor de mercado não é o mesmo com uma ou outra quilometragem...

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo replied on 6 Mar 2018 9:24

Também era interessante saber o registo dos quilómetros aquando das inspecções obrigatórias.

A não ser que a alteração tenha sido feita antes da primeira inspecção, ou então tem um comprovativo em como a quilometragem total tenha sido alterada devido a troca do quadrante. 

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 75 Contributor
Full Hybrid
031_Yaris_HSD
tcap-support
Telmo Costa replied on 6 Mar 2018 10:56

Quando se compra carro usado tem, quase obrigatoriamente, de se perder o amor a 30€ e pedir ao IMT o comprovativo de quilómetros às inspecções anuais. Desta forma um gajo não é comido por lorpa. 

Yaris HSD GPL

Page 1 of 2 (17 items) 1 2 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com