Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Alteração do conta quilómetros

rated by 0 users
This post has 16 Replies | 2 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

A fraude dos quilómetros tem mecanismos legais que costumam dar bons resultados no sentido da justiça:

http://advogadocriminal.blogs.sapo.pt/adulteracao-de-conta-quilometros-e-18179

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Carlos Costa:

O carro foi adquirido directamente a um particular ou num stand?

O carro foi adquirido a um particular. Este senhor, para lá do Prius que nos vendeu, possui mais um. Aliás vendeu este para comprar um Nissan Leaf. 

Por iniciativa sua mostrou-nos  os recibos emitidos pela Toyota em Setúbal e insistiu para continuarmos a dar assistência ao carro no representante.

Isto não me parece má fé, antes pelo contrário. 

Amanhã vou finalmente encontrar - me com o técnico da Toyota que deu o alarme. Só depois haverá decisões.

Abraço 

Crisóstomo 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Carlos Costa:

Ou o carro teve uma avaria no quadrante que implicou a sua substituição, e nesse caso terá que existir um documento oficial que o comprove, ou então estamos perante uma ilegalidade. Adulterar o conta quilómetros é crime, mas como vivemos na república das bananas isto continua a acontecer todos os dias e não se passa nada!! 

Boa tarde, 

Finalmente ontem consegui falar com o funcionário da Toyota sobre o Prius da minha irmã. Mas a conversa não me esclareceu. Em concreto terá, segundo ele, acontecido que o display terá avariado obrigando à substituição. Perguntei se havia registo dessa avaria? Não há, respondeu. Ora sendo o carro, na época, relativamente recente, e sendo sempre assistido pela marca não se compreende que, nessa circunstância, o proprietário não tivesse reportado o problema e procurado solução junto deles.

Perguntei - lhe se havia registo da substituição do display? Também não, respondeu. E  juntou: não foi em oficinas da Toyota que a substituição foi feita. Onde foi não sabe mas imagina. E ficamos assim.

Em resumo apurou-se que houve uma avaria não comunicada à Toyota que terá levado à substituição do dito equipamento. Na sequência dessa substituição aconteceu a alteração da quilometragem. Tudo o resto permanece oculto a menos que o primeiro proprietário resolva falar. Como não parece ser o caso, e como o sr que nos vendeu o Prius para já não têm ou não quer dar o contacto de quem lho vendeu, pouco mais se pode fazer que denunciar o caso junto das autoridades. Mas como a minha irmã entretanto se apaixonou pelo carro e não quer entrar em litígios, o assunto parece condenado a morrer sem conclusão. 

No meio de tudo isto sou eu que estou incomodado. Primeiro porque nunca me tinha acontecido tal e confiei no indivíduo. Segundo porque tenho a mania absurda que as pessoas que estão ligadas aos híbridos são diferentes no que toca a uma ética de responsabilidade para com o planeta e de respeito para com os outros seres humanos. Este caso não altera a minha atitude mas torna - me mais cauteloso. Já para a minha irmã justifica - se a ideia de eu não vivo no mundo real. Terá razão, mas prefiro confiar a desconfiar - é uma opção. 

E é tudo por agora. Se algum dia conseguir chegar à fala com o primeiro proprietário cá voltarei com o resto da história. 

Até  lá um grande abraço a todos que ajudaram 

Crisóstomo 

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

João Crisóstomo:

E é tudo por agora. Se algum dia conseguir chegar à fala com o primeiro proprietário cá voltarei com o resto da história. 

Até  lá um grande abraço a todos que ajudaram 

Estas situações não devem ficar impunes.

Há uns anos atrás vendi um dos meus carros a um inspetor da judiciária. Surpreendeu-me que logo no primeiro contacto telefónico demonstrou saber mais do carro do que eu. Também já tinha comprado o carro usado.  Mas felizmente, não tinha qualquer problema.

Depois de fazermos negócio, identificou-se e alertou-me para várias fraudes possíveis e frequentes. Uma era exatamente da alteração dos quilómetros.

Todos os carros usados que comprei desde ai, pedi sempre o registo de inspeções ao IMT  (infelizmente só existem apartir do quarto ano e algumas alterações acontecem antes).    Nunca me aconteceu encontrar um alterado.

Mas se encontrar, comunicarei a judiciária. Basta apresentar queixa baseada no registo das inspeções.   Compete a judiciária apurar quem alterou...

Se não o fizer, posso ser mais tarde acusado de cumplicidade.

Neste caso é o que acontecerá a tua irmã se o caso não for denunciado e um dia vender o carro.   Mesmo alertando o comprador, pode ser acusada de cumplicidade.

Se é um 2G e a alteração foi em 2014 é muito provável que tenha sido feita depois da primeira inspeção.

Eu pedia o registo de inspeções e denunciava o caso a Judiciária, mesmo só baseado na suspeita, no caso da inspeção não confirmar.

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 75 Contributor
Full Hybrid
050_C-HR_2016
tcap-support

Boa tarde.

Comprei recentemente um carro antigo, e como já refiram anteriormente, pedi previamente o comprovativo das inspecções periódicas no IMT. Foi através do site do IMT, muito simples.

No próprio dia recebi um documento pdf com todas as inspeções realizadas, desde que se tornou obrigatório.

Ainda não teve curiosidade em saber os registos que estão no IMT?

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Marco Vale:

Ainda não teve curiosidade em saber os registos que estão no IMT?

Boa tarde, 

Pela minha parte já o teria feito. Mas a minha irmã parece empenhada em esquecer esta história. Aliás, sempre que regresso ao assunto fica aborrecida.

A nossa relação nunca foi fácil. Com a compra do Prius houve uma reaproximação. Entretanto aconteceu esta situação e a relação ressentiu - se. Imagino que terei de lhe dar algum tempo para acalmar.

Abraço 

Crisóstomo 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Afonso H:

Estas situações não devem ficar impunes.

Eu pedia o registo de inspeções e denunciava o caso a Judiciária, mesmo só baseado na suspeita, no caso da inspeção não confirmar.

Boa tarde, 

E esta também não ficará, acredite. 

Entretanto tenho de respeitar a sensibilidade da minha irmã para o conseguir. Questões familiares, entende?

Abraço 

Crisóstomo 

Page 2 of 2 (17 items) < Previous 1 2 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com