Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Sistema IMA da Honda - explicação

rated by 0 users
This post has 29 Replies | 4 Followers

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support
João Crisóstomo Posted: 19 Mar 2018 18:18

Sistema IMA da Honda

Veja "Honda Hybrids Explained" no YouTube

Como não sou um prático nestes assuntos, mas imagino que exista alguma curiosidade sobre a tecnologia hibrida da Honda, mormente o seu sistema de transmissão, fiz uma pesquisa e entre vários encontrei o vídeo anexo. 

Abraço 

Crisóstomo 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Boa noite caro João Crisóstomo,

Algumas notas de moderação:

Muito agradecíamos se tivesses o cuidado de abrir tópicos novos nas áreas/fórums mais apropriadas.

Abriste este tópico dentro do fórum dos diários de bordo do Insight, o que não é correcto pois não estás a abrir nenhum diário de bordo.

Uma vez que não existia fórum para generalidades da Honda, o local correcto seria no fórum de outros assuntos, ou em alternativa contactar um dos moderadores ou administradores para criarem uma nova área se preciso fosse. Meter num fórum claramente errado não devia ser opção.

Por outro lado reparei que abriste 2 vezes tópico para o mesmo assunto. Se o objectivo era corrigir o primeiro post, bastava editar o dito clicando em EDIT nas opções do post no seu canto superior direito. Se não sabias como, bastava responder ao post pedindo ajuda. Criar 2 posts iguais também não era opção.

Finalmente inseriste o texto com o url do vídeo do youtube de forma incorrecta. Existem instruções em português sobre como o fazer da forma indicada, que podes encontrar no fórum da organização interna. Na tua admissão deram-te o link e a recomendação de leitura antes de postar para te familiarizares com as diversas funcionalidades, ou pelo menos ver onde estavam as instruções para cada uma, antes de postar.

Vou uma vez excepcionalmente, mover o teu post para o fórum correcto (aproveitei para renomear fórums e arrumar a casa), apagar o teu post duplicado (na verdade já o fiz), e corrigir o teu vídeo youtube para ficar embebido na forma correcta.

De futuro agradecemos um maior esforço de tua parte para participar no site postando da forma correcta.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

João Crisóstomo:
imagino que exista alguma curiosidade sobre a tecnologia hibrida da Honda

A grande maioria dos membros desta casa conhece muito bem a tecnologia IMA, e nunca se sentiu minimamente atraída por ela.

Tens em cima do lado direito uma caixa de pesquisa "Search this site" que se te deres ao trabalho de traduzir no google vais ver que significa "pesquisar este site" em Português.

Basta introduzir IMA ou Honda Hybrid, ou outros termos semelhantes para apanhar uma carrada de threads antigas sobre o IMA e o quão fraca aproximação aos híbridos foi essa tecnologia que entretanto a própria Honda deixou morrer:

Toyota HSD vs Honda IMA

New Toyota Prius vs Honda Insight

O Prius tem melhores performances

O desespero por um corta relvas que nao vende

Honda cancela produção do Insight

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 20 Mar 2018 8:26

João Crisóstomo:

(:..)

Como não sou um prático nestes assuntos, mas imagino que exista alguma curiosidade sobre a tecnologia hibrida da Honda, mormente o seu sistema de transmissão, fiz uma pesquisa e entre vários encontrei o vídeo anexo. 

(...)

Boa partilha!

O sistema IMA foi uma boa abordagem na época dado o seu menor esforço, logo custo, de produção. Teve o condão de permitir preços de aquisição mais baixos e um resultado de redução de consumo face aos tradicionais com relevo. E era alternativa económica na aquisição de um híbrido durante muitos anos!

Mas como o João Prates bem disse, o design industrial era simplificado e com adaptação melhorável face aos motores térmicos (MCI) que requeriam melhor ajuste das relações. A designação "mild-hybrid" foi a classificação que permitia descrever um sistema que na maior parte das situações apenas apoiava o MCI (Integrated Motor Assist).

Na sequência da saída de cena do IMA, a Honda apostou num outro sistema com uma embraiagem, no Accord, e que a Mitsubishi usa no Outlander, que não sendo isento de falha, está a conseguir melhorar na otimização da transmissão. Uma abordagem simplista com resultados aceitáveis, novamente.

Vejamos como fará com o Clarity e o novo Insight.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

A maior falha da Honda quanto a mim foi apostar numa tecnologia redutora quando a concorrência já ia anos luz à frente.

Recordo que quando o Insight saiu a Honda tinha o Honda Civic Hybrid, que já ficava muitos pontos atrás do Prius 2G no que diz respeito à transmissão híbrida e tecnologia geral aplicada.

Toda a gente esperava que com a saída do Insight fossem finalmente dar trabalho à Toyota apresentando um sistema mais avançado, tanto mais que conseguiram lançar o Insight semanas antes do Prius 3G. Tivesse o Insight tecnologia inovadora e a Toyota estaria em apuros.

Mas contráriamente ao esperado, a Honda não lançou uma viatura mais avançada que o Civic que já começava a demonstrar idade, mas antes lançou uma viatura que ficava atrás do Civic, com a mesma tecnologia na transmissão, e qualidade ainda mais baixa, uma espécie de versão da loja dos 300 do Civic.

Foi um enorme balde de água fria para todos, especialmente para os apaixonados Honda.

Claro que pouco tempo depois saiu o Prius 3G, que como era de esperar deu um salto de gigante na transmissão e grupo propulsor MCI, e a distância que já era significativa entre a Honda e a Toyota nos híbridos tornou-se literalmente impossível de recuperar tão cedo.

O sistema IMA faz-me lembrar os sistemas agora a ficar (infelizmente) mais comuns de 48V.

Uma assistência ridícula, um sistema híbrido paralelo, potência limitadíssima no trem eléctrico... enfim... areia para os olhos.

O que toda a gente quer ver, seja da Honda seja de outras marcas, é inovação e sistemas a competir pelo protagonismo.

O IMA defraudou tudo e todos, é old news.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira replied on 20 Mar 2018 12:03

recordo-me de fazer pesquisas sobre o sistema IMA aquando da compra do Serrano em 2012. os relatos de falhas em baterias eram assustadores. parecia muito um concept, aspecto futurista (insight) mas pecou pela falta de evolução do sistema motriz. A meu ver a honda em vez de ter encostado à box devia ter continuado a evoluir e quem sabe apresentar um IMA 2.0 mais eficiente e com melhor gestão da bateria

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support
João Crisóstomo replied on 20 Mar 2018 14:26

João Prates:

Boa noite caro João Crisóstomo,

Algumas notas de moderação:

Vou uma vez excepcionalmente, mover o teu post para o fórum correcto (aproveitei para renomear fórums e arrumar a casa), apagar o teu post duplicado (na verdade já o fiz), e corrigir o teu vídeo youtube para ficar embebido na forma correcta.

De futuro agradecemos um maior esforço de tua parte para participar no site postando da forma correcta.

Boa tarde amigo João Prates, 

Desde já as minhas sinceras desculpas  pelo transtorno que lhe casei. 

Esclareço que, ao contrário do que possa parecer, não foi por falta de cuidado e atenção que não segui os procedimentos correctos mas por incapacidade. Sim, tentei reeditar a postagem e corrigir, mas o sistema duplicou - lamento!

Quanto à postagem em si, o atalho foi cópia de outra cópia que fiz e algures terá ficado incompleta. Lamento mais uma vez. 

Terá de ter paciência com este seu amigo (que o sou, pode ter a certeza) já que ao contrário de si este é o primeiro fórum a que adiro, e por consequência tudo aqui representa desafio e novidade.

Lá chegarei, no entanto, senão à excelência pelo menos à adequação do utilizador bem comportado. 

Abraço sincero 

Crisóstomo 

Top 50 Contributor
Full Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
310_Nissan_Leaf
Clube 1000 km
tcap-support

eu estive quase a aderir aos hibridos em 2010/2011...

fui ver um insight de serviço para comprar... mas a família é só gente grande e ninguém cabia nos bancos de trás!

por isso na altura acabei por comprar uma carrinha mégane dci (shame on me Ick! )

mas gostava bastante do carro e só não comprei por isso mesmo!

Auris HSD TS Exclusive 2014 - http://prius-pt.com/cafe/forums/t/7579.aspx

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

João Prates:

A grande maioria dos membros desta casa conhece muito bem a tecnologia IMA, e nunca se sentiu minimamente atraída por ela.

Ora aí está um pormenor que desconhecia. Soubesse e não teria feito a postagem.

Aliás, depois do que o amigo escreveu, interrogo-me até se fará sentido continuar neste fórum a colocar as minhas impressões sobre o Insight?

Sabendo mais do que eu sobre o assunto, e não havendo interesse no carro, que interesse há no que eu possa dizer?

A menos que haja o interesse pela minha experiência enquanto utilizador - será?

Abraço 

Crisóstomo 

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Hugo Pardal:

eu estive quase a aderir aos hibridos em 2010/2011...

fui ver um insight de serviço para comprar... mas a família é só gente grande e ninguém cabia nos bancos de trás!

por isso na altura acabei por comprar uma carrinha mégane dci (shame on me Ick! )

mas gostava bastante do carro e só não comprei por isso mesmo!

Boa tarde,

Sorte minha - ou azar,  como não tenho família para transportar o problema não se colocou. Colocou - se foi o problema do preço do Prius usado face ao do Insight : mais 4500€. Resultado, comprei o Insight. E não estou arrependido, ainda que às vezes sinta uma nostalgia por aquilo que não posso experimentar. Enfim, há - de passar.

Obrigado pela partilha 

Crisóstomo 

Page 1 of 3 (30 items) 1 2 3 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com