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Sistema IMA da Honda - explicação

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Telmo Salgado:

João Crisóstomo:

(:..)

Como não sou um prático nestes assuntos, mas imagino que exista alguma curiosidade sobre a tecnologia hibrida da Honda, mormente o seu sistema de transmissão, fiz uma pesquisa e entre vários encontrei o vídeo anexo. 

 

(...)

 

Boa partilha!

O sistema IMA foi uma boa abordagem na época dado o seu menor esforço, logo custo, de produção. Teve o condão de permitir preços de aquisição mais baixos e um resultado de redução de consumo face aos tradicionais com relevo. E era alternativa económica na aquisição de um híbrido durante muitos anos!

Mas como o João Prates bem disse, o design industrial era simplificado e com adaptação melhorável face aos motores térmicos (MCI) que requeriam melhor ajuste das relações. A designação "mild-hybrid" foi a classificação que permitia descrever um sistema que na maior parte das situações apenas apoiava o MCI (Integrated Motor Assist).

Na sequência da saída de cena do IMA, a Honda apostou num outro sistema com uma embraiagem, no Accord, e que a Mitsubishi usa no Outlander, que não sendo isento de falha, está a conseguir melhorar na otimização da transmissão. Uma abordagem simplista com resultados aceitáveis, novamente.

Vejamos como fará com o Clarity e o novo Insight.

 

Obrigado pela sensibilidade, 

Estou de acordo em tudo que diz. Sim, foi pena. Sendo um utilizador bem o sei, e sinto sempre que atesto, face a outras opções mais económicas. Entretanto isto faz-me recordar aquele dito popular de que quem não tem cão caça com gato, já que o importante será caçar.

Foi o que pensei quando o comprei. Penso o mesmo actualmente : que bom seria se a maioria dos fumarentos pudessem ser substituídos nem que fosse pelo híbrido menos híbrido. Não lhe parece? Isto se pensarmos no planeta. Já se pensarmos na excelência, pois que sejam Prius. 

Abraço 

Crisóstomo 

 

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João Crisóstomo:

A menos que haja o interesse pela minha experiência enquanto utilizador - será?

 

Principalmente essa! HSD existem muito! IMA muito poucos.

Bruno R. Almeida

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João Crisóstomo:

Lá chegarei, no entanto, senão à excelência pelo menos à adequação do utilizador bem comportado. 

Abraço sincero 

Obrigado, é isso que se pede, que se tente evoluir, e caso surjam dúvidas pergunta-se, nem que seja respondendo ao seu próprio post.

João Crisóstomo:

Sabendo mais do que eu sobre o assunto, e não havendo interesse no carro, que interesse há no que eu possa dizer?

A menos que haja o interesse pela minha experiência enquanto utilizador - será?

Muita coisa!

O que eu quiz dizer foi que do ponto de vista técnico toda a gente conhece o IMA, aquilo também é tão básico que se podia dar na 4ª classe...

Mas lá porque não tem interesse técnico, não quer dizer que não tenha interesse ouvir as experiências dos seus condutores!

Até digo mais, tendo esta casa sempre pecado pela tendência quem sabe exacerbada da perspectiva técnica, faz falta malta das letras.

Venham de lá essas experiências no seu DB, mas quanto ao sistema IMA não se preocupe com isso, ok?

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Amigo, 

Tenho estado a ler sobre os dois sistemas atrás dos atalhos que colocou e aquilo é demolidor. Confesso que não os imaginei assim tão diferentes.

Conduzindo o Insight não me apercebi. E os 450km que fiz com o Prius 2G foram interessantes mas não esclarecedores.

Bem gostava de sentir essa magia de que fala quando fala do Prius. Talvez um dia. 

Abraço 

Crisóstomo 

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Outra dica: As citações (Quote) servem para ajudar quem lê a perceber ao que estamos a responder.

Quando se faz novo post e não se cita nada, claro que se assume que se está a responder ao post anterior.

Por isso não se deve citar o post anterior, muito menos o post inteiro, quando se responde logo em sequência.

Se fizermos isso a leitura da página fica muito difícil, textos repetidos um atrás do outro, para além de ficar muito feio.

Apaguei a citação do seu post por ser totalmente desnecessária.

 

Quanto à "magia", não há magia nenhuma, é pura tecnologia, aos poucos vai-se percebendo.

Grão a grão...

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Bruno Almeida:

João Crisóstomo:

A menos que haja o interesse pela minha experiência enquanto utilizador - será?

 

Principalmente essa! HSD existem muito! IMA muito poucos.

Bruno R. Almeida

Boa tarde, 

A minha experiência é positiva, mas não podendo comparar com outras opções, mormente o Prius 3G, poderei estar errado ou sofrer de colagem psicológica ao carro. 

Por exemplo : li algures no fórum uma postagem que referia que a posição de condução era boa e os comandos intuitivos. Eu sinto o mesmo.

Entretanto li o contraditório a essa postagem onde se defendia exactamente o contrário. E  lendo essa opinião posso compreender os motivos e até concordar parcialmente.

Quer isto dizer que ambos os intervenientes, e eu próprio, temos todos razão? Parece absurdo dizê-lo, mas é o que sinto. 

Reflectindo nos argumentos expostos e compreendo as sensibilidades, as contradições são meras formas de dizer o mesmo por outras palavras. 

Abraço 

Crisóstomo 

 

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João Crisóstomo replied on 23 Mar 2018 20:49

Boa noite, 

Nos últimos dias tenho andado aqui no fórum a ler o que se disse sobre o Insight, a Honda, e por inerência os comparativos entre o Insight e o Prius. E bom, se fosse um fã da Honda sentia-me esquisito. Como não sou, sinto que o cavalo em que apostei é agora um ser pouco confiável.

E no entanto até ao momento o carro têm funcionado bem, não dá problemas, faz o que lhe peço, e sobretudo faz umas médias muito aceitáveis. Posto isto, de que é que me queixo? Talvez de ter perdido a inocência. 

Ler o que aqui li confesso que é traumatizante para quem, como é o meu caso, gosta do Insight. Claro que é um gostar de quem pede pouco, percebe ainda menos do que imaginava, e de repente descobre que tem andado enganado. 

Comprei um carro que pensava ser híbrido e agora descubro não é inteiramente verdade. Até aqui! Mas, fazendo fé sobretudo nas explicações do professor (e pelo que avalio esse sr sabe do que fala) não só é um híbrido a fingir como está mal construído, têm materiais de segunda qualidade, as baterias apresentam uma margem de defeito próximo dos 30%, o modelo é uma cópia (ainda por cima mal feita) do Prius, etc etc.

É caso para dizer que o melhor a fazer é correr a trocá-lo. 

Ora trocá-lo incomoda - me cá dentro. Tornei - me amigo deste amigo, aprendi a confiar nele, e a simples ideia de o abandonar faz-me sentir que estou a atraiçoar algo sagrado. Não sei se me entendem? 

Por hoje fico por aqui. 

Abraço sincero 

Crisóstomo 

 

 

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Luis Neves replied on 23 Mar 2018 23:52

Credo, não exageremos.

O pessoal por aqui é ás vezes um bocadinho hipercrítico. Até a Toyota leva.

Objetivamente o IMA é um sistema híbrido muito simples, com um apoio elétrico limitado, sem possibilidade de andar de forma relevante em EV. Não é comparável ao HSD da Toyota, que envolve 2 motores geradores elétricos e se pode locomover apenas com a energia das baterias.

Mas significa isso que o IMA não tem as suas valias? Claro que não. Sendo um sistema mais simples e económico, não deixa de conseguir uma redução de consumos relevante.

O que se pode mesmo dizer que correu mal por parte da Honda foi a gestão das baterias, com taxas de falha muito elevadas. Mas em abono da marca, esta assumiu muitas trocas fora de garantia. 

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Pedro C Lopes replied on 24 Mar 2018 8:44

Luis Neves:
por parte da Honda foi a gestão das baterias, com taxas de falha muito elevadas. Mas em abono da marca, esta assumiu muitas trocas fora de garantia. 

No caso do meu antigo Civic Hybrid, assumiu por duas vezes, ainda dentro da garantia de 8 anos.

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Pedro Pinto replied on 24 Mar 2018 13:35

Antes de comprar o Auris, andei a pesquisar e fiz alguns test-drives.

Sou sincero, sempre engracei com Insight,no entanto comecei a saber mais sobre o sistema HSD e ....puf...

Uma das coisas que me fez colocar de parte o Insight foi precisamente a questão das baterias.

No entanto se olharmos para os registos no Spritmonitor, o Insight tem consumos comedidos (média aproximada de 5.5 l/100km.

Cps.

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