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Aos proprietários de Prius 4G (cuidado...)

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Joaquim Domingos Posted: 10 May 2018 9:49

Olá

O seguro auto do meu Prius 4G está feito na FIDELIDADE. Mas o que me está a acontecer pode ser em qualquer seguradora.

No seguimento de uma participação que fiz à FIDELIDADE, pediram-me para levar o veículo aos Olivais onde existe uma Oficina "Fidelidade" e é feita a peritagem + reparação. Os danos são apenas na parte traseira do lado direito, com quebra do conjunto de luzes + uns riscos na pintura na parte inferior. 

O veículo foi lá levado no dia 30 de Abril e recebi uma viatura de cortesia. Até aqui tudo bem.

Hoje dia 10 de Maio ainda não há orçamento (e muito menos início da reparação). A Toyota Portugal não tem peças de reposição (pelos menos da área da carroçaria) e há que esperar que venham do Japão. Na melhor das hipóteses até ao fim da próxima semana ou sejam 18 dias desde a entrega do carro. É certo que tenho o veículo de cortesia, mas com mudanças manuais... 

Por isso, colegas proprietários do 4G: evitem (se puderem) dar (ou receber) uma batida que afecte a carroçaria. Vão ter de esperar um bom tempo.

A propósito, já alguém passou por isto?

 

 

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Bom dia Joaquim,

Creio que o José Magalhães passou por uma situação idêntica.

Com tempos de espera idênticos.

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

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Se eu te disser que estou sem o Mancha Branca há 1 mês e meio e que por duas vezes veio a porta errada (veio a porta para o modelo de 2018) e isto numa oficina/concessionário oficial da Nissan, vais ver que esses 18 dias parecem uma migalha Sad

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só nao entendi qual a responsabilidade da seguradora para ter o nome referido pelo menos 3 vezes em letra capital... 

agora a falta de peças é transversal a todas as marcas...

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

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João Ferreira:

só nao entendi qual a responsabilidade da seguradora para ter o nome referido pelo menos 3 vezes em letra capital... 

agora a falta de peças é transversal a todas as marcas...

João, FIDELIDADE em letra capital não teria efetivamente razão (assumo o exagero). 

Mas em poucas horas (da manhã para tarde de hoje) até talvez agora já mereça a letra capital...por razões positivas.

Tenham paciencia. Ontem á noite abri mensagem do MyCar que referia que a peritagem não foi concluída. Sem data de finalização.

Esta tarde (+ou- 16h30) recebo telefonema da Fidelidade dizendo: pode vir receber o carro após 17h30. E lá fui, estava pronto e impecável. Pedi esclarecimento sobre a mensagem de ontem e a prontidão do carro de hoje, e as respostas foram um pouco evasivas - o sistema ainda é recente, precisa de aperfeiçoamento, e a maioria das mensagens são geradas pelo sistema (MyCar).

É claro que se juntarmos a Fosun (chinesa) + a Toyota (japonesa) e acrescentarmos a Prius-pt.com (carro com auto-colante) fica um conjunto imbatível. E eu com dúvidas. A Fidelidade merece as maiusculas pela positiva. 

Aos inicialmente referidos proprietários de Prius 4G, esqueçam os meus receios e avisos. 

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Joaquim, algum motivo que justifique a tua opção por uma oficina que não da rede oficial Toyota?

Era coisa que eu pessoalmente nunca na vida aceitaria, e as seguradoras são obrigadas a acatar a tua escolha de oficina se for da marca.

Só pergunto por curiosidade.

Quanto ao tempo de espera das peças... algo está mal contado, penso eu... mas não tenho como provar, fica só a desconfiança.

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Bruno Almeida:
Creio que o José Magalhães passou por uma situação idêntica.

É verdade esperei 2 meses, mas devo ter sido o primeiro a sofrer um acidente com um 4G e muitas peças foram pedidas ao Japão.

Os acidentes são sempre desagradáveis, e as companhias de Seguro complicam e atrasam todo o processo.

Mas o tempo cura tudo, e a máquina ficou como nova.

Parabéns à Toyota

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José Magalhães:
É verdade esperei 2 meses, mas devo ter sido o primeiro a sofrer um acidente com um 4G e muitas peças foram pedidas ao Japão.

Compreende-se que, no teu caso, tenha sido assim. Foi muita artilharia para substituir e o 4G tinha acabado de chegar ao nosso mercado, se bem me recordo. Nos dias de hoje não é muito admissível que a Toyota Portugal não tenha stock de peças como farolins ou pára-choques, provavelmente das coisas que mais se gastam a nível de carroçaria. Mas isto sou eu dizer, se calhar até nem têm mesmo...

O que interessa é que o carro está arranjado, o resto é paisagem! Yes

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O meu acidente aconteceu no 10º mês de (idade) e a viatura foi das primeiras a chegar.

Mas as peças normais vieram da Europa em prazo curto.

O que levou mais tempo foram os Radares e Sensores especiais porque o meu é o Tecno e na altura vieram poucos para Portugal e Europa.

Estou convencido que a situação hoje será diferente, Espero.

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Amigo João, na realidade pouco justifica a minha opção fora da rede Toyota. Mas...o facto de ser um estrago limitado (foi reparado em meia dúzia de horas), ser ali mesmo que recebi e iria entregar a viatura de cortesia, e me parecer uma nova modalidade (peritagem, conserto, e garantia de conserto) tudo no mesmo local e sob controle direto da Fidelidade, levou-me a fazer a experiência. Começou bem, depois esteve mal nas informações dadas, e acabou bem. 

Tens razão isso das peças foi mal contado. 

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