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Corrida: IONIQ / Opel Ampera-e

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Miguel Ramos Posted: 24 May 2018 23:22

Vai ser amanhã, sexta-feira.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

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Qual é o comprimento da corrida?

Acima de 500-600 km aposto no ioniq.

edit: já vi, quase 1000 km. 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

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Oslo-Trondheim-Oslo. Deve haver um vídeo resumo passado uns dias.

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O Ampera é muito pouco falado, quase não há informação, mas tenho ideia de ter lido algures que tal como o Leaf II corta a potência de carregamento muito cedo. E a eficiência não é nada de especial...

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

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Em Portugal uma corrida destas não funciona com os carros a sairem ao mesmo tempo: iriam abastecer nos mesmos PCR e o que chegasse primeiro estragava a corrida ao outro...tristeza apenas 1 ponto de carga.

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Sobre o Ampera-e só vi potências médias de carregamento. No teste da Teknisk Ukeblad / ELBIL o Ampera-e é mesmo o carro que carrega mais lento (25kW em média contra 45kW do Ioniq) mas isso foi no inverno. O inverno dificulta muito o carregamento. Uma bateria Li-Ion estraga-se se carregar abaixo de 0 e quase não carrega entre os 0 e os 10.

Luis Neves:

Em Portugal uma corrida destas não funciona com os carros a sairem ao mesmo tempo: iriam abastecer nos mesmos PCR e o que chegasse primeiro estragava a corrida ao outro...tristeza apenas 1 ponto de carga.

Escolheram um itinerário importante. De qualquer modo, escolheram um itinerário desfavorável ao Ioniq. Vão pela E6 (110km/h) e a maior parte do caminho pela Rv3 (80km/h) que corta caminho. Não há carregadores de 100kW. Se fossem sempre pela E6 a corrida ficava arrumada antes do meio do caminho.

Uma dica importante que tirei do Bjorn é o site e a aplicação Windy.com. Nunca mais tenho de clicar em nada para ver a direcção e velocidade do vento, tem uma animação de partículas. Tem gráficos tão bons! E depois é uma coisa colaborativa e virada para quem quer perceber alguma coisa. No fundo, em todos os sites meteorológicos estamos a ver mais ou menos os mesmos dados. Mas aqui diz quais: podemos escolher o modelo ECMWF9km ou o antigo GFS22km, no fórum do site fala-se da escolha, há sugestões de utilizadores; podemos escolher a altitude do mapa, ver o vento à superfície ou a 100m de altitude.

Só de olhar para os gráficos, tenho aprendido sobre o clima. Agora percebo como o vento de norte que temos está muitas vezes relacionado com o anti-ciclone dos Açores a rodar no sentido dos ponteiros do relógio. Como a jet stream se forma entre o anti-ciclone dos Açores e a baixa pressão da Islândia. Porque é que o tempo na costa ocidental da Europa é parecido com o da costa ocidental da América do Norte (Portugal=Califórnia) e o da costa leste (Geórgia/Carolinas/Virgínia/Pensilvânia/Nova Iorque), com um tempo horrivelmente abafado, é tão diferente, dado que em qualquer dos oceanos se vai formar um anti-ciclone subtropical entre as massas de ar temperada e tropical. E como no equador não há vento.

Parêntesis fechado. Na Europa do Norte estão a ter uma primavera estupidamente quente. Neste momento, Oslo está bem mais quente que Portugal. Ainda me lembro de ir a Bruxelas em Maio, levantar vôo às 8h com 25 graus e pousar em Bruxelas com 8 graus. De qualquer modo, temperaturas ideias para a corrida.

EDIT: Em relação à aplicação Windy.com, cuidado com as imitações de carácter mais comercial que educativo.

EDIT2: Há um site onde se vê a velocidade dos carros: http://www.glympse.com/!Teslabjorn

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Miguel Ramos replied on 26 May 2018 9:15

Parece que foi muito renhido. O Pawel foi muito bom a gerir a vantagem dos 30kWh a mais que levava, e o Bjorn viu-se que não percebia nada do carro, e fez montes de paragens, espaçadas pouco mais de 100km, numa estrada de 80km/h com trânsito.

Não percebi bem como estava, mas parece que o desfecho foi dramático. O Pawel deu tudo por tudo, na parte final em AE foi a 120km/h, teve sorte de não ter aparecido a polícia aí. Mas depois ficou sem gasolina na bateria. O Bjorn foi buscar o Tesla para rebocar mas antes disso apareceu a polícia....

O final dramático do Pawel neste vídeo:

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