Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

GPS instalado de origem no Prius

rated by 0 users
This post has 20 Replies | 4 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

No Waze conseguimos reportar incidentes/acidentes no momento e ficam no mapa (pelo tempo necessário) para ajudar outros utilizadores. Desde obras, cortes de faixa, e até trânsito no momento. É uma ferramenta muito completa e dinâmica.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Luis Neves:
Conheço sistemas graficamente mais apelativos, como é o caso do IGO (isso depende dos gostos de cada um).

Se o que conheces é igual a isto... temos gostos muito distintos mesmo...:

Telmo Salgado:

No Waze conseguimos reportar incidentes/acidentes no momento e ficam no mapa (pelo tempo necessário) para ajudar outros utilizadores. Desde obras, cortes de faixa, e até trânsito no momento. É uma ferramenta muito completa e dinâmica.

Eu estava mesmo à espera desse argumento.

O que se esquecem é que ao utilizarem essas apps no telemóvel estão a usar o plano de dados do vosso operador móvel.

Significa isso que estão a dar uma ferramente brutal à app, que é o acesso online a informação actual e pertinente.

Agora pergunto: Fizeram o mesmo no GPS do carro? Configuraram o Touch [2] & GO para aceder aos dados do vosso telemóvel ou AP?

É que no Dare Devil por exemplo ando sempre com os dados ligados, e o GPS escolhe o caminho conforme o estado real do trânsito.

Pelo [pouco] que percebo a informação é fornecida pela TomTom, que me parece ter dos maiores universos de utilizadores, logo mais actual.

Sei que o mesmo percurso tanto me manda por um lado como por outro consoante o trânsito e acidentes em tempo real.

Posta de lado esta feature, que mais há?

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Só tenho informação do Waze, por isso descrevi, não conheço o Touch[2]&Go.

Se eu reportar uma estrada fechada por obras, ele aparece nos outros utilizadores, bem como comentários sobre estados de via, informação meteorológica, etc.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 50 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support

Olá João!

O "que mais há" é que me fui meter numa alhada ao levantar esta questão do GPS aqui no grupo e não imaginei que fosse dar tanta conversa (incluindo algumas diferenças de opinião).

Acontece que eu também tenho o Touch II & Go instalado (conferi na fatura de compra do 4G). Só que não sei como se acede à configuração do GPS do carro de modo a ter acesso ao estado real do trânsito via telemóvel.

Vou estudar o manual ... ou então haverá um bom amigo aqui do Prius-PT que me diga como se configura essa ligação GPS (carro) com telemóvel.

Vamos ver no que isto vai dar...

Top 75 Contributor
Full Hybrid
017_Prius_4G_PHV
tcap-support

Caro Joaquim, não me parece ter existido nada demais neste tópico que me parece bem informativo.

Esta tecnologia está neste momento muito avançada e cumpre muito bem os seus propósitos, mesmo "of-line".

Claro que se lhe juntarmos a navegação com recurso a dados "on-line", temos as informações adicionais já referidas pelo Telmo e pelo João.

Eu uso por sistema o GPS de origem da Toyota assistido com os dados do telemóvel. Assim, tenho as informações atualizadas do trânsito no percurso selecionado e o sistema até me indica quanto tempo vou demorar (poupar) com as alternativas. Muito bom e já me safou de muitas dores de cabeça.

No entanto, tem por vezes falhas, como a documentada na foto que coloquei num post anterior. Apesar de não ser frequente, já me levou por maus caminhos numa viagem ao sul de Espanha. Como boa prática, só obedeço às indicações da máquina se não souber mesmo o caminho.

Se reparar na foto que publiquei nesse  post, verifica que existe um "icon" no canto inferior direito do ecrã. É sinal que o sistema está a receber dados "on-line" sobre o trânsito que incluem os radares fixos (com aviso sonoro Yes).

Tal é possível se emparelhar o telemóvel com o sistema multimédia do Toyota e ativar a opção "dados" no terminal móvel.

Também tenho alguma experiência com o waze que me parece mais completo, uma vez que nos dá mais informações (como o Telmo já referiu). A interface também é mais "limpa". No entanto implica entre outras coisas, o gasto da bateria, o aquecimento do telemóvel (no verão pode ser muito problemático se estiver sobre o vidro da frente a "levar" com o sol direto), etc.

Já agora, com o Bluetooth e os dados ligados pode usufruir do Spotify no bom sistema de som do Toyota. Um "must" Big Smile.

EDIT: com o telemóvel emparelhado, também recebe e faz telefonemas e SMS. Só não cozinha nem passa a ferro (por enquanto)...

Deep Blue (Toyota Prius 4G PHV)  Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

João Prates:

Luis Neves:
Conheço sistemas graficamente mais apelativos, como é o caso do IGO (isso depende dos gostos de cada um).

Se o que conheces é igual a isto... temos gostos muito distintos mesmo...:

Né. O Primo era uma primeira versão Android penso que até não oficial. O IGO atual e oficial é bem melhor, mas está com um problema: por alguma razão os mapas não têm sido atualizados e ainda vão no final de 2016..

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support

Olá Fernando,

Apreciei mesmo toda a ajuda que recebi, segui os passos indicados para o emparelhamento, mas...nada feito. Acho que o telemóvel (Samsung Galaxy J5) não permite configurar a ligação com o sistema do Prius no que respeita a GPS. Tentei lá chegar várias vezes mas foi tempo perdido.

Para outros usos (telefone, e-mail, etc.) o sistema multimédia do Prius funciona bem e dá-me muito jeito. 

GPS entre o sistema do carro e o telemóvel não consigo.

Vou passar na oficina e ver se eles lá me resolvem o problema ou pelo menos me atualizam a versão do GPS que já é de 2016 (carro comprado em 2017).

Joaquim  

Top 75 Contributor
Full Hybrid
017_Prius_4G_PHV
tcap-support

Lembrei-me agora que também é necessário criar um "hotspot" (função do smartphone que cria uma rede permitindo ao sistema Touch2&Go aceder à internet).

Será isso que está em falta?

Deep Blue (Toyota Prius 4G PHV)  Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Touch [2] & GO com ligação à net até dá indicação de obras. Mesmo naqueles casos que as obras têm duração de poucos dias. Lembro-me de uma altura em que andaram a alcatroar o piso da A5 e logo no dia que começaram as obras tinha essa indicação no GPS. Yes

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Joaquim Domingos:
Acho que o telemóvel (Samsung Galaxy J5) não permite configurar a ligação com o sistema do Prius no que respeita a GPS

Eu tenho um Samsung Galaxy A3 do trabalho, é um smartphone dos mais baratos, e permite partilhar internet via Bluetooth (também conhecido como tethering).

Para se chegar ao menu que permite fazer a partilha de internet no móvel sigo os seguintes passos: Definições -> PA Móvel -> Ancoragem Bluetooth.

No carro, carregar na tecla das Definições e depois seleccionar Trânsito. Ai escolhe-se a opção "Informações de trânsito pela Internet"

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Page 2 of 3 (21 items) < Previous 1 2 3 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com