Começando por uma imagem cedida pelo Prates, que retrata uma carga do Prius 4G PHV:
Temos aqui uma potência de carregamento muito certinha nos 3500 W, mas com quebras a cada 10 ou 15 minutos para os 3100/3200 W, seguida de regresso ao patamar dos 3500W. É mesmo assim ou as "quebras" são um artefacto do equipamento de medição? Depois temos uma fase final de equalização das células que dura uns 10-12 minutos a 800W.
Toyota Prius 4G PHV
Agora repescando o perfil de carregamento do Leaf 30 kWh, cortesia do Rosado:
Neste caso a potência de carregamento anda ali a oscilar ligeiramente entre os 4400 e os 4500 W, A passagem à fase de equalização faz-se com uma redução de potência progressiva ao longo de cerca de 10 minutos, após o que se segue um período de equalização de quase meia-hora, em geral com valores abaixo dos 1000 W, mas caraterizado por alguma irregularidade de potência, que inclui alguns períodos de valor zero.
Isto leva à observação inequívoca de que a fase de equalização ocorre, é extensa e como tal relevante. E ainda há quem diga que se deve programar o carro para não carregar a mais de 80%....
Ok, uma vez por outra tudo bem, mas por sistema deve fazer muito bem à bateria, deve...
E agora uma coisa diferente e muito interessante. Depois de muita pesquisa sobre perfis de carga rápida sem sucesso, hoje dei com um artigo excelente com dados de vários modelos. Aqui vai:
BMW i3 de 60 Ah e 94 Ah.
Hyundai Ioniq:
Leaf de 24, 30 e 40 kWh:
VW e-Golf de 26 e 36 kWh:
E do Ampera-e:
Dados da rede de carga rápida Fastned, reportados no Insideevs.
Algumas notas sobre o carregamento rápido. Para quem precise de vez em quando de fazer viagens para além do alcance das baterias, a velocidade de carregamento rápido é tão ou mais importante que a eficiência do carro, daí a sua importância.
BMW i3 - Uma grande melhoria no perfil de carregamento entre a geração de 23 e de 33 kWh, a primeira com a potência a cair a partir de 60% de SOC e a segunda a aguentar a potência máxima até aos 85% (nas minhas medições parece-me ir até aos 90%). As baterias de 23 kWh já estão apenas a receber 20 kW aos 80% de SOC, sendo que as de 33 kWh levam os 20 kW até aos 95%. Penso que o i3 na versão de bateria maior é o carro que carrega mais rápido em PCR de 50 kW.
Hyundai Ioniq - são apresentados os perfis de carga num PCR de 50 kW e num de 175 kW, onde se vê os limites do carro. Na verdade o Ioniq atinge apenas 70 kW, sendo um erro comum ver-se escrito que vai aos 100 kW. Nos nossos PCR mantém a valocidade máxima até aos 82%, depois baixa para os 20-22 kW onde se mantém até mais dos 90%. Confere com as minhas medições.
Nissan Leaf - temos aqui as três gerações de baterias e, insisto, que desilusão a mais recente de 40 kWh. E recordo que estamos a falar da primeira carga rápida, ainda sem efeito de temperatura a limitar mais a potência de carga como acontece no Leaf II. Aos 60% o Leaf II começa a limitar a potência, aos 70 e poucos já anda nos 30 kW e aos 80% está nos 25 kW. Inaceitável. Em particular se compararmos com a bateria de 30 kWh, que se mantém na potência máxima até aos 80% e aos 90% ainda vai nos 30 kW. Não há qualquer dúvida sobre o mais aconselhável para viagens longas, e nem é preciso invocar o rapidgate, que só vai ainda acentuar mais as diferenças.
Opel Ampera-e: bom, se o Leaf 2 é mau, este nem tem qualificativo. Dá para ver um filme enquanto carrega. Sem comentários.
VW e-golf - anda apenas pelos 40 kW (?!), mas pelo menos aguenta até aos 80%. Aos 90% ainda se aguenta pelos 20 kW. Se não fosse não tirar o partido total dos PCR de 50 kW até não seria mau.
Pena a rede não ter dados dos Tesla, é o que falta para completar esta análise. E também nãp se conseguem dados com facilidade para o model S e muito menos para o model 3...
Aparentemente um TM3 consegue um carregamento completo em menos de 2h:
https://insideevs.com/watch-time-lapse-of-tesla-model-3-supercharging-from-0-100/
Este carro é realmente incrível, e com era autonomia reduz significativamente o risco de quem não carrega em casa.
Para mim seria um abastecimento por semana, sem grandes preocupações!
Era bom que fosse aberto o configurador em Portugal para se saber os preços definitivos.
1999 Avensis T22 (3S-FE)
Boa tarde,
Por mais estranho que possa parecer, a imprensa nacional preocupa-se com a problemática dos carregamentos rápidos:
https://www.motor24.pt/area-de-servico/funciona-carga-rapida-alguns-dos-eletricos/
Nada que o nosso Prof Luis não nos tenha já elucidado!
Bruno R. Almeida
PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)
Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km
William Esteves: Aparentemente um TM3 consegue um carregamento completo em menos de 2h: https://insideevs.com/watch-time-lapse-of-tesla-model-3-supercharging-from-0-100/ Este carro é realmente incrível, e com era autonomia reduz significativamente o risco de quem não carrega em casa. Para mim seria um abastecimento por semana, sem grandes preocupações! Era bom que fosse aberto o configurador em Portugal para se saber os preços definitivos.
Excelente descoberta, nunca tinha dado com os perfis de carregamento dos Tesla.
É de notar que a faixa de SOC que aceita potências acima dos 100 kW é muito reduzida, apenas até aos 40%. Entre os 40% e os 75% anda acima dos 50 kW e com a aproximação aos 80% desce para os 20-30 kW.
Daqui decorre que a potência média de carregamento entre os 10 e os 80% fica bem abaixo dos 100 kW, provavelmente algures nos 70 kW. Sendo bom, não é propriamente excecional...
Hyundai Kona/Kauai:
Luis Neves: William Esteves: Aparentemente um TM3 consegue um carregamento completo em menos de 2h: https://insideevs.com/watch-time-lapse-of-tesla-model-3-supercharging-from-0-100/ Este carro é realmente incrível, e com era autonomia reduz significativamente o risco de quem não carrega em casa. Para mim seria um abastecimento por semana, sem grandes preocupações! Era bom que fosse aberto o configurador em Portugal para se saber os preços definitivos. Excelente descoberta, nunca tinha dado com os perfis de carregamento dos Tesla. É de notar que a faixa de SOC que aceita potências acima dos 100 kW é muito reduzida, apenas até aos 40%. Entre os 40% e os 75% anda acima dos 50 kW e com a aproximação aos 80% desce para os 20-30 kW. Daqui decorre que a potência média de carregamento entre os 10 e os 80% fica bem abaixo dos 100 kW, provavelmente algures nos 70 kW. Sendo bom, não é propriamente excecional...
A média até aos 80% será de 81 kW no long range e 61 kW no standard range.
Perfil de um Model S 90 comparado com i-pace, Kauai e Niro (versões 64 kWh).