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Contacto com o Renault Zoe (1.º geração)

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Luis Neves Posted: 15 Aug 2018 13:21

Há algumas semanas tive a oportunidade de testar um Zoe - infelizmente a viatura disponível era da primeira geração e não o atual Zoe40. Por motivos pessoais o dia complicou-se e o que era para ser um verdadeiro teste de dia todo converteu-se num breve contacto de cerca de duas horas. Não obstante aqui vão alguns comentários, começando pela componente estática.

Saiu-me um em preto, como ilustrado na imagem. Até lhe fica mais ou menos, embora eu seja mais adepto de cores claras.

O design do carro é para mim um dos pontos fortes do modelo, não se afastando muito de uma viatura convencional, tem identidade EV e resulta globalmente muito agradável. Gosto mais que do Clio, por exemplo - não aprecio a grelha e faróis que fazem a identidade atualda Renault e de que o Zoe destoa. 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

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Já o interior desilude um pouco, e nem estou ainda a falar da qualidade dos materiais, certamente recuperados da filial Dacia - o design não vai com os meus gostos e resulta um pouco num aspeto global de produto barato...

Já no que respeita a espaço, muito bom, mala grande para o segmento e bastante espaço interior. Em suma, precisava de um upgrade nos materiais, apenas compostos por plásticos rijos, e um design mais bem conseguido. Falta também de regulações para a posição de condução, por exemplo com o banco de altura fixa e um volante algo deitado.

 

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Luis Neves replied on 15 Aug 2018 13:36

A versão em causa era a R240, já com algumas melhorias face ao motor original, mas dotada de um pack de baterias bastante limitado, de pouco mais de 20 kWh.

Apesar dos reduzidos 88 cv, o carro para uso citadino mexe-se bastante bem. Chega para umas ratadas nos semáforos a convencionaius com muito mais cavalagem...Big Smile

Em autoestrada também me pareceu suficiente para andar em ritmos legais, mesmo a 100-110 km/h pisando o acelerador a velocidade sobe prontamente. Acredito que acima dos 120 km/h se torne mais complicado, razão pela qual a Renault está prestes a lançar uma nova versão com 110 cv.

A suspensão é branda, amortecendo bem as irregularidades do pavimento, o que contribui para a agradabilidade no uso urbano. Em contrapartida o carro adorna um pouco em curva, o que acrescendo a uma direção algo artificial e um volante inclinado tornam esta máquina pouco interessante para percursos de estrada sinuosos.

Do ponto de vista do equipamento, o Zoe tem o essencial mas sente-se a falta, nem que seja como opção, de muitos sistemas atuais de segurança - nesse aspeto fica a anos-luz do Leaf 2.

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Luis Neves replied on 15 Aug 2018 14:21

Apesar do contacto limitado, pleneei um novo circuito para aferir consumos em autoestrada e deu tempo para o ir testar. Basicamente trata-se do percurso entre os nós da A1 de Condeixa e de Trouxemil, efetuados nos dois sentidos a uma velocidade estabilizada de 115 km/h reais (120 km/h no velocímetro na maioria dos casos). É feita a média dos dois percursos, o que permite limitar o efeito induzido pelo vento, que por vezes pode prejudicar o percurso sul-norte de forma relevante. Não existem diferenças de altiutude relevantes entre o início e o fim do percurso, e este tem um ondulação topográfica significativa, pelo que é mais exigente que um percurso completamente plano.

O resultado médio para o Zoe foi de 20,5 kWh, um bocadinho alto mas de acordo com o esperado, uma vez que o carro é alto e o sistema motor já leva alguns anos de mercado. Penso que equivalente ao que o Leaf fará - mas falta testar isso.

No que respeita a ruído, registei no telemóvel 72,7 dB LAeq. Um pouco mais alto que PHV e ioniq (72,1), ligeiramente abaixo de BMW i3 (73,0), mas tudo diferenças pouco significativas. Não tenho maneira de aferir a calibração da aplicação, pelo que estes dados terão de ser tomados com reserva.

Em meio urbano creio que o Zoe estará mais à vontade. Até porque em viagem sofre de uma limitação complicada: a velocidade de carregamento. O Zoe apenas carrega em corrente alterna, tendo um carregador de 22 kW. Ótimo para recuperar durante uma ida às compras. Mas numa viagem, em que se quer minimizar o tempo perdido nos PCR, é demasiado lento - quase 2h para atestar a versão de 40 kWh. É certo que existe uma versão com carga rápida AC a 44 kW, mas é preciso notar que o valor médio real da potência de carregamento ronda apenas os 30 kW, e que esta versão é menos eficiente que a de 22 kW. É um pouco mais de 1h para recuperar 80% da carga. Demasiado. Em suma , um carro que apenas faz sentido em percursos urbanos - e isso não é mau, há muito mercado para esse perfil.

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Em jeito de nota final, um carro como o Zoe faz todo o sentido como uma viatura urbana de acesso ao mundo EV, com todas as vantagem de conforto e economia que lhe são inerentes. Até faz sentido alguma aproximação low-cost que foi seguida, pois para este tipo de uso o preço final é muito relevante. E é no preço que a coisa não bate certo. A Renault já permite a aquisição do carro com bateria incluída, mas isso onera em cerca de 11.000€ o preço final, atirando-o para cima dos 30.000€ - por esse valor temos o Leaf 2, muito mais carro, melhor contruído e melhor equipado. Manifestamente o preço precisaria de baqixar alguns milhares de euros para o carro ficar devidamente posicionado - vamos ver se a Renault o consegue na próxima geração que se avizinha. E já agora, tendo em conta inúmeros relatos, que a assistencia também melhore significativamente, pois o cenário atual não é nada animador.

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Luis Neves replied on 15 Aug 2018 14:45

Algumas fotos a concluir.

Câmara de recuo.

Sistema de navegação.

Aspeto geral do tablier.

CB em ação.

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