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Contacto de longa duração com o BMW i3 REX 94 Ah.

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Luis Neves:

E se esta opção fizesse uma enorme diferença na eficiência, ainda teria explicação, contudo vemos o Ioniq a bater o i3 nesse capítulo com uma construção convencional...

A construção do Ioniq também não é convencional da avozinha, combinando AHSS com dois painéis em Alumínio (os mesmos que o TM3). Claro, o i3 com os seus painéis de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) é o mais arrojado. 

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Luis Neves replied on 31 Aug 2018 12:03

Uma deslocação em serviço ao Porto, na qual optei por levar o i3 em detrimento do ioniq, dadas as minhas reservas sobre a disponibilidade dos PCR na A1. Na A23 não hesitei, mas na A1 as coisas são diferentes, com muitos mais EV a circular. Em boa hora o fiz.

Entre Coimbra e Porto temos uma situação insólita: a área de serviço da Mealhada,a 30 km de Coimbra, apenas tem PCR no sentido Sul-Norte (saindo carregado de Coimbra não adianta parar lá, a bateria ainda está cheia), não existindo no sentido Norte-Sul (em que poderia dar jeito caso o SOC venha no limite).

Resta assim os PCR de Antuã, esses sim devida colocados nos dois sentidos, a 75 km de Coimbra e cerca de 55 km do centro do Porto. A autonomia do i3 é marginalmente insuficiente para ir ao Porto e regressar a Antuã sem recarregar (185 km, indo a 115-120 km/h), mas os 10 ou 15 km em falta podem ser feitos sem problemas com o REX gastando não mais de 1 litro de gasolina. Ainda assim, estando o PCR Sul-Norte disponível, carrego logo lá ficando assim com a alternativa de carregar menos no regresso e andar sempre em EV.

 

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Luis Neves replied on 31 Aug 2018 12:25

Ora então saída em direção ao Porto. Antes tinha espreitado o estado do PCR de Antuã numa aplicação e estava disponível. Uns km após ter iniciado a marcha espreitei de novo e estava ocupado (ficha Chademo). Ainda assim como ia demorar 30 minutos até lá, fiquei com esperança que o EV que lá estava entretanto saíssse. E assim foi, a 10 km verifiquei de novo e já estava o posto desocupado. Ótimo.

Chegada ao PCR de Antuã, efetivamente disponível, com 77 km percorridos, média de 88,7 km/h (fui a 115-120, mas a média está influenciada pelos primeiros 10 km de cidade) e consumo de 17,7 kWh aos 100.

O SOC estava nos 56%; em 15 minutos subiu para os 90% (11,35 kWh) e deixei ir aos 92%, em 16 minutos e pouco, com 12,06 kWh injetados.

Chegada ao centro do Porto após bastante tempo perdido na VCI numa fila compacta e parada, com 130 km percorridos, 62% de SOC,  média de 76 km/h e consumo de 17,6 kWh aos 100 (na AE chegou a andar pelos 18,4 e o percurso foi feito a 115-120 até chegar ao Porto, com ac ligado).

No regresso fui controlando a situação do PCR de Antuã, sempre disponível, pelo que mantive o ritmo dos 115-120 km/h, até que a uns 10 km de Antuã ao ver de novo aparece a tomada Chademo ocupada. Pronto, tudo estragado, até porque o Leaf teria acabado de chegar. Prossigo até Antuã onde fui espreitar e sim, lá estava um Leaf 2 com ou sem rapidgate a carregar, provavelmente para ficar 1 hora ou mais. Depender estritamente de um EV teria dado origem a uma bela seca....

Tendo o REX como plano B, resolvi prosseguir de imediato. Creio que tinha o SOC nos 35%, 75 km para andar, e cismei em tentar fazer o máximo em EV. Passei então ao modo EcoPro com limite de 110 km/h, mas andando mais nos 100 do que acima.

A meio da distância já era claro que mesmo assim não daria para regressar sem usar o REX, por isso, e como sou teimoso, meti o EcoPro+ com limitação de 90 km/h e sem ar condicionado (não custou muito, era final de tarde e já estava fresco). Lá vim naquela luta até que fui derrotado precisdamente a 1000 metros da chegada, momento em que a bateria chegou aos 6,5% e o REX arrancou automaticamente. Se fosse o i3 BEV teria dado.

Chegada com 260 km percorridos, 75,9 km/h de média, 15,3 kWh de consumo aos 100 km e o SOC nos 6,5%, mantido pelo REX no último km.

Consumo total de 130% de SOC. Se o rgresso tivesse sido igual à ida, esse consumo teria sido de 148% de SOC.

No atual panorama da mobilidade elétrica acho o REX um sistema fundamental para se conseguir fazer deslocações sem problemas. E a verdade é que com jeitinho, em quase 5000 km feitos por este i3, consumiu até agora apenas cerca de 10 litros de gasolina (0,2 litros aos 100), mas que foram suficientes para safar os utilizadores de tempos de espera elevados.

 

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Com uma horinha de carga num PCN no Porto também dava. Mas as tomadas AC ainda são um objecto raro... 

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Pois era, mas isso implica ter a sorte de haver alguma estação nas proximidades do local para onde se vai...o que não é o caso. E note-se que o i3 carrega a 11 kW num posto trifásico (22 kW), pelo que recupera a bateria enquanto dura uma reunião se se tiver a sorte de ter acesso a um posto desses.

 

p.s - Continuam por instalar vários postos de carga rápida prometidos para o ano passado, bem como a instalação de mais PCN em concelhos não abrangidos e a recuperação/atualização da rede inciial só foi feita em parte. A fase de pagamento nunca mais chega, o que demove qualquer investimento privado. E isto após sucessivos anúncios governamentais...uma tristeza de país. 

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E no entanto, a electricidade está por todo o lado. Na Noruega, em Stavanger, capital do petróleo, vão transformar todos os postes de iluminação pública em postos de carregamento lentos. Acho que qualquer frequentador de fóruns já tinha pensado nisso.

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Em Portugal o ambiente é uma mera desculpa para cobrar impostos ao contribuinte - medidas sérias nesse sentido é o que se vê.

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Em Antuã, no regresso, podias ter ido espreitar ao outro lado. A passagem é pacífica Wink

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José Rosado:

Em Antuã, no regresso, podias ter ido espreitar ao outro lado. A passagem é pacífica Wink

Confesso que nem me ocorreu. Bem lembrado!

Na Mealhada também dá?

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Na Mealhada deve ser dos poucos locais onde é mesmo impossível (em algumas estações de serviço é possível, mas não autorizam) passar de um lado para o outro Crying

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