Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Contacto de longa duração com o Ioniq EV

rated by 0 users
This post has 69 Replies | 4 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves Posted: 17 Aug 2018 0:43

O último tópico em atraso...aqui vai. A renovação da frota de serviço incluiu para além do i3 REX também um ioniq, o qual terá missão mais confinada que o i3 dada a falta do REX e infelizmente também do estado da rede mobi-e. Ainda assim é um confinamento relativo pois este carro tem um raio de alcance já bem jeitoso, como veremos. Pelas mesmas razões já expostas no tópico do i3, é um carro ao qual terei acesso em deslocações de serviço mas não me pertence, pelo que optei por não abrir um diário de bordo.

Começando pela apresentação estática, aqui está a máquina em diversas poses de exterior:

O carro por fora tem um perfil muito semelhante ao Prius, onde se inspira notoriamente, mas com pormenores que lhe garantem individualidade.

O conjunto resulta bem e a versão EV distingue-se das irmãs híbrida e PHV pela ausência de grelha frontal.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Os interiores são de bom nível mesmo nesta versão que não tem bancos de pele:

O design não é especialmente inspirado, mas não compromete. A mala é razoável, bem superior à do Prius PHV - e com 5 passageiros. O painel de bordo é completamente digital e aceita algumas configurações ao gosto do condutor. A posição convencional impede que a posição de condução seja tão boa como a do Prius, pois o voltante tem de ficar mais alto para não tapar a instrumentação. Isto leva a uma posição de braços algo cansativa em viagens longas. O volante tem muitos botões para brincar...Smile

Um pormenor curioso é o facto de não existir um seletor de marcha, mas sim botões individiuais para as posições D,N,R. Prático...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

O MFD é de dimensão razoável e a colocação não é má, embora obrigue e desviar um pouco os olhos da estrada. Parece faltar-lhe alguma nitidez, a imagem é um pouco "nublada". O navegador tem boa qualidade. Não há HUD.

Está bem equipado com gadgets de segurança, faltando-lhe os farois automáticos. Em compensação tem um modo de manutenção na faixa de rodagem que em autoestrada conduz mesmo o carro sózinho, embora por precução ao fim de alguns segundos com as mãos fora do volante é desativado.

Na condução é agradável, com uma suspensão branda (mas não tão eficaz como a do PHV) e uma direção um pouco artificial, que situaria entre o 2G e o 3G - aceitável, mas também a ficar algo abaixo do PHV. Ainda não tive oportunidade de fazer estradas sinuosas, mas pareceu-me curvar bem.

A aceleração do carro não lhe confere uma vivacidade parecida com o i3 ou sequer o PHV, mas pressionando bem o acelerador mexe-se. Provavelmente uma regulação mais soft da parte inicial do acelerador.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Bom, e agora a parte que verdadeirtamente importa: eficiência, autonomia, carregamento.

Já tive oportunidade de fazer algumas deslocações de autoestrada e de passar no percurso padronizado de AE, onde recordo tenho percorrido Condeixa-Troxemil pela A1, nos 2 sentidos, a 115 km/h reais (120 de velocímetro em geral).

Neste teste o ioniq registou o melhor consumo de todos os carros testados, com 15,3 kWh aos 100 km, face a 20,5 kWh do Zoe e 18,4 do I3 REX. Da minha experiência com o Leaf penso que andará também na casa dos 20, algo a testar um, destes dias.

A esta boa eficiência, o carro acrescenta um boa velocidade de carregamento, que se mantém nos 46 kW até aos 82%, passando depois para 22 kW até aos 90%. Aceita cargas mais elevadas, até aos 72 kW, na primeira metade da janela de SOC, contudo em Portugal não há carregadores que tirem proveito desta careterística até ao momento. É pena, mas mesmo assim é bastante bom, apenas ligeiramente atrás do i3.

Desta forma, conseguem-se fazer 160 km de autoestrada a 120 km/h mantendo uma reserva para não stressar, o que é já bastante bom - esticadinho irá aos 180 km.

Num teste mais curto efetuado numa deslocação a Leiria, que compreendeu 10 km de estrada de ligação a 60-90 km/h + 65 km de autoestrada, na ida fiz com o CC a 125 km/h (120 reais), tendo registado média de 15,4 kWh aos 100. No regresso vim a 105 km/h - 100 reais, tendo a média final ficado pelos 11 kWh aos 100 km.

Em estradas nacionais e percursos urbanos supera de forma fácil os 200 km de autonomia, sendo muito fácil de rolar com consumos de 11 a 12 kWh/100 km em andamentos de 80-90-100 km/h (230 a 250 km de alcance).

É uma pena este carro não levar (pelo menos para já) a bateria de 64 kWh do Kauai (tem uma de 28 kWh, em ambos os casos valores úteis), pois seria um caso sério para deslocações longas.

Por falar em Kauai, estou com curiosidade em ver qual a penalização que este terá em autoestrada pelo perfil SUV. Numa inferência a partir de um video do Bjorn, parece-me que nos 120 km/h de valocímetro irá para os 18 kWh/100 km, ou seja semelhante ao i3 e cerca de 3 kWh mais que o ioniq. Mas é melhor esperar por mais dados. 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Finalmente, a assinalar que o carro teve um problema, começou a dar sinal de bateria fraca e alguns sintomas estranhos, foi à marca e ocorreu a substituição da bateria de 12v, que tinha uma célula danificada. A troca foi assumida em garantia, não obstante se tratar de uma viatura importada que contava com ano e meio de vida e pouco mais de 6.000 km quando aterrou em Coimbra.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Boa tarde,

No período de férias, li uma reportagem com uma entrevista ao responsável da Hyundai pela parte elétrica da componente automóvel e fiquei surpreendido.

Pena não ter guardado o artigo, mas em suma, o Sr. Indica que a construção do Ioniq foi feita com um simples objetivo, bater o melhor carro eletrificado até aquela data, que segundo a Hyundai seria o Prius PHV.

Com esse objetivo terminado, indica também o Sr. que queria avançar a nível tecnológico e pensaram então no Hidrogénio. E mais uma vez tomaram a Toyota como exemplo para iniciaram e suplantarem a tecnologia existente.

Não tinha noção! Mas parece-me uma excelente estratégia, comparar sempre com os melhores. Dai talvez uma das razões do sucesso comercial do modelo Ioniq

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Luís, sabendo que são propostas diferentes, como comparas a eficiência em modo EV do teu PHV face a este IONIQ?

Pela minha leitura este deverá ser o BEV mais eficiente do mercado e pelo que reportas vai nesse sentido, uma solução bem superior ao Leaf MKII mesmo com bateria significativamente maior.

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Acho curioso o comentário relativo à direcção. Eu acho a direcção super precisa e fácil de controlar. Em comparação, a do Prius+ parece precisar de tempo para se ajustar, isto apesar de em ambos os casos eu usar os pneus bem cheios. Claro que o meu comentário é de leigo, não sei sequer o que é que um piloto procura na direcção. A minha condução não é desportiva. 

Quanto à vivacidade, em modo Sport sentes ainda necessidade de carregar mais fundo no acelerador? 

Quanto à suspensão, é curioso que acho que o Prius+ tem um comportamento fantástico em curvas e rotundas. Não acho tanto isso no Ioniq. Porém, a diferença de vivacidade é tão, tão grande que dou por mim a fazer as coisas sempre a velocidades mais altas. 

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Luis Neves:

Os interiores são de bom nível mesmo nesta versão que não tem bancos de pele:

O fundamental nos outros não é a pele, mas o facto de serem motorizados, com memória, e ar condicionado. Nos outros carros que tive, habituei-me a ter uma posição ideal. Com bancos motorizados, é fácil fazer um ajuste perfeito em várias posições diferentes (mais acima, abaixo, à frente, atrás). Não é uma posição ideal, mas muitas. Isso permite também variar. 

E é óptimo também, nunca mais ter as costas suadas por conduzir. Pelo contrário, entra-se no carro suado e sai-se seco. 

Não pensei que essa opção valesse 2000€. Mas já filmei por baixo dos bancos para ver a complexidade que é...

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Bruno Almeida:

Pena não ter guardado o artigo, mas em suma, o Sr. Indica que a construção do Ioniq foi feita com um simples objetivo, bater o melhor carro eletrificado até aquela data, que segundo a Hyundai seria o Prius PHV.

Isso nota-se muito quando se comparam todos os números dos dois, potência, peso, altura, formato de carroçaria. E resultou num carro bestial.

Mas a estratégia não deve ser nova. É fácil confundir uma H1 com uma Hiace, etc.

Parabéns à Hyundai porque procura a robustez, a fiabilidade, o não deixar mal o cliente, o baixo TCO. Nem todos os construtores... Naturalmente, demorará a atingir a Toyota. Infelizmente, não tem em Portugal a reputação que goza na América do Norte.

Page 1 of 7 (70 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com