Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Quero um Prius e tem de ser um 2G

rated by 0 users
This post has 40 Replies | 4 Followers

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
000_Flint
José Leites Posted: 28 Aug 2018 14:27

Caríssimos

Depois da breve apresentação em que me dei a conheçer, vou falar-vos do motivo da minha procura por este forum.

Tendo estado já por outros foruns onde apenas conseguir assistir a discussões entre proprietários de Hibrídos, vs proprietários de bombas a gasóleo, fãs de GPL, FAP's, MAF's, grandes vantages do GPL vs outros combustiveis, fiquei sem saber nada e com os ouvidos (neste caso olhos) cheios de NADA.

Concretamente quero trocar a minha Toyota Corolla e depois de muito procurar, decidi que quero um Prius.

Primeiro porque é um Toyota, segundo porque me parece um carro adequado ao meu perfil (pelo menos eu penso que é).

Muitas dúvidas tenho tido e vou concretamente expôr neste momento dois casos concretos:

Prius 2006, 160.000kms, não sei histórico do carro, só sei que as baterias estão fora da garantia 5500 Euros

Prius 2006, tem aproximadamente 129.000kms, as baterias foram trocadas á pouco estão na garantia, não sei histórico mas foi-me dito que tem a revisão feita, 6800 euros e ainda aceita a minha Corolla por um bom preço.

Numa primeira observação, eu que sou leigo neste carro, nem pensaria 2 vezes em optar pela segunda opcção, menos kms, baterias garantidas, revisionado e aceita a retoma.

Agora, dando eu inicio ao processo de compra as minhas questões são as seguintes:

1º Levar o carro á Toyota para confirmar as informações e histórico do carro - Qualquer concessionário faz isso e quanto custa essa operação?

2º As baterias são garantidas neste 2ºcaso por quanto tempo? e fazendo as revisões programadas e a Toyota verificando o bom estado das mesmas, vai-me revalidando a garantia das mesmas?

3º O meu percurso habitual é Barreiro - Bobadela, via Vasco da Gama, 95% autoestrada e 5% de cidade, a minha média de velocidade é normalmente 100/110kms/hora, raramente ultrapassando os 120, aprendi a ser cuidadoso com os consumos pois sai-me do bolso, sendo que a minha Corolla com esta condução consegue fazer uma média de 6/6.5 lt/100. O Uso do Prus é viavél para o que eu pretendo?

Confesso que a minha primeira razão é mesmo querer trocar de carro e querer o Prius, adoro o carro, adoro as linhas e o seu interior, penso que seja o carro que nesta fase da minha vida gostaria de ter.

As duas condicionantes são, ter de vender a Corolla e um orçamento muito limitado, portanto sem margens para erros parvos nem caprichos que ao longo dos anos me custaram muito caro.

Quero e acho que a compra do Prius é 50% de coração e 50% de racíocínio lógico.

Aceito e estou disponivél para receber da Vossa parte todos os concelhos, ideias, opiniões, que estejam dispostos a partilhar comigo.

Antecipadamente grato

José Leites

Saudações Ecológicas

José Leites

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support
Bruno Brito replied on 28 Aug 2018 14:34

Penso que qualquer concessionário pode confirmar o histórico pois o mesmo é informatizado. Desconheço quanto a possíveis custos.

A bateria substituída terá 2 anos de garantia.

Sim o prius é perfeito para esse percurso :)

Só mais uma achega tento em conta a tua introdução...

José Leites:
Tendo estado já por outros foruns onde apenas conseguir assistir a discussões entre proprietários de Hibrídos, vs proprietários de bombas a gasóleo, fãs de GPL, FAP's, MAF's, grandes vantages do GPL vs outros combustiveis, fiquei sem saber nada e com os ouvidos (neste caso olhos) cheios de NADA.

A grande vantagem para mim está em juntar dois mundos. Híbridos a GPL, já tenho 2, um auris e um prius+. Esta combinação consegue empurrar os custos para algo como 4€/100km!

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
000_Flint

Boa tarde e obrigado Bruno pela resposta.

Realmente já tinha consultado alguns DB de users que tinham juntado o GPL ao sistema hibrído, mas confesso que não é algo que me seduza muito, apesar de reconheçer a inegável vantagem a nível de custos.

As desvantagens para mim é a perda de espaço com o depósito do sistema e o fato de nem eu nem a minha esposa sermos fãs do GPL como opcção, caso contrário já teria equacionado a conversão da minha Corolla, admito que pode ser uma mania mas é a minha opinião.

No caso das baterias, sendo as mesmas garantidas pelos 2 anos, qual será a expetativa de duração das mesmas, cumprindo as manutenções programadas e com um uso normal do carro?

Cumprimentos,

José Leites

Saudações Ecológicas

José Leites

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Bem, perda de espaço é nula pois apenas se perde o pneu suplente. Mas o argumento do vocês não gostarem, é válido e irrefutável!

A expectativa de duração das baterias penso que será mais de 10 anos e mais de 200.000km havendo excepções! O meu auris teve que substituir a bateria a semana passada, com 8 anos e 175.000km, mas foi um caso excepcional.

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
000_Flint

Portanto e no caso concreto das baterias, admitindo que num pior cenários elas durariam 8 anos, ou 96 meses, considerando que o custo de substituição das mesmas continuaria a rondar os 2000 euros, estamos perante e só em gastos com baterias cerca de 21 euros por mês......Big Smile

Não me parece nada mau!

Associado aos custos de manutenção que também já li que são comedidos, cada vez fico mais convencido: "Quero um Prius!"

Saudações Ecológicas

José Leites

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Sim fiz as contas, se eu tivesse pago a bateria daria cerca de 0,1€/100km no pior caso. Num carro sem turbos nem correias de distribuição nem embraiagems, não é nada.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 28 Aug 2018 15:01

Não vou dizer de forma alguma para não teres em conta o custo de eventual mudança das baterias. É algo que pode acontecer. Mas não tenho dúvida que na compra de uma viatura convencional com a mesma idade e km, os custos de substituição de componentes críticos nos próximos 10 anos seria várias vezes superiores ao de uma hipotética troca das baterias. Troca essa que pode nem acontecer, na verdade a esmagadora maioria das baterias sobrevive bem mais do que os 10 anos de garantia original assegurada pela Toyota. Com um Prius não terás certamente de trocar coisas "baratas" como turbos, mafs, EGRs, filtros de partículas, embraiagens, caixas de velocidades, alternadores, injetores...alguns destes componentes só por si chegam a ser mais caros que as baterias...

Dada a tecnologia e histórico de fiabilidade o Prius é das melhores compras que se podem fazer numa viatura usada. E nesses percursos, que têm a vantagem de não ser muito curtos, as médias não devem passar dos 5,0 l/100.

Pelo descritivo, a segunda unidade parece recolher significativa vantagem.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 28 Aug 2018 15:12

A expectativa de falha de um componente (neste caso um conjunto como é uma bateria de tração) não é fácil de quantificar...

https://www.mpoweruk.com/reliability.htm

Se o construtor faz garantia de 10 anos no pós-venda (Toyota Hybrid Programme) é porque uma boa parte destes componentes irão sobreviver a esse prazo, por outro lado é porque o custo deles é controlado e não é significativo face aos benefícios que as idas obrigatórias ao chão de oficina trazem, ou a satisfação cliente.

Complexa análise...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
Bruno Almeida replied on 28 Aug 2018 16:34

José, boa tarde,

Vou deixar aqui as minhas sugestões também.

Relativamente ao histórico do carro, como já foi referido em cima, através da matricula ou VIN é possível numa oficina Toyota perceber o programa de manutenções feitos na própria marca. Tem que ponderar também que talvez não tenham sido todos feitas em oficina "oficial".

Se tiver disponibilidade de "tempo" (€€€€€) passe também pelo IMT e peça o histórico de inspeções para despiste de Km (possível adulteração) e possíveis acidentes mais graves com o carro.

Relativamente há bateria, não me leve a mal, mas às vezes dá-se demasiada importância a um único componente do carro, esquecendo o global. E no global deve ser dos carro com menos custo de operação (manutenção + componentes + gasolina).

As baterias são tão indicadas pelos ainda receio com a sua utilização. Mas José a tecnologia tem 21 anos! E que seja do meus conhecimento, conto pelos dedos das mãos as que foram substituídas. Mas claro que são substituídas, como qualquer coisa neste mundo as vezes estragam-se.

Deixo aqui o meu testemunho de que foi proprietário de um Prius 2G comprado novo em Agosto de 2009 e vendido em Novembro de 2017: Além da gasolina e manutenções programadas (geralmente anuais, pois nunca fiz mais de 15.000km ano) apenas substitui pneus (com 90.000km), bateria auxiliar (aos 5 anos), escovas limpa para-brisas (a cada 3 anos) e por "carinho" comprei também uma antena tipo cauda de tubarão.

Foi entregue ao novo dono com cerca de 168.000km e o mesmo anda radiante com a compra, apenas o entristece o facto de ainda não ter conseguido fazer 1.000km com um único deposito.

José, "perca" tempo, invista essencialmente em si! Porque o merece e o planeta também!

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
000_Flint

Bruno, obrigado pela sua resposta

Essas precauções que menciona tenciono depois de ver o carro ao vivo e a cores e de o testar, efetuar na Toyota o pedido de registo da manutenção, sendo que a fazer fé naquilo que o vendedor diz que as baterias foram trocadas á uns 2 meses, se calhar o teste das mesmas na Toyota não se justifica, desde que haja documentação que comprove a aquisição e montagem das mesmas na viatura.

No caso do IMTT, isso até pode ser efetuado online, coisa que fiz quando adquiri o meu jipe e achei que os kms como eram poucos para o ano do carro era melhor verificar.

Quanto mais leio os DB que andam por aqui e escuto as Vossas opiniões mais me convenço que realmente vou mesmo adquirir o Prius, pois por mais que procure outras soluções esta é definitivamente a que mais me agrada, mesmo que numa primeira fase de adaptação os consumos não sejam muito significativos em relação aos que faço com a Corolla.

Mas o fato de o carro me agradar de um modo geral, aliado tb ao fato de puder usufruir de uma condução em que não preciso de usar um pedal de embraiagem e uma manete de velocidades, tudo são pequenos/grandes pormenores que me deixam cada vez mais rendido.

Cumprimentos,

José Leites

Saudações Ecológicas

José Leites

Page 1 of 5 (41 items) 1 2 3 4 5 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com