Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB do Benjamim

rated by 0 users
This post has 137 Replies | 7 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Bom dia Crisóstomo,

Da experiencia que tive com o ImBatível, 270.000km não são preocupantes caso tenha ocorrido a manutenção correta e atempada.

Existe um componente de EV que reduz significativamente a utilização do MCI, o que se traduz na realidade em menos km na realidade e num esforço muito inferior a um MCI "comum".

Os custos de manutenção são sempre relativos.

Exemplo: as revisões anuais no ImBatível rondavam os 100€ - 150€.

Ontem por exemplo a PCXoca, (Honda PCX 125) foi a revisão dos 56.000km, com um custo aproxima do de 65€. Mais barato eu sei, mas dentro de 4.000km terá de voltar, o que na realidade faz com que acabe por realizar cerca de 3 a 4 revisões anuais. Totalizando custos e pensado que serão todas do mesmo valor terei um custo anual de 195 - 260€.

Continuo a acreditar que o Prius, mais propriamente o sistema HSD é dos sistemas mais completos e mais bem desenhados dos últimos tempos. Por isso é sempre uma questão de comparar com a realidade que temos.

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Nos últimos dias, como sabem, tenho andado em experiências automotivas.

Desta experiência resulta uma compreensão inesperada sobre o ser humano com seus receios e habilidades. 

Na semana passada cruzei-me com o proprietário de um 2G muito mal humorado, bem distinto, e até oposto, à ideia que tenho do perfil do condutor deste tipo de carro.

Também a amiga que veio de fim de semana surpreendeu pelo receio que manifestou quanto aos quilómetros, não tendo em consideração o estado geral, a satisfação que teve na condução, bem como os elementos que lhe forneci sobre os valores relativamente modestos da manutenção. 

No extremo oposto situa-se um sr com quem falei por telefone, proprietário de um 3G, que desde então me liga insistindo em que façamos troca. Acontece que o carro que este sr tem para venda é uma versão que não me interessa.

Complexidade a do meu coração que hesita na hora de se desfazer do seu amigo, procurando um amigo a quem o entregar. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Então João esse Benjamin? O truque do AC ajudar a retirar a humidade dos vidros?

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

João Crisóstomo:

Boa noite, 

Foi sem receio, graças às explicações que aqui me deram, que entrei na reserva do Benjamin e fizemos os quilómetros necessários para ultrapassar a barreira psicológica dos 1000 com um depósito. 

(....)

Eis a foto que me fizeste chegar:

As minhas desculpas pelo atraso (1 mês!).

Aconselho uma lida ao tutorial de inserir fotografias (requer um alojamento externo), porque depois desta espero tenhas outras Wink

Abraço

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

João Ferreira:

O truque do AC ajuda a retirar a humidade dos vidros?

Creio que sim. Embora, desde que usei o " truque" ainda não tive oportunidade de testar a sério.

Acresce dizer que o carro passa os dias na rua, apanhando chuva, humidade nocturna, por aí fora. O resultado é uma acumulação de factores negativos que as minhas viagens a Setúbal, uma vez por semana, são insuficientes para dissipar.

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Amigo Telmo, 

O povo diz: antes tarde que nunca.

Pela minha parte, porque nunca pensei que colocasses a fotografia, nunca ouve atraso ou esquecimento. Mas agora que colocaste parece-me bem.

Devo dizer que nesta nossa comunidade de saberes e sentires tudo me parece bem. Há depois pormenores notáveis como a tua forma de nos apoiares ou os comentários do Prates cheios de ironia que tanto gosto de ler. 

Na semana passada conheci pessoalmente um membro do fórum. Há dias tive o prazer de falar ao telefone com outro. Sim, concordo, há aqui um espírito familiar, o que me deixa completamente à vontade. Também por isso, colocar ou não colocar fotografias, parece-me secundário.

Já partilhar a alma, essencial nesta trama de vidas entrelaçadas que colectivamente somos. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

A última experiência que fiz com o Benjamin foi carregar no botão EV a ver se andava os tais 2 km. Fiz isso depois de uma descida que carregou a bateria completamente, pelo que julguei reunidas as condições ideais. 

Carreguei, piscou o EV, e apagou-se imediatamente. Pensando que se apagava o símbolo mas a opção se mantinha activa, mudei o display para ver se confirmava. Não senhor, negava.

Posto isto, não sei que pensar. Talvez alguém tenha aqui me possa esclarecer.

Abraço 

Crisóstomo 

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Vários factores podem impedir circular em modo EV:

- Velocidade, que não pode ser superior a 50km/h (creio que no inverno desce para valores menores)

- Temperatura das baterias

- Necessidade de potência superior aquela que pode ser fornecida pelo conjunto bateria/inversor

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

De facto a utilização do botao EV tem algumas condições como referido pelo Rosado.

A temperatura dos MG é uma delas, se estiverem abaixo de uma determinada temperatura (agora nao sei qual) a velocidade max em EV forçado é apenas 32kmh, caso contrario poderás ir até aos 50kmh e isto desde que a potencia exigida não seja demasiada caso contrario o motor entra em funcionamento para dar potencia adicional.

Outro fator está relacionado com o aquecimento, pois o calor do carro vem do calor do MCI, ora se este nao estiver quente ao forçar o modo EV se forçares também o aquecimento de habitáculo o carro vai sair de EV e ligar o MCI para gerar calor.

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support
João Crisóstomo replied on 13 Dec 2018 11:54

Ultimamente pouco tenho escrito ou vivido. E como o que aqui escrevo resulta do que vou vivendo, o resultado é alguma exiguidade. 

Depois o Benjamin mantém-se igual a si próprio, sem oscilações de humor, não obrigando a ir à oficina. Uma paz morna e algo monótona quando comparada com outros que tive. Enfim, um descanso.

Há depois o já reportado, mas que todos dizem ser natural e eu, certamente por usar próteses auditivas, oiço excessivamente. Mas dou comigo a importar-me menos, a ligar relativamente ao que antes valorizava. E por outro lado a apreciar cada vez mais a traquinice exuberante e dócil do meu amigo que, sem olhar a esforços, me leva onde preciso de ir, consumindo pouco, sempre alegre e bem disposto.

Não desisti de o trocar pela versão mais recente, até porque gosto de fazer novas experiências mas, conforme o tempo passa e a adequação entre mim nós se acentua, considero, cada vez mais a possibilidade de ficar por aqui.

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Page 10 of 14 (138 items) « First ... < Previous 8 9 10 11 12 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com