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DB do Benjamim

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Bom dia Crisóstomo,

Da experiencia que tive com o ImBatível, 270.000km não são preocupantes caso tenha ocorrido a manutenção correta e atempada.

Existe um componente de EV que reduz significativamente a utilização do MCI, o que se traduz na realidade em menos km na realidade e num esforço muito inferior a um MCI "comum".

Os custos de manutenção são sempre relativos.

Exemplo: as revisões anuais no ImBatível rondavam os 100€ - 150€.

Ontem por exemplo a PCXoca, (Honda PCX 125) foi a revisão dos 56.000km, com um custo aproxima do de 65€. Mais barato eu sei, mas dentro de 4.000km terá de voltar, o que na realidade faz com que acabe por realizar cerca de 3 a 4 revisões anuais. Totalizando custos e pensado que serão todas do mesmo valor terei um custo anual de 195 - 260€.

Continuo a acreditar que o Prius, mais propriamente o sistema HSD é dos sistemas mais completos e mais bem desenhados dos últimos tempos. Por isso é sempre uma questão de comparar com a realidade que temos.

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

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Nos últimos dias, como sabem, tenho andado em experiências automotivas.

Desta experiência resulta uma compreensão inesperada sobre o ser humano com seus receios e habilidades. 

Na semana passada cruzei-me com o proprietário de um 2G muito mal humorado, bem distinto, e até oposto, à ideia que tenho do perfil do condutor deste tipo de carro.

Também a amiga que veio de fim de semana surpreendeu pelo receio que manifestou quanto aos quilómetros, não tendo em consideração o estado geral, a satisfação que teve na condução, bem como os elementos que lhe forneci sobre os valores relativamente modestos da manutenção. 

No extremo oposto situa-se um sr com quem falei por telefone, proprietário de um 3G, que desde então me liga insistindo em que façamos troca. Acontece que o carro que este sr tem para venda é uma versão que não me interessa.

Complexidade a do meu coração que hesita na hora de se desfazer do seu amigo, procurando um amigo a quem o entregar. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

 

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Então João esse Benjamin? O truque do AC ajudar a retirar a humidade dos vidros?

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João Crisóstomo:

Boa noite, 

Foi sem receio, graças às explicações que aqui me deram, que entrei na reserva do Benjamin e fizemos os quilómetros necessários para ultrapassar a barreira psicológica dos 1000 com um depósito. 

(....)

Eis a foto que me fizeste chegar:

 

As minhas desculpas pelo atraso (1 mês!).

Aconselho uma lida ao tutorial de inserir fotografias (requer um alojamento externo), porque depois desta espero tenhas outras Wink

 

Abraço

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

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João Ferreira:

O truque do AC ajuda a retirar a humidade dos vidros?

Creio que sim. Embora, desde que usei o " truque" ainda não tive oportunidade de testar a sério.

Acresce dizer que o carro passa os dias na rua, apanhando chuva, humidade nocturna, por aí fora. O resultado é uma acumulação de factores negativos que as minhas viagens a Setúbal, uma vez por semana, são insuficientes para dissipar.

Abraço amigo 

Crisóstomo 

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Amigo Telmo, 

O povo diz: antes tarde que nunca.

Pela minha parte, porque nunca pensei que colocasses a fotografia, nunca ouve atraso ou esquecimento. Mas agora que colocaste parece-me bem.

Devo dizer que nesta nossa comunidade de saberes e sentires tudo me parece bem. Há depois pormenores notáveis como a tua forma de nos apoiares ou os comentários do Prates cheios de ironia que tanto gosto de ler. 

Na semana passada conheci pessoalmente um membro do fórum. Há dias tive o prazer de falar ao telefone com outro. Sim, concordo, há aqui um espírito familiar, o que me deixa completamente à vontade. Também por isso, colocar ou não colocar fotografias, parece-me secundário.

Já partilhar a alma, essencial nesta trama de vidas entrelaçadas que colectivamente somos. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

 

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A última experiência que fiz com o Benjamin foi carregar no botão EV a ver se andava os tais 2 km. Fiz isso depois de uma descida que carregou a bateria completamente, pelo que julguei reunidas as condições ideais. 

Carreguei, piscou o EV, e apagou-se imediatamente. Pensando que se apagava o símbolo mas a opção se mantinha activa, mudei o display para ver se confirmava. Não senhor, negava.

Posto isto, não sei que pensar. Talvez alguém tenha aqui me possa esclarecer.

Abraço 

Crisóstomo 

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Vários factores podem impedir circular em modo EV:

 

 - Velocidade, que não pode ser superior a 50km/h (creio que no inverno desce para valores menores)

- Temperatura das baterias

- Necessidade de potência superior aquela que pode ser fornecida pelo conjunto bateria/inversor

 

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De facto a utilização do botao EV tem algumas condições como referido pelo Rosado.

A temperatura dos MG é uma delas, se estiverem abaixo de uma determinada temperatura (agora nao sei qual) a velocidade max em EV forçado é apenas 32kmh, caso contrario poderás ir até aos 50kmh e isto desde que a potencia exigida não seja demasiada caso contrario o motor entra em funcionamento para dar potencia adicional.

Outro fator está relacionado com o aquecimento, pois o calor do carro vem do calor do MCI, ora se este nao estiver quente ao forçar o modo EV se forçares também o aquecimento de habitáculo o carro vai sair de EV e ligar o MCI para gerar calor.

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João Crisóstomo replied on 13 Dec 2018 11:54

Ultimamente pouco tenho escrito ou vivido. E como o que aqui escrevo resulta do que vou vivendo, o resultado é alguma exiguidade. 

Depois o Benjamin mantém-se igual a si próprio, sem oscilações de humor, não obrigando a ir à oficina. Uma paz morna e algo monótona quando comparada com outros que tive. Enfim, um descanso.

Há depois o já reportado, mas que todos dizem ser natural e eu, certamente por usar próteses auditivas, oiço excessivamente. Mas dou comigo a importar-me menos, a ligar relativamente ao que antes valorizava. E por outro lado a apreciar cada vez mais a traquinice exuberante e dócil do meu amigo que, sem olhar a esforços, me leva onde preciso de ir, consumindo pouco, sempre alegre e bem disposto.

Não desisti de o trocar pela versão mais recente, até porque gosto de fazer novas experiências mas, conforme o tempo passa e a adequação entre mim nós se acentua, considero, cada vez mais a possibilidade de ficar por aqui.

Abraço amigo 

Crisóstomo 

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