Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB do Benjamim

rated by 0 users
This post has 127 Replies | 7 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Telmo, penso que em ITV apenas é possível aferir o diferencial entre amortecimento de cada roda por eixo (dentro das tolerâncias legais).

Aqui a diferença seria entender quanto degradou face à original e aí não conseguimos saber Smile

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Durante a execução é avaliado um a um (é estarmos atentos ao painel), e no fim a diferença é o critério de avaliação da ITV.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
Bruno Almeida replied on 24 Jan 2019 14:53

Crisóstomo,

Chegou a avançar? Com está o Benjamim?

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Bom dia, 

O Benjamin está-se a revelar uma caixinha de surpresas. Infelizmente onerosas.

Primeiro foi o que já relatei e que era consequência de ter instalados amortecedores duros (será que o carro andava em provas de ralis?). São mistérios que a toyota não sabe explicar e eu muito menos.

Desmontada a suspensão deu-se conta de peças incorrectamente montadas (na traseira) e por consequência a terem de ser substituídas. Porque foram montadas em contradição com o que seria normal, e correcto, também ficou sem explicação.

Vieram os 4 amortecedores e montou-se o material. Ensaia-se o carro (hoje) e atrás tudo numa boa, ruídos inexistentes. Maravilha!

À frente é outra cantiga. Melhorou mas continua a bater. E porquê? Porque as molas que os outros srs montaram na tal suspensão dura não foram trocadas e são, também elas, de rali. Veredicto: ou se trocam, ou a reparação fica coxa e os ruídos a bordo não se eliminam.

Pedido o orçamento, mais um, a coisa fica por uns 200 e picos, sem IVA, montagem, etc. Bom, no ponto em que estamos, mal seria que por essa quantia a reparação não ficasse como deve ser. 

Como a toyota portuguesa não tem molas em stock têm de encomendar à Holanda. Aliás os amortecedores também. Com sorte chegam na terça feira da próxima semana. Com muita sorte, muita mesmo, talvez na quinta feira tenha o carro pronto. 

Sobre a conta final ainda não houve conversa. Imagino-a grandiosa dado o trabalho de montagem, desmontagem, novamente montagem do sistema.

São as aventuras de quem compra usado, percebe coisa nenhuma, e tem a mania de andar em silêncio. Mas pronto, o amor que tenho pelo Benjamin têm um preço. Assumi-lo é a consequência.

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Telmo Salgado:

A degradação dos amortecedores consegue-se verificar numa ida à ITV,

Ora bem, em resposta ao que aqui dizes vou transcrever o resultado da inspeção de 2018, em que chumbou: 

"suspensão, eficiência, equilíbrio. Dif (diferença?) entre duas rodas mesmo eixo superior a 30% 81% eixo 1"

Como faltam uma série de vírgulas a anomalia fica um bocado confusa de se perceber. 

Entretanto o carro terá sido reparado porque quando voltou à inspecção passou sem problemas. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Que grande aventura.

Assim faz sentido das as queixas indicadas.

O Prius 2G pode não ser o carro mais confortável do mundo, mas tem os seus méritos.

Com as explicações prestadas creio que inclusive que quem procedeu à intervenção poderia não estar qualificado para tal. Sad

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Eu cá suspeito que quem fez a inspecção até estava qualificado, mas resolveu fazer vista grossa a troco de uma nota Angry

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Tenho acompanhado de perto a reparação da suspensão do Benjamin. 

Verdade seja dita, o mecânico tem solicitado a minha presença, quer para me mostrar as peças defeituosas e aquelas que encomendou e as vão substituir, quer para me explicar tudo o que vai fazendo, e porquê, integrando-me no problema e na solução.

Através destas idas à oficina pude constatar a origem dos ruídos de que me queixava já que, como ainda ontem pude verificar, as molas da suspensão dianteira, sem folga entre o primeiro e segundo anel, na oscilação do veiculo obrigatoriamente batiam. Esta pancada era audível.

Em Outubro de 2018, numa das idas à Toyota de Setúbal, solicitei a verificação da suspensão em virtude dos ditos ruídos. Nada encontraram. O parecer da oficina apontava para uma suspensão "normal" compatível com a quilometragem feita. 

Ignorando o que na toyota consideram normal, ou anormal, borracha rachadas, molas em atrito, amortecedores duros já sem capacidade de amortecimento - nada disto me parece normal. 

Na sexta feira entregam-me o Benjamin. Simultaneamente a factura que, atendendo a tudo que foi feito e ás muitas horas de trabalho, não pode ser pequena. Vão-se os anéis mas fiquem os dedos. Ditado popular que aqui se aplica magistralmente. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
050_C-HR_2016
Clube 1000 km
tcap-support

Pelo que tenho lido por aqui, a Toyota na Margem sul do Tejo (Montijo, Barreiro, Setúbal) deixou e continua a deixar amargos de boca a muita gente, não fosse a proximidade da minha casa e o conforto que isso me dá, já tinha mudado de oficina, no entanto como o carro também nunca deu problemas que um simples entendido pudesse resolver vou adiando a mudança.

Aproveitando o ditado faço a pergunta: Então e foram-se os ruídos e ficou o conforto?

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Pedro Tiago:

Aproveitando o ditado faço a pergunta: Então e foram-se os ruídos e ficou o conforto?

Amanhã saberei 

Crisóstomo 

Page 12 of 13 (128 items) « First ... < Previous 9 10 11 12 13 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com