João Crisóstomo:Amanhã saberei
Crisóstomo,
Como está o nosso "rejuvenescido" Benjamim?
Bruno R. Almeida
PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)
Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km
Total da manutenção da suspensão 1899,20 €. Sendo 660 € de mão de obra e o resto para peças e alinhamento de direção.
Ensaiado o carro com o mecânico presente não é melhoras em relação a um movimento de direção, na forma como o carro se move. Entretanto os chocalhos diminuíram mas não desapareceram. . E reflectem-se, audivelmente, na zona do display e envolvente.
Como o mecânico insistiu na minha sinceridade, assumi que esperava mais. Morly que as oscilações do carro não se repercutem na zona dos plásticos e da eletrónica. Desculpou-se a dizer que os japoneses eram assim, quando já estavam muitos quilómetros.Posto isto, que dizer?
Fiquei satisfeito? Claro que não! Mas, por outro lado, uma suspensão melhorou, uma dinâmica geral melhorou, e já não há peças em atrito. Investir em algo que é importante ainda, em nenhum resultado final, não corresponde à minha expectativa.
Por agora vamos falar sobre o assunto e observar o comportamento do Benjamin nas semanas semanas. Uma coisa é certa, comprar barato e bom é difícil. Sobretudo nada sabendo de mecânica.
Abraço amigo
Crisóstomo
Viva Crisóstomo,
Como habitual tenho acompanhado o teu db, ora então com esse valor da substituição de 1900 euros a somar ao valor que te custou não comprarias um melhor?
Há um ditado popular que diz" o barato sai caro" no teu caso assim está a ser, regra geral o Prius é um carro robusto feito para durar pelo menos 20 anos , as vezes os utilizadores não dão o tratamento regular á máquina ou alteram algo que não deveriam daí alguns roncarem cedo demais.
Os testes drives servem para tirar dúvidas pelo menos experimentastes uma boa centena de Prius isso ninguém te tira, tivestes mesmo azar .
Abraço,
PL
Toyota Prius 2G..........4.3l/100 km on Summer and 5.0l/100km on WinterToyota Prius 3G..........4.1l/100 km on Summer and 4.8l/100km on Winter
Amigo Paulo,
A decisão de trocar o Insight pelo Prius teve por detrás uma enorme carga emocional. Assumo que emprenhei de curiosidade e ambição com o que li nesta comunidade sobre o sistema híbrido da Toyota. Essa carga emocional criou uma expectativa desajustada da realidade.
Depois aconteceu a experiência com o 2G da minha irmã, versão high pack de 2008, que foi de tal modo positiva que me convenci que o caminho só podia ser com o Prius. Mas depois aconteceu experimentar um 3G que me desiludiu. E fiquei confuso De confusão em confusão, experimentando diversos 3G que pouco esclareceram, já farto de andar em busca do meu Prius, tropecei no anúncio do Benjamin. Experimentei o carro e gostei dele. Claro que foi uma experiência de 30 minutos. Insuficiente portanto. Depois era o preço que pediam, quase um crime. E lancei-me.
Podia ter comprado melhor? Claro que sim! Mas tinha eu, na época, a capacidade ou o discernimento necessários, absolutamente não!
Os 1900€ que dei pela nova suspensão não os lamento. Acrescentaram qualidade e fiabilidade. Lamento é não ter conseguido criar o silêncio. Mas, mais uma vez, se calhar houve excessiva ambição da minha parte, imaginando que todos aqueles ruídos desapareciam simplesmente porque investia na suspensão. Ambição e palermice.
Não sinto que apostei no cavalo errado. Longe disso! Sinto que estou a percorrer um caminho que passa por diversas etapas, sendo uma delas o Benjamin. Outras virão.
A postagem que coloquei no dia 1 de Fevereiro deu-lhe um treco e desconfigurou o texto.
Creio que se percebe o fundamental, mas posso repetir sinteticamente :
1900€ de arranjo sendo 660€ mão de obra. O resto foram as peças
No teste de estrada que fiz com o mecânico ao lado, e também porque ele insistiu, assumi que esperava mais daquela intervenção, sobretudo nos ruídos. Respondeu que sendo carro japonês, tendo os anos que tem, e tendo feito os quilómetros que fez, era natural os plásticos fazerem ruído.
E pronto. Tenho um carro usado com uma suspensão nova.
muitos de nós vêm o carro como uma parte de si, até lhes damos nomes.. o Benjamin recebeu um merecido mimo do dono. ele não te irá falhar João os ruídos podem subsistir mas com alguma paciência conseguiras ir descobrindo a sua fonte e tentando mitigar os mesmos.
o Benjamin continua a ser uma boa aposta financeiramente falando, tudo o que lhe possas fazer só irá melhorar a sua e a tua vida, quer por uma melhoria de segurança, ativa /passiva quer pela melhoria de desempenho.
venham os km que é o que vocês precisam, venha a estrada aberta e horas a fio a papar alcatrão.
Toyota Prius 3G Diário de Bordo de Um Prius Serrano
Mitsubishi Outlander PHEV Diário de Bordo do Ironhide
Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link
Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)
Ou estou a ficar surdo, ou os ruídos do Benjamin diminuíram.
Como só ontem dei por isso, não sei se o milagre é da nova suspensão, se da troca das próteses auditivas.
Seja do que for, espero que dure.
Sobre o Benjamin a única novidade que há é ouvir ruídos que não ouvia antes da alteração à suspensão, sendo certo que a alteração melhorou o carro de diversos modos e todos me parecem positivos. Outra novidade é os ruídos metálicos terem diminuído. Os que agora oiço são claramente vibração de plásticos.
........
Um amigo de longa data, a quem a vida tem duramente posto à prova, enviou-me uma mensagem que dizia mais ou menos isto:
"Com um gesto cansado e triste abri a minha janela. A árvore que o inverno desolou está, agora, cheia de rebentos. Dou por mim a sorrir, sempre espantado com este milagre que é o renascer da vida em todas as coisas. "
E eu dei por mim a sorrir, em comunhão com este espanto e esta esperança.