Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB do Benjamim

rated by 0 users
This post has 137 Replies | 7 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

João Crisóstomo:
Amanhã saberei 

Crisóstomo,

Como está o nosso "rejuvenescido" Benjamim?

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Total da manutenção da suspensão 1899,20 €. Sendo 660 € de mão de obra e o resto para peças e alinhamento de direção.

Ensaiado o carro com o mecânico presente não é melhoras em relação a um movimento de direção, na forma como o carro se move. Entretanto os chocalhos diminuíram mas não desapareceram. . E reflectem-se, audivelmente, na zona do display e envolvente.

Como o mecânico insistiu na minha sinceridade, assumi que esperava mais. Morly que as oscilações do carro não se repercutem na zona dos plásticos e da eletrónica. Desculpou-se a dizer que os japoneses eram assim, quando já estavam muitos quilómetros.Posto isto, que dizer?

Fiquei satisfeito? Claro que não! Mas, por outro lado, uma suspensão melhorou, uma dinâmica geral melhorou, e já não há peças em atrito. Investir em algo que é importante ainda, em nenhum resultado final, não corresponde à minha expectativa.

Por agora vamos falar sobre o assunto e observar o comportamento do Benjamin nas semanas semanas. Uma coisa é certa, comprar barato e bom é difícil. Sobretudo nada sabendo de mecânica. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
013_Prius_3G
tcap-support

Viva Crisóstomo,

Como habitual tenho acompanhado o teu db, ora então com esse valor da substituição de 1900 euros a somar ao  valor que te custou não comprarias um melhor?

Há um ditado popular que diz" o barato sai caro" no teu caso assim está a ser, regra geral o Prius é um carro robusto feito para  durar pelo menos 20 anosBig Smile , as vezes os utilizadores não dão o tratamento regular á máquina ou alteram algo que não deveriam daí alguns roncarem cedo demais.

Os testes drives servem para tirar dúvidas pelo menos experimentastes uma boa centena de Prius isso ninguém te tira, tivestes mesmo azar .

Abraço,

PL

Toyota Prius 2G..........4.3l/100 km to 5.1l/100km 
Toyota Prius 3G..........4.1l/100 km to 5l/100km 

PL

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Amigo Paulo,

A decisão de trocar o Insight pelo Prius teve por detrás uma enorme carga emocional. Assumo que emprenhei de curiosidade e ambição com o que li nesta comunidade sobre o sistema híbrido da Toyota. Essa carga emocional criou uma expectativa desajustada da realidade. 

Depois aconteceu a experiência com o 2G da minha irmã, versão high pack de 2008, que foi de tal modo positiva que me convenci que o caminho só podia ser com o Prius. Mas depois aconteceu experimentar um 3G que me desiludiu. E fiquei confuso  De confusão em confusão, experimentando diversos 3G que pouco esclareceram, já farto de andar em busca do meu Prius, tropecei no anúncio do Benjamin. Experimentei o carro e gostei dele. Claro que foi uma experiência de 30 minutos. Insuficiente portanto. Depois era o preço que pediam, quase um crime. E lancei-me. 

Podia ter comprado melhor? Claro que sim! Mas tinha eu, na época, a capacidade ou o discernimento necessários, absolutamente não! 

Os 1900€ que dei pela nova suspensão não os lamento. Acrescentaram qualidade e fiabilidade. Lamento é não ter conseguido criar o silêncio. Mas, mais uma vez, se calhar houve excessiva ambição da minha parte, imaginando que todos aqueles ruídos desapareciam simplesmente porque investia na suspensão. Ambição e palermice. 

Não sinto que apostei no cavalo errado. Longe disso! Sinto que estou a percorrer um caminho que passa por diversas etapas, sendo uma delas o Benjamin. Outras virão. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

A postagem que coloquei no dia 1 de Fevereiro deu-lhe um treco e desconfigurou o texto.

Creio que se percebe o fundamental, mas posso repetir sinteticamente :

1900€ de arranjo sendo 660€ mão de obra. O resto foram as peças

No teste de estrada que fiz com o mecânico ao lado, e também porque ele insistiu, assumi que esperava mais daquela intervenção, sobretudo nos ruídos. Respondeu que sendo carro japonês, tendo os anos que tem, e tendo feito os quilómetros que fez, era natural os plásticos fazerem ruído.

E pronto. Tenho um carro usado com uma suspensão nova. 

Crisóstomo 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

muitos de nós vêm o carro como uma parte de si, até lhes damos nomes..  o Benjamin recebeu um merecido mimo do dono. ele não te irá falhar João os ruídos podem subsistir mas com alguma paciência conseguiras ir descobrindo a sua fonte e tentando mitigar os mesmos. 

o Benjamin continua a ser uma boa aposta financeiramente falando, tudo o que lhe possas fazer só irá melhorar a sua e a tua vida, quer por uma melhoria de segurança, ativa /passiva quer pela melhoria de desempenho.

venham os km que é o que vocês precisam, venha a estrada aberta e horas a fio a papar alcatrão. 

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Ou estou a ficar surdo, ou os ruídos do Benjamin diminuíram. 

Como só ontem dei por isso, não sei se o milagre é da nova suspensão, se da troca das próteses auditivas.

Seja do que for, espero que dure. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support
João Crisóstomo replied on 11 Feb 2019 14:39

Sobre o Benjamin a única novidade que há é ouvir ruídos que não ouvia antes da alteração à suspensão, sendo certo que a alteração melhorou o carro de diversos modos e todos me parecem positivos. Outra novidade é os ruídos metálicos terem diminuído. Os que agora oiço são claramente vibração de plásticos.

........ 

Um amigo de longa data, a quem a vida tem duramente posto à prova, enviou-me uma mensagem que dizia mais ou menos isto:

"Com um gesto cansado e triste abri a minha janela. A árvore que o inverno desolou está, agora, cheia de rebentos. Dou por mim a sorrir, sempre espantado com este milagre que é o renascer da vida em todas as coisas. "

E eu dei por mim a sorrir, em comunhão com este espanto e esta esperança. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Porque nem só de consumos e outros pormenores técnicos se faz a vida destes amigos de quatro rodas, e a nossa, aqui vai um apontamento que, não parecendo ter a ver com consumo de combustível têm a ver com consumo (de consumir) hábito que se instalou sobretudo na época que vivemos e que, uns não têm consciência e por isso nem reparam, e outros tem, e recusam. Ora recusar consumir não só alivia os tarecos em casa, como diminui a pegada de carbono - logo é colectivamente positivo.

Há bocado esteve aqui uma rapariga a tentar vender-me coisas. Disse-lhe que não, não por não gostar, mas por não precisar. E é verdade, não preciso. Preciso do sol e da chuva e do vento e do mar e do sorriso das crianças e dos amigos. Objectos não. Para que os quero eu? Depois não tenho casa própria, mas mesmo que tivesse onde colocaria esses objectos símbolo de um pertencer que não sinto ser meu, que sinto ser colectivo e para o colectivo existir. Não me entendeu. Também não lhe expliquei. Cada um tem desta vida a ideia que lhe é própria e possível. E graças a deus cada um tem a sua. Talvez um dia, se as juntarmos todas, o próprio deus nos faça sentido.

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Amigos,

Muito me orgulho de ter conquistado alguns condutores convictos do diesel para o sistema híbrido. Simultaneamente de ter contribuído para divulgar esta alternativa. Nesta linha de pensamento, e acção, o Benjamin conquistou um novo condutor e no próximo domingo vai rumar a Coimbra onde passará a residir. Já o Crisóstomo vai receber de braços abertos o seu novo menino, um 3G de 2009, com cerca de 170.000 km.

Porque troco agora que investi tanto no carro? Primeiro porque quero contribuir para a felicidade desta senhora com um amigo que lhe será fiel e valioso. E depois porque quero evoluir em experiências automotivas, e estes meses em que conduzi o Benjamin terão ajudado a criar a maturidade indispensável. Ou seja: precisava do 2G para apreciar devidamente a geração seguinte.

Ao contrário de muitos condutores que conheço nunca me senti fã de marcas ou modelos. A excepção terá sido esta paixão pelo Prius, súbita e inesperada, que varreu cautelas obrigando a mudar de paradigma. Entretanto, vejo-o hoje claramente, muito se deveu aos artigos do amigo Prates bem como aos muitos vídeos que fui vendo na Internet.

Mas vou ficar por aqui? Conhecendo a minha curiosidade por tudo que é tecnologia alternativa é pouco provável.

Abraço amigo 🤗 

Crisóstomo 

Page 13 of 14 (138 items) « First ... < Previous 10 11 12 13 14 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com