Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB Auris 2017 HSD Temaki

rated by 0 users
This post has 10 Replies | 3 Followers

Not Ranked
Pendura
022_Auris_HSD_2G
Pedro Farinha Posted: 23 Sep 2018 10:32

Pois é meus caros, mais um rendido aos híbridos da Toyota Stick out tongue

Este Auris HSD de 2017, foi carro de serviço da SC. Foi-nos entregue com cerca de 16500km, ainda com cheiro a novo Stick out tongue

É habitante permanente no nosso lugar de garagem há cerca de 1 semana.

Vem com o pack Comfort+Techno+Sport, ou seja, não é o full-extras, mas tem o que é preciso, já que aquilo que procurava era algo que fosse funcional, prático, e principalmente, que fosse "divertido" de conduzir.

O fator ambiental para mim também é bastante importante, mesmo que isso me obrigue a gastar mais um pouco no combustível.

Posto isto, porquê o nome Temaki... sendo um fascinado pela cultura japonesa, tinha que batizá-lo com o nome de algo relacionado com o Japão, até porque a Corolla de 2007 era apelidada de "Sakura" :)

O gosto por Temakis de salmão e a côr preta do carro também ajudaram, claro :D

Posto isto, tenho muitos pontos positivos a partilhar, mas um ou outro menos bom. Aí vão:

Prós:

1. Muito divertido de conduzir
  2. Paz de espírito no pára-arranca
  3. Médias muito boas para um "carro a gasolina" (como diz quem tem carros a gasóleo)
  4. Gosto pelo "Hobby" do hypermiling. Recorde=3.8l/100 do trajeto casa-trabalho-casa-restaurante-casa (cerca de 50km) - Será que ainda se consegue baixar isto? :D
  5. Confortááááááável :D
  6. "Esconderijos" muito práticos - caixa para os óculos, caixa do apoio do braço, etc...
  7. Toyota Safety Sense - Safou-me de uma boa!...
  8. Modo PWR surpreendente!
Pontos menos bons:
  1. Toyota Touch 2 sem Go - ordenação dos nomes da lista telefónica ao contrário (preciosismo), dificuldade em encontrar um GPS "aftermarket" sem ser este: https://car-solutions.com/en/navigation-system-on-android-6.0-for-toyota-touch-2.php ou o da própria Toyota, que acaba de ficar ao mesmo preço - não gosto de ter o smartphone pendurado no pára-brisas nem de "enfiar" coisas pela saufagem ou na entrada de CD's, mas pelo menos por enquanto parece que vai ter que ser.
  2. Ao andar em paralelos, há alguns ruidos na área do tabelier que se tornam um pouco incomodativos.
  3. Por alguma razão, ao travar, parece que se ouve alguma "chiadeira" metálica, mas pelo que o vendedor me disse, é um problema identificado, e o representante resolve a questão sem stresses.

Tirando isto, posso dizer que estou bastante satisfeito. Espero que o Temaki me dê o prazer de fazer muitos, muitos quilómetros com ele :)

Aí vai a 1ª foto que tirei, ainda na SC do Porto, acabadinho de sair da lavagem:

IMG_20180914_195501

Já agora, aproveito para partilhar esta aventura:

No dia seguinte ao ter ido levantar o carro, fui dar a minha voltinha da praxe, aproveitando o pouco trânsito de Sábado, até que fiquei na dúvida se aquele pack trazia PCS.

Ao olhar para os botões acima da alavanca das mudanças, vi que não havia nada que aparentasse ter o PCS. O LDA estava sim presente no voltante e apitava várias vezes ao dia, mas nada de PCS.

Então pensei para mim "será que este modelo de 2017 não tem o PCS?" será que o vendedor se enganou ao me dizer o pack de equipamento?...... será que paguei por algo que não tenho? Como é que vou resolver isto agora?

Deixei então de pensar no "problema" e continuei a disfrutar da "voltinha de reconhecimento" do carrinho.

Quase ao chegar a casa entro numa rotunda na minha paz de espírito, e não é que um camião entra a todo o gás, logo à minha frente  logo quando eu ia a fazer o pisca para sair.
Não sei se os engenheiros da Toyota pensaram nisto ou se o sistema funcionou como deveria ou não, mas a verdade é senti uma valente travagem e safei-me dum belo acidente! Se eu tivesse continuado e ficado entre os eixos do camião, provavelmente não estaria aqui a escrever esta história!

Por isso, sim, o carro tem TSS com PCS e funciona, e não é "mariquice" nenhuma!

Um abraço a todos,
Pedro

PS: "Descobri" que o botão do PCS está logo ao lado dos controles dos retrovisores... nada como ler o manual -.-'
Not Ranked
Pendura
022_Auris_HSD_2G

Escusado será dizer bela maquina Big Smile

Quanto a nome, estavas com fome na altura do batizado? Stick out tongue 

Uma máquina que não para de surpreender 

Top 75 Contributor
Mild-Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013

Boa escolha, suspeito seja eu lol

As médias são impecáveis e quanto mais nacional mais impecáveis ficam, o mais baixo que consegui foi 3,0 num percurso de nacional relativamente plano até 70kmh mas 3,5 é fácil de atingir na N1 com velocidades entre 70/90kmh quando vou do Carregado às Caldas da Rainha.

O que noto que estraga mais as minhas médias é o viciante power nas subidas :D

O GPS de origem é um pouco lento na minha opinião e não me tenho habituado, mas se escolher pesquisa no google e depois um local especifico, aí sim, basta clicar direcções e é fácil.

De resto, enjoy the ride.Cool

Not Ranked
Pendura
022_Auris_HSD_2G

Obrigado João :)

No que toca ao nome, realmente, depois de ir buscá-lo, fui direito ao sushi, portanto sim, deve ter ajudado :D

Not Ranked
Pendura
022_Auris_HSD_2G

Obrigado Carlos!

Concordo plenamente com o que diz, o power estraga bastante as médias com as subidas.

Em relação ao GPS de origem, pode ser que não compre o GPS de origem, ainda não sei.

Tenho 3 opções:

1. GPS de origem (pela praticidade)

2. Solução aftermarket (mto boa, mas com risco)

3. Solução DIY com o monitor de origem (complicada mas com um resultado muito interessante=Android Auto :D)

Vou explorar a 3ª solução por agora, se conseguir levá-la a bom porto, partilho informações de como lá chegar :)

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
022_Auris_HSD_2G

Olha um primo do White Miso, "saiu de casa" na mesma altura e tudo! :D Acho que cheguei a ver o anúncio do Temaki mas o facto de estar no Porto dissuadiu-me...

Curiosamente GPS de origem até era coisa que dispensava mas isto nos usados não se pode ser muito esquisito... Eu no seu lugar usava um suporte junto ao pilar A, não estorva a vista da estrada e fica bem localizado para consultar enquanto de conduz, melhor inclusivamente que o ecrã de multimedia. Há suportes de qualidade e as instruções podem sair pelas colunas do carro através da ligação Bluetooth. Eu usei esta configuração no meu carro anterior e estava satisfeito.

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
022_Auris_HSD_2G

PS boas andanças com ele!

Not Ranked
Pendura
022_Auris_HSD_2G

É sim senhor um primo do White Miso (juro que não foi minha intenção copiar a ideia da cozinha japonesa!! Stick out tongue)

Ainda estou a ver a melhor forma de colocar um smartphone/tablet no carro. Pessoalmente não me sinto bem em colocar "penduricos" num carro com um visual tão "limpo" como o Auris, mas vou também olhar para os suportes para smartphone, como sugere.

Só queria algo que fosse relativamente discreto :)

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
022_Auris_HSD_2G

E notícias desta máquina, não há? Big Smile

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Temaki tem qualquer coisa de aiku, esses pequenos versos onde tanta coisa se diz. 

Saboreia - se a palavra como se deixássemos deslizar a mão na casca rugosa, no musgo macio.

No olhar os gestos precisos com que as gueixas tangem as cordas extraindo tonalidades que remetem para vidas de outrora.

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Page 1 of 2 (11 items) 1 2 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com