Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Novo sistema Hibrido Renault

rated by 0 users
This post has 14 Replies | 4 Followers

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
022_Auris_HSD_2G
Nuno Cardoso Posted: 13 Nov 2018 9:12

A parceria que a Nissan fez com a Renault foi para mim a pior coisa que fez aqui na Europa pois a Nissan tinha ótimos motores. Pois bem, parece que a Renault aproveitou mais uma vez esta parceria para se inserir no mercado dos híbridos.

Deixo em baixo o link de uma notícia que descreve o sistema híbrido da Renault que promete 128CV (extraídos do motor elétrico e do ICE 1.6 a gasolina) e autonomia em modo elétrico. A primeira coisa que me salta à vista é a complexidade da caixa, mais propriamente a quantidade de partes móveis que contém! É também referido que "evita o efeito de aceleração sem correspondência com o andamento (como sucede nos Toyota híbridos, por exemplo)", eu acho que prefiro este tipo de efeito de aceleração e ter "velocidades infinitas" do que ter 3 ou 4 velocidades menos eficientes!

Analisem: https://www.sapo.pt/noticias/motores/sabe-como-sera-o-novo-sistema-hibrido-da_5bea84ca50194a284db6c42c

Toyota Auris HSD 2017 Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Muito interessante, Nuno!

Obrigado pela partilha Wink

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 150 Contributor
Mild-Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013

Acredito que na arte de vender que a Renault tem, verificado pela enchente de Zoe's, este possa vir a ser um sucesso.

Sobre o efeito de aceleração sem correspondência, meh.. prefiro o da Toyota embora saiba que a grande maioria das pessoas que transporto no carro acabem confusas e não gostem.  - Anyway -  O preço é que vai acabar por ditar tudo. Se for um Mégane com o preço acima do Auris acaba mal para a Renault.

Boa partilha!

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support
João Crisóstomo replied on 13 Nov 2018 21:38

Amigos 

De mecânica percebo pouco, já da vida vou percebendo alguma coisa. E uma questão em que tenho reparado, é que antes de chegarmos à simplicidade temos de esgotar a complicação. Esta alimenta-se da nossa dificuldade em sermos simples.

Porventura os inventores do sistema híbrido da Toyota seguiram o caminho dos antigos sábios na sua busca da perfeição aliada à simplificação. Concluo que sim por terem conseguido atingir a excelência sem se perderem nos labirintos imaginativos.

Já os senhores da Renault, pelo contrário, estarão dando os primeiros passos e, como uma criança que aprende a andar, oscilam. Esta oscilação não têm mal, sendo uma aprendizagem, mas terá o custo de complicar o que poderia ser simples. 

Apeteceu-me reflectir e partilhar.

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 13 Nov 2018 21:50

Parece-me um pouco tarde avançar com sistemas híbridos, mas pronto, antes isso que mais uma geração de motores a gasóleo.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
022_Auris_HSD_2G

A mim o que me surpreende é a utilização de uma caixa com apenas 4 velocidades.

Estamos numa era em que atualmente nas caixas automáticas parece que quanto mais velocidades melhor, mais uma vez a Toyota mostrou recentemente caixas automáticas com 8 e 10 velocidades. Com esta escolha acho que o ponto ótimo de eficiência vai ser difícil de encontrar. O motor elétrico poderá auxiliar, mas parece uma regressão ao tempo em que as caixas automáticas tinham 3 ou 4 velocidades para reduzir provavelmente custos e simplificar ligeiramente.

Mas concordo que a Renault está um pouco atrasada no que toca a híbrido em relação à concorrência, mas avançada nos elétricos.

Toyota Auris HSD 2017 Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
050_C-HR_2016
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

"Este motor a gasolina com ciclo Otto e Atkinson paralelo(...)" alguém me explica isto... para dummies ???

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
022_Auris_HSD_2G
Nuno Cardoso replied on 14 Nov 2018 17:08

Pedro Tiago:

"Este motor a gasolina com ciclo Otto e Atkinson paralelo(...)" alguém me explica isto... para dummies ???

É mais uma para a coleção dos nossos bons escritores/jornalistas Stick out tongue

Toyota Auris HSD 2017 Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 2 May 2019 8:29

https://observador.pt/2019/05/01/o-que-a-renault-anda-a-magicar-para-o-clio-e-tech/?utm_source=Newsletters+Observador&utm_campaign=e4b8b3107f-EMAIL_CAMPAIGN_2019_05_01_COPY_01&utm_medium=email&utm_term=0_4e99f7d1e5-e4b8b3107f-184878893

O sr.Alfredo não sabe contar motores elétricos nos híbridos...

Mas revela alguns detalhes curiosos, como o motor 1.6 Atkinson.

O caminho é interessante, finalmente o Yaris HSD poderá ter um concorrente.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
022_Auris_HSD_2G

Vendo o 2º video do artigo, o design da caixa parece muito similar à caixa da Toyota, tirando que não há planetários entre outros. No entanto, não entendo como farão para controlar a faixa de rotação do motor uma vez que sem embraiagem como se faz passagem de caixa?

Toyota Auris HSD 2017 Spritmonitor.de

Page 1 of 2 (15 items) 1 2 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com
Powered by Community Server (Non-Commercial Edition), by Telligent Systems