Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB Hyundai Ioniq EV - Carlos Costa

rated by 0 users
This post has 106 Replies | 7 Followers

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Pedro C Lopes:
Excelente máquina

Yes

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
tcap-support

Uau! Adoro a cor :)

No test drive que realizei em Leiria no ano passado, fiquei rendido, desde a construção, aos materiais e a "suavidade" de condução, acho este carro um must.

Muitos e bom Km com a máquina! Tudo de bom!

Big Smile

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Tiago Gomes:
Uau! Adoro a cor :)

Pude optar entre esta e o branco, mas acho que fiz uma boa escolha. Fica muito elegante e combina muito bem com as molduras dos vidros e puxadores das portas metalizados. 

Tiago Gomes:
fiquei rendido, desde a construção, aos materiais e a "suavidade" de condução, acho este carro um must.

Sou suspeitoAngel, mas também sou fã!! Nestes dias particularmente frios estou a adorar o volante e os estofos aquecidos (sabe taaaaaaaaaaão bem!!!), e a pujança da bomba de calor a aquecer o habitáculo e "descongelar" o para-brisas. Nunca vi tamanha rapidez num automóvel!!Surprise

Tiago Gomes:
Muitos e bom Km com a máquina! Tudo de bom!

Adivinham-se muitos, de facto!! Obrigado!Wink

Top 100 Contributor
Full Hybrid
022_Auris_HSD_2G

Parabéns e bons kms!

Toyota Auris 1.8HSD  

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Acho que ainda nao foi colocada aqui esta questao: vem com pneu suplente?

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Não tem pneu suplente, apenas o kit de emergência. 

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Esta noite o Ioniq esteve ligado à tomada durante quase 11 horas, depois de ontem ter chegado a casa com 8% de bateria. Foi o primeiro calafrio elétrico propriamente dito!! Devil Significa isto que, descontando as perdas no carregamento, o EVSE do carro deve carregar entre 11-12A reais, não mais do que isso. A propósito, aqui fica uma foto do dito carregador...

Estou a ponderar a aquisição de um EVSE mais potente (Prime 32A), mas para isso tenho que instalar uma tomada industrial monofásica CEE de 32A. Como tenho 6.9 kVA de potência contratada e bi-horário, passava a poder carregar a 24A, que é o dobro da velocidade actual. Como há dias em que chego a casa perto da 1h da manhã, um carregador deste género garantia o carregamento do carro ainda dentro das horas de vazio. 

Deixo, também, a foto da protecção da bagageira, original. Preço a rondar os 56 eur.

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

A mim como não dá muito jeito estar sempre a tirar o EVSE da mala e a guardá-lo de manhã, dei preferência por construir e instalar um fixo com as opções 16A, 20A, 25A e 32A.

Além disso como quando estou fora em viagem dá sempre jeito carregar à maior "velocidade" possível, tenho um portátil com as opções de 10A, 12A, 16A, 20A, 24A e 32A Wink

O carregamento a velocidades maiores dá sempre jeito nestas situações de maior aperto.  

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Carlos Costa:

Significa isto que, descontando as perdas no carregamento, o EVSE do carro deve carregar entre 11-12A reais, não mais do que isso. A propósito, aqui fica uma foto do dito carregador...

Com o EVSE de origem, o carregador puxa 11A e picos. São 10A úteis, a potência útil de carregamento é 2.3kW (8%/hora). Em geral, para um EVSE que indique x (e.g. 20A), o carregador vai fornecer em DC à bateria a potência correspondente a x-2 (e.g. 18A), e consumir mais 1A e picos.

É a aproximação que faço. Logo daqui, vê-se que é mais eficiente carregar a potências mais altas.

Eu usei o EVSE de origem durante um ano, à espera de encontrar a solução que me satisfaria, e a tentar conhecer bem o assunto nas várias vertentes. Agora tenho um EVSE que comunica com um medidor de energia à entrada da casa. O medidor sabe qual é a minha potência contratada e informa o EVSE de quanta potência tenho disponível.

É um descanso. Deixo o EVSE programado, liga-se a máquina da roupa e da louça durante a noite, liga-se o aquecimento de madrugada, e não tenho de me preocupar com nada, o quadro não dispara de certeza. Tinha 25A contratados e carregava o carro a 24A. Agora subi para 30A contratados, ainda não mudei o disjuntor da arrecadação para permitir mais que 25A. Uma solução de open hardware e ... se não se tornar open software, eu posso por ali uma solução equivalente open software.

Este EVSE satisfaz as minhas necessidades como fixo e, se vou de férias, serve-me também de portátil. 

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Carlos Costa:

Deixo, também, a foto da protecção da bagageira, original. Preço a rondar os 56 eur.

Curioso, essa protecção veio no meu carro... fiquei sempre a pensar se teria vindo por erro... É que eu pedi os tapetes de borracha, também por esse preço. O resultado é que tenho os dois.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Page 5 of 11 (107 items) « First ... < Previous 3 4 5 6 7 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com