Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB Hyundai Ioniq EV - Carlos Costa

rated by 0 users
This post has 68 Replies | 5 Followers

Top 75 Contributor
Full Hybrid
050_C-HR_2016
tcap-support

Ficaram muito bem, mas eu prefiro os tapetes de inverno em borracha, porque são mais fáceis de limpar.

Gostei da ideia para o túnel central Yes

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 14 Jan 2019 21:04

Após quase 2 mil km realizados a electrões, vou partilhar mais algumas impressões sobre o carro. Há muitas coisas boas, algumas más, como é normal, e uma incompreensível!

Primeiro as más. O meu Ioniq padece, como a quase totalidade dos seus irmãos, de amnésia selectiva. Algumas configurações pura e simplesmente desaparecem ao fim de um par de dias, nomeadamente o plano semanal de carregamento. É possível incluir no plano os horários da tarifa mais vantajosa (bi-horário, por exemplo), mas no segundo ou terceiro dia a programação volta à estaca zero! Parece-me um problema simples de resolver com uma actualização de software, por isso vou aguardar pela primeira revisão (lá para Abril). 

A outra questão menos boa vai demorar mais tempo a ser resolvida, porque envolve os pneus. O carro sai de fábrica com os Michelin Energy, pneu que uso há muitos anos e com total satisfação. No entanto, no Ioniq estes pneus são bastante ruidosos, sobretudo entre os 80 e os 100 km/h. Não é nada que me "tire o sono", mas preferia que fossem mais silenciosos. O carro, naturalmente, é tão silencioso e a experiência de condução é de tal forma Zen que o ruído mais intrusivo dos pneus acaba por evidenciar-se. O Prius +, por exemplo, é bastante melhor a isolar o ruído do rolamento dos pneus, e o mesmo monta Michelin Energy, de momento. Dito isto, não vou trocar os pneus do Ioniq, obviamente, mas assim que estiverem gastos procuro outra solução. Há que reconhecer quando um produto não satisfaz!

Agora as coisas boas. São tantas que nem sei por onde começar!!Cool Toda a experiência de conduzir um EV é fantástica. Estou a carregar o carro de 2 em 2 dias e a carga tem chegado e sobrado para as necessidades. Hoje fiz 62 km (não trabalhei, estive de folga) e acabo de estacionar o carro na garagem com 172 km de autonomia restante. Amanhã tenho duas saídas, uma de 80 km e outra de 40 km, o que significa que, ao final do dia, terei uns 40 - 50 km de autonomia, ainda! 

O carro é muito intuitivo, muito fácil de conduzir e, acima de tudo, muito reactivo. A recuperação de velocidade é espectacular, o que torna o carro bastante divertido de conduzir e um bom aliado quando é preciso ultrapassar. As ajudas à condução são muitas e muito úteis, com especial destaque para o avisador do ângulo morto e o cruise control adaptativo (um descanso nas viagens em AE). O ajuste da regeneração através das patilhas no volante é uma solução muito bem pensada e cria habituação, pois agora quase já não consigo viver sem aquilo. O meu novo desafio diário é tentar fazer a viagem para o trabalho sem tocar no pedal do travão...Cool

O conforto a bordo está num patamar bastante bom. A suspensão filtra bem o mau piso e os bancos são bastante confortáveis, embora a tender para o rijo, o que poderá não agradar a todos. Atrás há espaço que chegue para os meus piratas, e respectivos assentos elevatórios, sem qualquer stress. Contudo, já se queixaram da falta de vidros escurecidos / cortinas e da maior dificuldade em entrar no carro, comparativamente ao Prius + com aquelas portas traseiras descomunais!! 

O carro vem carregado de gadjets, uns mais úteis que outros, mas destaco as memória para o banco do condutor, o direccionamento automático dos espelhos retrovisores para o chão assim que se engrena a marcha-atrás, o rebate automático dos espelhos, os bancos e volante aquecidos...é só mimos!! O sistema multimédia é muito rápido, a navegação idem, o bluetooth funciona com os nossos Xperia que é uma maravilha (a agenda foi transferida num piscar de olhos) e o sistema de som Infinity está a um bom nível. 

Um pormenor que denota bastante cuidado por parte dos coreanos é a aplicação de revestimentos "aborrachados" em muitos dos locais onde é possível guardar objectos, o que reduz consideravelmente o chocalhar dos objectos aí presentes e a ocorrência de riscos / danos. O cuidado na construção do carro é extensível ao exterior, com folgas entre painéis bastante reduzidas e uniformes, e o bater de portas transmite uma sensação de robustez e qualidade, coisa que o meu Prius + não consegue reproduzir (as portas traseiras soam a Dacia Devil). 

Os consumos continuam consistentes, com a média no CB nos 13,1 kWh por cada 100 km percorridos, o que não deixa de ser um valor agradável, considerando as temperaturas muito baixas que se fazem sentir e os declives acentuados que tenho que ultrapassar diariamente.

A coisa incompreensível prende-se com o facto de o carro ter médios de LED e máximos em halogéneo. Sempre que sinto necessidade de ligar os máximos...vejo pior!!Surprise A luz tem maior alcance, é certo, mas a diferença de tonalidade é de tal ordem que parece que estou a conduzir um carro diferente!

Até agora, estou plenamente satisfeito! Que grande máquina a Hyundai construiu!!! Yes Tiro-lhes o meu chapéu!! 

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 14 Jan 2019 23:07

Pois é, Carlos Costa. Passados 1 ano, 3,5 meses e 52 mil km, estou exactamente como tu, como se o tivesse ido buscar ontem ao stand. Completamente embriagado com o carro.

Não é cegueira! Há coisas más, há que reconhecer. Bolas, não é fácil entrar no carro sem bater com a cabeça... A minha bateria de 12V não está bem, não está totalmente avariada, mas não está boa (mas é uma bateria barata). Um ligeiro chiar às vezes da porta do condutor após a primeira revisão. Eles põem óleo e não resolve. No nissanleafpt já me explicaram que não é falta de óleo, é a borracha que chia. Mas quase que sou obrigado a exagerar os defeitos para não parecer mal.

O problema da amnésia, és capaz de saber do meu DB e outros, está resolvido no firmware que saiu em Janeiro de 2018. Saiu para toda a Europa ao mesmo tempo, mas há questões de €... A política de actualizações do mapa do GPS à borla tem como finalidade atrair os clientes a fazer a manutenção dentro da rede de concessionários. Quando o quiseres resolver, dirige-te ao concessionário, dás a fotografia da versão que eu tenho. Se disserem que não têm acesso a ela, eleva a questão para o apoio ao cliente, indicando sempre o nome do concessionário onde queres fazer a actualização. Nunca te coíbas por o teu carro ser importado, o que a Hyundai diz é que tanto mais importante é a actualização gratuita, para trazer o cliente para a rede. O suporte técnico da Hyundai Portugal é bom.

Carlos Costa:

...destaque para o avisador do ângulo morto

Sortudo!

Carlos Costa:

O sistema multimédia é muito rápido, a navegação idem,

Isso foi um alívio! Nunca entendi como era possível o do Yaris e do Prius+ ser daquela maneira... Agora vejo vídeos sobre o i-Pace e vejo que o mal é comum a muitas marcas. Além disso, a informação de trânsito em tempo real da TomTom não deve nada a ninguém. Se houver bicha a meio da Vasco da Gama, já cheguei a meter os quatro piscas ao ver o carro a chegar à bicha no mapa, uns 3-4 segundos antes de ver luzes de stop... (a compressão do tráfego face à velocidade justificava).

Um aspecto negativo: ele só acede à Internet por WiFi. Partilhar net pelo WiFi gasta mais bateria que pelo Bluetooth. Além disso, obriga a ligar manualmente a partilha WiFi. Há uma app da Hyundai que liga o WiFi do telemóvel quando detecta o carro por Bluetooth, mas deixou de funcionar no Android >=8.

Carlos Costa:

o sistema de som Infinity está a um bom nível. 

Bastante bom, deixa-me que diga. Tens ficheiros FLAC? Eu ponho a tocar os mesmos FLAC de alta resolução que uso na minha aparelhagem da Yamaha em casa. Tenho que dizer que em 24 bits / 192kHz às vezes tenho problemas, alguns ficheiros não tocam (descomprimido são 500MB/s), mas 24 bits / 96kHz todos funcionam. Não resisto a meter uma imagem em DB alheio. Dá para ouvir boa música... nada de MP3. E a resposta dos altifalantes é boa, se pensarmos que os ressoadores são todos de plástico... não podia ser muito melhor.
Carlos Costa:

A coisa incompreensível prende-se com o facto de o carro ter médios de LED e máximos em halogéneo. Sempre que sinto necessidade de ligar os máximos...vejo pior!!Surprise 

Pois é! Podias ter posto isso logo de início nas coisas más! Em estrada, se for mesmo noite escura, eu chego a desligar os máximos para ver melhor. É triste. Um dia, quando tiver tudo esclarecido, vou tentar trocar esses máximos, alguns ingleses fizeram-no. O Kauai ai é soberbo, mas não na versão que vão vender cá, porque tem máximos matriciais, que se reduzem nas direcções onde podem provocar incandeamento, e alteram a direcção nas curvas.

O Prius+ ganha nos máximos, ganha no volante, ganha no HUD apesar de limitadíssimo, no conforto da suspensão (eu tenho jantes de 16" parece que o carro rola sobre airbags, parece que vou num Mercedes), espaço, claro...

Carlos Costa:

Que grande máquina a Hyundai construiu!!! Yes

Pois é. Confesso que tinha ficado chateado com uma coisa que tinhas escrito noutro thread. Isto:

Carlos Costa:

...Cheira a engenharia coreana ao mais alto nível, pois ninguém percebe como é possível acontecer uma coisa destas....

Eh pá... Agora deve custar engolir estas palavras, não? Big Smile

A Coreia é um país avançadíssimo. Embora como democracia seja ainda muito jovem, apenas 30 anos (parece que foi ontem, e quase passou despercebido na televisão, só me lembro dos protestos estudantis... a verdade é que passou a haver eleições), a Coreia segue os mais altos padrões de desenvolvimento social, do Japão e dos países escandinavos. O sistema educativo da Coreia é considerado o melhor da Ásia (não é o Japão). É uma máquina, cada província tem a sua emprega gigantesca, mas não só, as pessoas consomem também, têm tempo livre, etc, e isso faz toda a diferença. Isso nota-se quando falamos com os entusiastas coreanos que partilham na internet informação sobre os EVs coreanos (EVs que vendem principalmente no mercado interno). Os vídeos do Bjorn Nyland na Coreia são giros para ver também isso: este, este, este... e há um onde ele mostra os esquemas que eles têm para carregar muitos EVs num parque de estacionamento, não encontro...

Em segundo lugar, a Hyundai é um dos grandes construtores mundiais. Não é tudo feito na Coreia! Nem todo o desenvolvimento de um carro se faz numa fábrica (bem longe disso, claro...). Apesar dos EVs serem fabricados na Coreia (a Hyundai sofre bastante com as tarifas alfandegárias), o desenvolvimento do carro é feito um pouco por toda a parte. Há um centro de design muito importante na Alemanha. onde foram desenhados os actuais i10, i20, i30, i40... Vários dos principais profissionais aqui tiveram também posições de responsabilidade no design de BMWs, do Audi TT..

Custa-me dizer isto, mas há utilizadores, ex-proprietários de Audi, que chegam a falar numa "Audi connection". É o título deste thread, onde eu apareço a fazer o papel do idiota de serviço. Felizmente, que toda a electrónica é asiática.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Miguel Ramos:
A política de actualizações do mapa do GPS à borla tem como finalidade atrair os clientes a fazer a manutenção dentro da rede de concessionários...Nunca te coíbas por o teu carro ser importado, o que a Hyundai diz é que tanto mais importante é a actualização gratuita, para trazer o cliente para a rede. O suporte técnico da Hyundai Portugal é bom.

Sim, e é isso que vou fazer, assistir o carro num concessionário oficial. Quanto ao facto de ser importado, não estou minimamente preocupado. 

Miguel Ramos:
Isso foi um alívio! Nunca entendi como era possível o do Yaris e do Prius+ ser daquela maneira

A facilidade e velocidade de funcionamento do sistema multimédia do Ioniq e a interacção com os dispositivos móveis é muito superior aos sistemas que conheço da Toyota, bastante mais lentos e confusos. É um facto!

Miguel Ramos:
Tens ficheiros FLAC?

Normalmente ouço directamente do Spotify, sem conversão para FLAC. Mesmo assim já é muito bom.

Miguel Ramos:
O Prius+ ganha nos máximos, ganha no volante, ganha no HUD apesar de limitadíssimo, no conforto da suspensão (eu tenho jantes de 16" parece que o carro rola sobre airbags, parece que vou num Mercedes), espaço, claro...

Concordo com tudo, menos no volante. Para mim o volante do Ioniq é bastante mais confortável. Para grandes viagens, sobretudo, o Prius + é outra coisa!Cool

Miguel Ramos:
Eh pá... Agora deve custar engolir estas palavras, não? Big Smile

Não, de todo! Se bem me recordo estava a criticar a existência de uma função escondida num dos muitos menus do carro que permite activar ou desactivar a protecção / carregamento da bateria de 12V. Por mais brilhante que o carro possa ser, que o é, acho essa função uma parvoíce. Mais do que gostar de uma marca, eu adoro carros. Não visto a camisola de ninguém nem defendo as cores de ninguém. Elogio quando acho que o devo fazer, mas também critico, sem qualquer problema. Os carros são como as pessoas, cheios de virtudes e muitos defeitos, naturalmente!

Miguel Ramos:
Há um centro de design muito importante na Alemanha. onde foram desenhados os actuais i10, i20, i30, i40... Vários dos principais profissionais aqui tiveram também posições de responsabilidade no design de BMWs, do Audi TT..

Estão no bom caminho. O salto qualitativo tem sido evidente! Se me perguntasses há uns 7 ou 8 anos atrás qual o modelo Hyundai que eu mais gostava eu responder-te-ia ZERO, nenhum! Hoje já gosto de alguns Wink

Miguel Ramos:
há utilizadores, ex-proprietários de Audi, que chegam a falar numa "Audi connection". É o título deste thread, onde eu apareço a fazer o papel do idiota de serviço. Felizmente, que toda a electrónica é asiática.

Ainda bem!! Com sorte até o nosso Ioniq EV teria software malicioso para enganar os testes de emissões!!Devil

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Miguel Ramos:

(...)

(...)

Vénia vénia

Desculpem o off-topic. Wink

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Carlos Costa:

A facilidade e velocidade de funcionamento do sistema multimédia do Ioniq e a interacção com os dispositivos móveis é muito superior aos sistemas que conheço da Toyota, bastante mais lentos e confusos. É um facto!

É TomTom, e é o mesmo para todos os Hyundai e Kia na Europa. O nosso é um ARMv7, com 2GB de RAM, corre Linux 3.1, dá para ver no menu de manutenção. O meu telemóvel é melhor, mas está bem.

Hoje voltou a acontecer. Ia eu alegremente com o CCA no meio do nevoeiro, vejo uma zona laranja na Vasco da Gama. Quando atinjo a zona laranja, já estou a reduzir a velocidade e com a mão no botão dos quatro piscas. Assim que vejo outros abrandarem meto os quatro piscas... Muito mais cedo do que teria metido de outra forma.

Há quem adore usar o Waze com o Android Auto... mas com este sistema, para mim, não vale o esforço.

Carlos Costa:

Por mais brilhante que o carro possa ser, que o é, acho essa função uma parvoíce. Mais do que gostar de uma marca, eu adoro carros. Não visto a camisola de ninguém nem defendo as cores de ninguém. Elogio quando acho que o devo fazer, mas também critico, sem qualquer problema.

Claro, mas o meu problema com a frase é que parecia atingir a engenharia coreana no seu todo. E isso, seria injusto.

Carlos Costa:

Ainda bem!! Com sorte até o nosso Ioniq EV teria software malicioso para enganar os testes de emissões!!Devil

Felizmente, é o design exterior e interior... Felizmente a engenharia é coreana e produzido numa fábrica coreana.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Só para rematar o tema,

Creio ter lido algures no tempo uma entrevista no Observador referente ao Ioniq e existia uma referencia onde indicava que a base de trabalho deste modelo era o Prius. Ou seja, os Coreanos pegaram naquilo que consideravam ser o melhor hibrido do mercado e tentaram fazer um modelo em tudo semelhante mas para melhor.

O resultado está a vista neste EV fantástico.

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 75 Contributor
Full Hybrid
031_Yaris_HSD
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Carlos, relativamente ao barulho dos pneus... a minha experiência é diferente. Eu não noto nenhum barulho vindo dos pneus. Hoje até andei cim as janelas um pouco abertas para confirmar... e nada. Comparando com o Prius, não o +, mas o 4g, acho o carro mais isolado dos barulhos externos, em especial o rolar dos pneus.

Hoje vou fotografar os pneus do meu carro para verificares se são os mesmos.

Se quiseres, convido-te a dares uma volta no meu carro para verificares se de facto o teu faz mais barulho, ou somos nós que temos limiares diferentes.

Pergunto: Poderão umas rodas desalinhadas/ sem calibração serem responsáveis pelo que relatas?

Toyota Prius 4G

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Leo Grova:
Se quiseres, convido-te a dares uma volta no meu carro para verificares se de facto o teu faz mais barulho, ou somos nós que temos limiares diferentes.

Aceito o convite, um dia fazemos isso.

Leo Grova:
Pergunto: Poderão umas rodas desalinhadas/ sem calibração serem responsáveis pelo que relatas?

Uma roda mal calibrada transmite vibração, penso eu, o que não é o caso, e a direcção está perfeitamente alinhada. O que noto é um aumento esquisito do ruído, que associo aos pneus, entre os 80 e os 100 km/h, mas sem qualquer outro sintoma associado, pois continua a rolar com a mesma suavidade. A minha esposa acha que estou paranóico, pois diz que não ouve nada! 

Page 7 of 7 (69 items) « First ... < Previous 3 4 5 6 7 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com