Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB de toyota Prius 2G (Dark Knight) by João

rated by 0 users
This post has 27 Replies | 2 Followers

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G
João Almeida Posted: 17 Jan 2019 14:39

Olá a todos.

adquiri um toyota prius 2G de 2008 versão high pack (sistema de chave inteligente, assistência ao estacionamento, GPS, comandos por voz, bluetooth, volante em pele e camera de marcha atrás). Tem 234000 km's sempre assistido na toyota, tendo sido inclusive entregue pelo stand onde comprei com revisão programada feita no momento em que o negócio foi feito. O stand já tinha trocado a bateria de 12v (original toyota) e pintura nova.

Com trajetos na área de viseu (nacionais e cidade), estradas acidentadas em termos de curvas e subidas, estou com média de 5.2l no CB. A tentar perceber como baixar os consumos instantâneos de 10l ou mais Embarrassed

Irei postar fotos mais tarde. "Dark Night" porque é preto. Adoro a condução e a resposta do carro. não entendo a celeuma deste carro em outros fóruns, parece que os fanboys do diesel são "pagos" para denegrir estes carros... Então as teorias da poluição da bateria do motor elétrico parece a teoria do planeta terra ser plano...

Bem, como este carro tem baixa manutenção e faz consumos equivalentes a diesel dos mais económicos, mas com muito menos poluição, estou muito contente com a compra e o nível de espaço/equipamento/resposta do motor.

Agora, não sei como baixar dos 5l/100 ainda Wink

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Muito bem!

Os consumos instantâneos podem subir muito, é quando se transmite mais energia à cinética/potencial da viatura. Mas isso é normal, mesmo quando se fazem consumos microscópicos há vários momentos de consumo assim.

Quanto à média menor que 5, essa a expectativa é mais facilmente ultrapassada nos dias amenos. O frio aumenta as perdas de energia do sistema (válido para todos os carros com motor térmico).

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

João Almeida,

Dado que adquiriu o carro há tão pouco tempo, deixaria a sugestão de não se preocupar agora com os consumos, mas sim de usufruir da máquina.

Já o referi no passado, mas reforço a minha ideia pessoal, o Prius não se conduz, somos levados a ser conduzidos pelo HSD. Foi dessa forma que obtive os meus record's pessoais de autonomia, aliados a temperaturas mais amenas (Verão).

A cartografia da zona também não ajuda.

Sou de muito perto de Viseu e nas férias o divertimento era grande em comparar medias com os "melhores" diesel!

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G

Sim, até ao verão do ano passado tive um rover 200 1.4 a gasolina, tinha sempre uma diferença de quase 1l de combustível na média entre a época de calor e a época de frio. A menor média que fiz neste carro no mesmo percurso que faço com o toyota prius foi 6.2l/100. No verão passado este carro teve o típico problema dos rovers, junta de cabeça, comprei um toyota corolla antigo (foi o que apareceu mais barato e em bom estado) para o desenrasque até comprar com calma o atual prius Wink 

O toyota corolla é um 2.0d de 1993 que tem média de 6.2l/100 com condução cuidada e a capacidade de aceleração deste motor é muito fraca, pelo que o prius ganhou em tudo em relação aos carros todos que já tive Big Smile

O prius marca 5.2l/100 no CB, no entanto ainda tem 2 barras até chegar ao meio depósito e já fez 400 km's desde que enchi o depósito.

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G

Bruno Almeida:

João Almeida,

Dado que adquiriu o carro há tão pouco tempo, deixaria a sugestão de não se preocupar agora com os consumos, mas sim de usufruir da máquina.

Já o referi no passado, mas reforço a minha ideia pessoal, o Prius não se conduz, somos levados a ser conduzidos pelo HSD. Foi dessa forma que obtive os meus record's pessoais de autonomia, aliados a temperaturas mais amenas (Verão).

A cartografia da zona também não ajuda.

Sou de muito perto de Viseu e nas férias o divertimento era grande em comparar medias com os "melhores" diesel!

Bruno R. Almeida

Um amigo compou uma carrinha focus 1.5 tdci de 2017 e num percurso misto com condução cuidada tem média de 5l/100 e o percurso que faz é plano, pelo que o prius ganhava Wink

Sim tenho disfrutado bem do HSD, acho que se não tivesse experiementado tantas vezes a capacidade de aceleração do sistema (mais vale conhecer o que ele dá para casos em que seja necessário) talvez estivesse nos 5l/100 certos ou menos.

Nas súbidas, prefiro subir rapidamente a velocidade e estabilizar do que acelerar com calma, um professor que tive falou uma vez com um professor de engenharia mecânica que lhe explicou que era mais eficiente assim - em pouco tempo faz uma aceleração rápida para depois estabilizar, porque se for aceleração calma vai demorar muito mais a lá chegar, logo é muito mais tempo em esforço. Mencionou também usar o carro no ponto de binário máximo, o que no prius é constante Big Smile fiz esta condução com o Rover e realmente melhorou a média para os tais 6.2l/100 no verão.

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G

Tenho umas dúvidas relativamente a esta viatura:

- o plano de revisões não contempla nada a nível de óleo da caixa CVT, bomba de água do motor, etc. Os checkups no concessionário verificam estes materiais e trocam se for realmente necessário?

- Os pneus são 195/55R16 não dá para legalizar outras medidas mais baratas? Se alguém souber...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Não sei sobre as outras medidas do 2G, mas sempre achei que 195/55 não seriam medidas caras.

No meu 3G os 215-45 17" são caríssimos, nota...

O nível da caixa é verificado em revisões (a cada 30k, acho), e a bomba de água verificada em todas em termos visuais (fugas, etc.).

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G

Telmo Salgado:

Não sei sobre as outras medidas do 2G, mas sempre achei que 195/55 não seriam medidas caras.

No meu 3G os 215-45 17" são caríssimos, nota...

O nível da caixa é verificado em revisões (a cada 30k, acho), e a bomba de água verificada em todas em termos visuais (fugas, etc.).

Realmente jante 17" com essa medida são bem mais caros... É que estive a ver e os 205/55 R16 são mais baratos que os 195/55 R16...

Nesse caso, não há previsão de revisões para além de óleo/filtros, travões e checkup híbrido certo?

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Se procurares aqui um pouco nos DB encontras alguma info sobre isso.

A correia de acessórios (bomba de água) tem uma periodicidade, acho.

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

João Almeida:
- Os pneus são 195/55R16 não dá para legalizar outras medidas mais baratas? Se alguém souber...

Eu legalizei pneus 205/55R16 no meu 2G. O custo foi recuperado ao fim de uma troca completa de pneus. Tens de ir à Toyota pedir uma declaração para essa medida, que tem um custo de 40€. Depois no IMT, apresentas essa declaração e fazes pedido de novo documento único com essas novas medidas, que tem um custo de 30€. 

Page 1 of 3 (28 items) 1 2 3 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com