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2019 e 2020 - anos de viragem na mobilidade elétrica?

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Luis Neves Posted: 3 Feb 2019 19:34

Já sabemos que as questões de autonomia, preço e infraestruturas são, isoladamente ou em conjunto, uma dificuldade para a evolução da mobilidade elétrica.

2019 e 2020 têm potencial para representar os anos de viragem em alguns destes aspetos. Apesar da implementação desnecessariamente complexa do modelo de cobrança dos carregamentos e da lentidão da mobi-e em assegurar a conclusão/renovação da rede, podem vir a caminho os primeiros projetos privados. Veja-se o anúncio de 30 PCR pela aliança EDP-BP, ao qual certamente responderá a aliança GALP-Continente. O anúncio da NIssan de disponibilização de 100 PCR, alguns dos quais para integração na rede em parceria com a GALP. E temos ainda o projeto da rede Ionity, com 400 postos de carga ultra-rápida a instalar em toda a Europa, 53 já operacionais e 41 em construção, que em Portugal terá alguma estações asseguradas pela CEPSA. 

E do lado da autonomia temos finalmente vários modelos a chegar com autonomias superiores a 300 km, e com tendência para a descida dos preços. Um EV a partir de agora já não é apenas um carro para fazer circuitos pendulares, mas passa também a poder cumprir funções familiares e distâncias longas. Alguns destaques do que aí vem, deixando propositadamente de fora os carros acima dos 65-70 k€, com os quais só dá para sonhar:

Model 3 - O EV com o qual todos se comparam, o verdadeiro automóvel 2.0. Embora caro, posiciona-se como alternativa a quem navega no mundo dos Audi, BMW, Mercedes do segmento D. Ultra-eficiente e contando com a rede proprietaria de supercarregadores da Tesla, não colca restrições a viagens familiares longas. A versão atualmente à venda, de tração total e bateria de 75 kWh, contando com alguns extras imprescindíveis (interior premium, autopilot, pintura metalizada) ronda os 69 k€. A versão de 62 kWh com tração traseira que se espera mais para o verão deverá na mesma configuração rondar os 60 k€. Se for resposta a versão de 75 kWh com tração traseira, deverá ficar na casa dos 65 k€. E finalmente, quando existir a versão standard de 50 kWh, com tração traseira deverá rondar os 55 k€. Claro que podem tirar 10 k€ aos valores indicados se se contentarem com interiores standard e prescindir do autopilot.

Hyudai Kauai e Kia Niro - Com baterias de 39 e 64 kWh e grupo propulsor análogo (ou não ejam do mesmo grupo automóvel),  especialmente nesta segunda variante asseguram autonomias superiores a 400 km. Muito eficientes, são no entanto algo penalizados nos consumos pelo perfil SUV. Ainda assim, em autoestrada conseguem valores que não ultrapassam os de um Leaf. Os preços não são ainda conhecidos por cá, mas nas versões de topo mais equipadas deverão rondar os 50 k€. Prevê-se dificuldade para os interessados comprarem, dada a escassa produção das marcas.

Kia Soul - A acrescer em breve aos dois primos mencionados no ponto anterior. Bateria de 64 kWh, mesma tecnologia do grupo e a beleza de sempre...Smile

Nissan Leaf e-plus - Nova variante do Leaf a chegar em breve, passando do patamar dos 40 kWh para o dos 60 kWh, com aumento de potência dos 150 para os 200 cv. Ao contrário do esperado, mantém-se a aplicação de baterias da AESC, sem refrigeração, em vez das faladas LG Chem. Uma pena. No que se refere ao preço, estima-se entre 5 a 6 mil euros mais caro do que o da versão de 40 kWh. Isto deve atirar as versões mais equipadas para os 45 k€.

Renault Zoe II - Tal como aconteceu com o Leaf, espera-se um restryling profundo e não uma versão completamente nova. Não deverá mudar muito por fora, mas o interior terá um upgrade de qualidade significativo, acompanhado o novo clio que sairá muito em breve. Não se sabe se manterá as baterias e motores atuais ou se terá alguma evolução em ambos os aspetos. Prevê-se redução do preço e adoção de carga DC via CCS combo, mantendo-se a carga AC de 22 kW. A cumprir estes requsiitos, tem todas as condições para prosseguir uma carreira de best-seller.

Peugeot 208 - Ora aqui está um novidade interessante. O novo 208 a lançar muito em breve terá uma variante EV, em tudo idêntica o modelo convencional. Especula-se que poderá ter uma bateria de 50 kWh e interiores de boa qualidade, à semelehança do Clio/Zoe, não inferiores aos do VW Polo. Se o preço for competitivo poderá rivalizar com o Zoe II.

Peugeot 2008 - Especificações como o 208, início de produção em 2019 e de vendas em 2020. 

DS3 e-Tense: Mais um modelo compacto, de 4,14m, semelhante ao Kauai, o qual previsivelmente utilizará a mesma tecnologia do Peugeot 208, dispondo de bateria de 50 kWh e de carregamento a 100 kW. Previsão de disponibilidade em meados de 2019.

VW ID Neo - Mais um EV promissor que marca a aposta da VW na mobilidade elétrica. Haverá alguma clonagem da Tesla, contando o carro com 3 variantes de bateria (50/65/75 kWh), atualizações via internet, reservas online...se a VW conseguir cumprir o prometido (um EV ao preço de um diesel equivalente), será potencialmente um campeão de vendas, até por anunciar ter o espaço interior de um Passat para o tamanho exterior de um Golf. 

Está a chegar o admirável mundo novo?

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José Rosado replied on 3 Feb 2019 20:46

Falta aí o novo Ioniq, que embora tenha apenas 38kWh, dada a sua eficiência, promete também um bom alcance... Wink

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Belo post! 

Esperemos que no final deste ano se possa acrescentar alguma coisa do Toyota Wink

1999 Avensis T22 (3S-FE)

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José Rosado:

Falta aí o novo Ioniq, que embora tenha apenas 38kWh, dada a sua eficiência, promete também um bom alcance... Wink

Pois, optei por não colocar novidades muito caras ou de capacidade de bateria abaixo dos 40 kWh. Embora neste caso, de facto, a manter-se a eficiência, poderá ter uma autonomia já bem interessante. É uma pena não sair uma versão de 50 ou 60 kWh deste bicho....seria um espetáculo.

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Luis Neves:

[Pois, optei por não colocar novidades muito caras ou de capacidade de bateria abaixo dos 40 kWh. Embora neste caso, de facto, a manter-se a eficiência, poderá ter uma autonomia já bem interessante.

Falta também o Bmw i3 120ah (42,2kwh) que em teoria, e segundo o ciclo WLTP, fará até 310km.

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Interessante texto, Luis.

Se na questão da autonomia já estamos em patamares aceitáveis, na questão do preço ainda há um caminho a percorrer pelos fabricantes.

Em relação à rede de carregamento, só a da Tesla está/vai estar em bom plano, com muito menos afluência e melhor fiabilidade.

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Aliás, se neste momento comprasse um EV com a possibilidade de fazer viagens mais longas, só equacionaria o Model 3, muito devido à rede europeia de Superchargers.

Qualquer outro carro, só para fazer o dia a dia aqui por Lisboa, carregando em casa.

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Não vou incluir os modelos sugeridos por não estarem claramente acima da fasquia dos 40 kWh. Contudo faltava declarar um modelo do grupo Peugeot-Citroen, que provavelmete partilha as caraterístcias do Peugeiot 208 - o DS3 e-tense.

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Luis Neves:
ou de capacidade de bateria abaixo dos 40 kWh

No Ioniq os 38,3kWh são úteis, logo a capacidade real deve ser superior aos 40kWh

 

Luis Neves:
É uma pena não sair uma versão de 50 ou 60 kWh deste bicho
Wink

 

Também acho, mas a localização das baterias e o facto da plataforma ser comum às 3 variantes não facilita a utilização de maior capacidade Sad

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E só "enlatarem" mais uns amperes no mesmo espaço....Big Smile

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