Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Análise estática Toyota Corolla

rated by 0 users
This post has 61 Replies | 5 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Sérgio Cordeiro:
não temos aquele efeito de acelerar e o carro não andar

Nunca vi esse efeito em carro híbrido nenhum, desde o 2G ao PHV, e sem o ter conduzido tenho a certeza que nem no Prius 1G.

Vocês confundem "acelerar" com "pressão no acelerador", e pior, confundem "rotação do MCI" com "aumento de velocidade do carro".

Com a mesma potência global, nenhum carro tradicional bate um HSD em reprises, e alguns nem com maior cilindrada/potência o conseguem.

E se isto acontece é graças a esse efeito que tanta gente põe defeito sem apreciar o resultado... enfim... influências de certos jornaleiros.

José Sebastião :
parece que não foi usada a mesma solução PSD. No arranque existe um acoplamento direito ao motor MCI e passamos a ter novamente a solução "scooter" para o resto do andamento

Nunca na vida! Tem é um mapeamento diferente da proporção de binário de cada motor, o PSD é imutável!

Diz-me uma coisa José, e demais, vocês sabem o que se está a passar quando aceleram mais do que o carro pode dar só com o MCI?

Vocês fazem a mais pequena ideia do "porquê" do MCI subir a rotação de forma independente do aumento de velocidade do carro?

Acho incrível que nunca ninguém repara que durante esses momentos que vocês chamam de "scooter" no sentido pejorativo seja precisamente aqueles momentos em que o HSD dá tareia a qualquer outro a acelerar. Ficam tão "admirados" com o barulho do motor a alta rotação que nem dão por conta do velocímetro galgar a olhos vistos na velocidade reportada...

Um salto à "escola HSD" não vos fazia mal nenhum, ao menos para perceberem o que os vossos carros fazem.

Em resumo, quando aceleram mais do que o MCI é capaz de entregar (num tradicional tinham de meter "uma abaixo"), qualquer HSD faz o MCI girar a maior rotação para fazer girar o MG1 (motor gerador eléctrico #1) na função de GERADOR DE ELECTRICIDADE, e redirecciona essa corrente eléctrica para o MG2 (motor gerador eléctrico #2) que é o ÚNICO acoplado às rodas, usando assim motricidade/força eléctrica para o carro acelerar mais do que conseguiria se só tivesse o MCI.

Confesso que ainda hoje me faz confusão ver certos jornalistas (99,9%) não perceberem este conceito básico do HSD, mas ver DONOS de HSD a não perceber o que se passa então é de chorar.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 18 Mar 2019 17:46

Ainda há a questão do MCI ser um Atkinson, e para ser eficiente trabalha numa linha de operação, que sobe mais nas rpm que no binário:

Andámos tantos anos e ainda pouca gente aceitou que muda a filosofia do "pressiono acelerador - aumenta pressão média efetiva" para a "pressiono acelerador - aumenta rotação". Tecnicamente perfeito, até porque as acelerações estão lá Wink Anda e não é pouco, porque além do que é dado pelo MCI ainda acresce o apoio da bateria HV Big Smile

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 75 Contributor
Mild-Hybrid
050_C-HR_2016

João Prates:

José Sebastião :
parece que não foi usada a mesma solução PSD. No arranque existe um acoplamento direito ao motor MCI e passamos a ter novamente a solução "scooter" para o resto do andamento

Nunca na vida! Tem é um mapeamento diferente da proporção de binário de cada motor, o PSD é imutável!

Diz-me uma coisa José, e demais, vocês sabem o que se está a passar quando aceleram mais do que o carro pode dar só com o MCI?

Vocês fazem a mais pequena ideia do "porquê" do MCI subir a rotação de forma independente do aumento de velocidade do carro?

https://www.cnet.com/roadshow/news/how-does-the-2019-toyota-corolla-hatchbacks-direct-shift-cvt-work/

"scooter" dá entender ter sentido pejorativo, mas é para referir à solução semelhante que é usada naquelas motos; diferente PSD

João Prates:
Confesso que ainda hoje me faz confusão ver certos jornalistas (99,9%) não perceberem este conceito básico do HSD, mas ver DONOS de HSD a não perceber o que se passa então é de chorar.

Sei perfeitamente o que tenho: primeiro "apaixonei-me" pela solução, depois é que fui "escolher" o modelo. Desconfio que se fosse CVT não seria opção.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Há uma coisa que não gosto no novo Corolla, a alavanca de selecção de marcha. 

É igual à do Yaris e do C-HR. Desatino com aquilo.

A do Prius e a do Auris é bem mais intuitiva.

No novo Corolla mesmo a 30 km/h, colocando em B põe o MCI a girar. No Auris isso só acontece acima dos 40 no velocímetro. 

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
023_Auris_Touring_Sport_2013
Sérgio Cordeiro replied on 18 Mar 2019 18:24

João Prates:

Nunca vi esse efeito em carro híbrido nenhum, desde o 2G ao PHV, e sem o ter conduzido tenho a certeza que nem no Prius 1G.

Vocês confundem "acelerar" com "pressão no acelerador", e pior, confundem "rotação do MCI" com "aumento de velocidade do carro".

Com a mesma potência global, nenhum carro tradicional bate um HSD em reprises, e alguns nem com maior cilindrada/potência o conseguem.

E se isto acontece é graças a esse efeito que tanta gente põe defeito sem apreciar o resultado... enfim... influências de certos jornaleiros.

Alguém deve ter acordado hoje com o humor de segunda-feira....

Não confundo nada.... Nem sequer tenho de gostar de um efeito, que embora compreenda perfeitamente o porque e a sua vantagem, tem um, podemos chamar de "efeito secundário" de que não gosto. Esse "efeito secundário" a que me refiro e única e exclusivamente o barulho do motor que passa para o habitáculo... (Note-se que estou a colocar entre aspas, porque estou a ver que o melhor será utilizar sempre termos técnicos de forma a não ferir susceptibilidades).

Pela sua resposta, fiquei com a noção que percebeu perfeitamente o efeito que eu transmiti.....

Acerca das reprises.... Nem vou comentar, pois não ando a procura disso. Pois se andasse tinha ficado com o meu anterior PD 130cv....

Mas tenho aconselhado, todos quantos me pedem opinião, a trocar por um híbrido HSD. Logo não estou insatisfeito, não é?!!!

Assim como não gosto da posicão onde, tanto na corolla como no Chr, colocaram o display de 8''. Embora reconheça que é muito mais útil naquele sítio do que na auris..... Não gosto... Não é por reconhecer que ali está melhor posicionado, que tenho de gostar. Apenas tenho de aceitar o facto de alguém ter pensado mais na funcionabilidade que estética.

João Prates:

Um salto à "escola HSD" não vos fazia mal nenhum, ao menos para perceberem o que os vossos carros fazem.

Tentei algumas vezes, e sempre me foi negado o acesso. De qualquer das formas tentei perceber o mais que consegui acerca deste carro, tanto na NET, como na própria oficina da Toyota....

João Prates:
... perceberem este conceito básico do HSD, mas ver DONOS de HSD a não perceber o que se passa então é de chorar.

O diabo..... Querem lá ver que para ser dono de um HSD preciso preencher alguns requisitos?!!!!!!!

Não estou chateado com a sua resposta. Nem nunca me irei chatear com alguém que não conheço na vertical. Apenas acho que deveria ter respondido..

Um abraço

Sérgio Cordeiro

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

José Sebastião :

(...)

https://www.cnet.com/roadshow/news/how-does-the-2019-toyota-corolla-hatchbacks-direct-shift-cvt-work/

"scooter" dá entender ter sentido pejorativo, mas é para referir à solução semelhante que é usada naquelas motos; diferente PSD

João Prates:

Sei perfeitamente o que tenho: primeiro "apaixonei-me" pela solução, depois é que fui "escolher" o modelo. Desconfio que se fosse CVT não seria opção.

José, o link que colocaste é da versão térmica, que tem uma CVT tradicional, com esta modificação.

Top 75 Contributor
Mild-Hybrid
050_C-HR_2016

Grande ideia:

"Peço" "perdão" "mas" "gostava" "que" "fosse" "feito" "um" "comentário" "ao" "link" "que" "estará" "mal" "inserido":

É preciso calma e descontracção,

Ab

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Juro que me pareceu a versão térmica do Corolla. Esta, a que se vende nos EUA.

https://www.toyota.com/corollahatchback/features/mileage_estimates/6273/6272/6275

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

José Sebastião :

Obrigado!

Observa o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=VGfxTRYI1YQ

Onde está um PSD diferente do que conhecemos?...

Page 5 of 7 (62 items) « First ... < Previous 3 4 5 6 7 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com