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Diário de bordo - Toyota Auris TS HSD 2016 Exclusive

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E assim se um Prius 3G der para fazer isso, então o nosso Auris também deveria conseguir fazer uma vez que a parte de tração e em tudo igual.

Sinceramente não percebi muito isso do Pulse and Glide, mas chegando a uma velocidade de 50km/h e apanhando uma reta quase plana consigo manter a velocidade com pouco esforço da parte elétrica durante bastante tempo. Por exemplo em Valongo consigo andar a fazer média de 3 e gastar a bateria até meio apenas durante cerca de 6kms. 

Outra coisa é como o João Prates já referiu, tento manter o ponteiro no eco sem entrar no Power, só se for necessário.

Não sei se ajudei.

Toyota Auris HSD 2017 Spritmonitor.de

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Telmo Salgado replied on 2 Apr 2019 23:56

O glide consegue-se melhor com o modo ECO, em que a sensibilidade é maior. Em todos os HSD se faz, e os resultados são sensíveis, mas o conceito surgiu mais no 1G e 2G, cujo 1.5 tinha um sweet spot numa rotação algo acima do padrão de carga a uma velocidade estabilizada. Nos 1.8 dilui-se um pouco esta vantagem.

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Tenho notado que no inverno está mais difícil de fazê-lo. Mas depende da carga da bateria, suponho, e declive. Se fizer uma boa carga a descer a ic16, vou até à A8 praticamente em EV a 80kmh. Depois é conhecer o caminho adiante e repetir todos os dias até melhorar. Torna se interessante até. :) Na volta o declive não ajuda portanto vou avaliando onde há abrandamentos/trânsito para largar o acelerador. Ando sempre em ECO.

Paciência é palavra de ordem, relaxar é palavra chave.

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Telmo Salgado:
O glide consegue-se melhor com o modo ECO

 O meu raramente sai do modo ECO, o vendedor na altura recomendou e não tenho praticamente necessitado de alterar, só às vezes num cruzamento em que prevejo que quero um arranque mais rápido é que mudo para voltar novamente ao ECO.

Telmo Salgado:
Nos 1.8 dilui-se um pouco esta vantagem.

Não tinha noção dessas diferenças, falta de conhecimento. Mas realmente faz sentido que a zona de eficiência do 1.8 ser um bocado maior do que a do 1.5.

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Tem a ver com a maior cilindrada unitária, mas especialmente com a EGR que o 1.8 já possui e que permite melhores cargas parciais.

É um assunto de outros tópicos, mas não custa relembrar.

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Carlos Santos:
Se fizer uma boa carga a descer a ic16, vou até à A8 praticamente em EV a 80kmh

Carlos,

No DB do Imbatível, também já realizei essa experiencia, e a 70km/h é possível ir desde o fim da serra de Mira até a subida para o túnel do Grilo rolando em Pulse & Glide. São aproximadamente 7km!

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

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Nuno Cardoso:

Sinceramente não percebi muito isso do Pulse and Glide, mas chegando a uma velocidade de 50km/h e apanhando uma reta quase plana consigo manter a velocidade com pouco esforço da parte elétrica durante bastante tempo. Por exemplo em Valongo consigo andar a fazer média de 3 e gastar a bateria até meio apenas durante cerca de 6kms. 

Outra coisa é como o João Prates já referiu, tento manter o ponteiro no eco sem entrar no Power, só se for necessário.

Eu também não tenho bem a certeza, mas julgo que a ideia é acelerar o carro até à velocidade ideal de Glide e depois tentar deixar deslizar o carro de maneira a não haver consumo nem regeneração de energia. Por forma a aproveitar a velocidade com o carro "solto" e ao mesmo tempo sem estar a consumir combustível, coisa que não é possível com os motores convencionais. Corrijam-me pf se eu estiver errado.

Por norma também adopto sempre esse estilo de condução, e também só entro na zona Power se estritamente necessário, mas gostava de testar o Pulse and Glide só para ver se conseguia melhores consumos com essa técnica vs o meu estilo de condução. Smile

 

Telmo Salgado:

O glide consegue-se melhor com o modo ECO, em que a sensibilidade é maior.

De facto faz todo sentido.

 

Telmo Salgado:

Em todos os HSD se faz, e os resultados são sensíveis, mas o conceito surgiu mais no 1G e 2G, cujo 1.5 tinha um sweet spot numa rotação algo acima do padrão de carga a uma velocidade estabilizada. Nos 1.8 dilui-se um pouco esta vantagem.

Ah ok, isso já explica porque é que nos videos vi que, o pessoal coloca os Prius e os Yaris a deslizar com relativa facilidade. Então não é só azelhice minha Big Smile

 

Carlos Santos:

Paciência é palavra de ordem, relaxar é palavra chave.

Sim é verdade Smile

 

Nuno Cardoso:

 O meu raramente sai do modo ECO, o vendedor na altura recomendou e não tenho praticamente necessitado de alterar, só às vezes num cruzamento em que prevejo que quero um arranque mais rápido é que mudo para voltar novamente ao ECO.

Nuno, eu no primeiro mês andei sempre com o modo ECO ligado e depois comecei andar no modo Normal, para tentar perceber em qual dos modos conseguia fazer melhores consumos. E consegui fazer melhores consumos em modo Normal, no entanto, também pode ser uma consequência de eu no início não conhecer bem o carro e não ter uma condução tão "optimizada" como agora. Se calhar vou ter que testar outra vez, durante umas semanas em modo ECO para tirar essa dúvida.

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Ainda não voltei a testar o modo eco, durante um depósito, por forma a tentar saber se consigo melhores consumos em modo normal vs modo eco.

Contudo nestes 2 últimos depósitos com a minha condução habitual tenho média de 4,0 no CB o que corresponde a 4,3 reais, por isso, até agora só tenho a dizer bem Smile

No entanto, verifiquei por 2 ou 3x uma situação que não me pareceu muito normal. Já me aconteceu por exemplo, estar numa fila de trânsito em pára arranca, em que a carga da bateria foi baixando por não ser possível carregar a mesma, e quando o SOC chega +/- aos 45%, mesmo estando parado, numa questão de segundos (30 a 45s) comecei a ver a carga a baixar muito rapidamente até aos 39% quando o MCI arranca.

Acham normal a carga da bateria baixar mais rápido abaixo dos 45% de SOC? Confesso que não me pareceu muito normal.

Spritmonitor.de Toyota AURIS TS Hybrid

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Tens um consumo permanente, mesmo estando parado. Não te preocupes com essas variações rápidas, a bateria de tração é pequena. 

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AhYes então é isso que se passa sempre notei ser mais fácil o P&G no 2G do que no 3G.

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