Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo - Toyota Auris TS HSD 2016 Exclusive

rated by 0 users
This post has 45 Replies | 2 Followers

Top 100 Contributor
Full Hybrid
022_Auris_HSD_2G

E assim se um Prius 3G der para fazer isso, então o nosso Auris também deveria conseguir fazer uma vez que a parte de tração e em tudo igual.

Sinceramente não percebi muito isso do Pulse and Glide, mas chegando a uma velocidade de 50km/h e apanhando uma reta quase plana consigo manter a velocidade com pouco esforço da parte elétrica durante bastante tempo. Por exemplo em Valongo consigo andar a fazer média de 3 e gastar a bateria até meio apenas durante cerca de 6kms. 

Outra coisa é como o João Prates já referiu, tento manter o ponteiro no eco sem entrar no Power, só se for necessário.

Não sei se ajudei.

Toyota Auris HSD 2017 Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 2 Apr 2019 23:56

O glide consegue-se melhor com o modo ECO, em que a sensibilidade é maior. Em todos os HSD se faz, e os resultados são sensíveis, mas o conceito surgiu mais no 1G e 2G, cujo 1.5 tinha um sweet spot numa rotação algo acima do padrão de carga a uma velocidade estabilizada. Nos 1.8 dilui-se um pouco esta vantagem.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 150 Contributor
Mild-Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013

Tenho notado que no inverno está mais difícil de fazê-lo. Mas depende da carga da bateria, suponho, e declive. Se fizer uma boa carga a descer a ic16, vou até à A8 praticamente em EV a 80kmh. Depois é conhecer o caminho adiante e repetir todos os dias até melhorar. Torna se interessante até. :) Na volta o declive não ajuda portanto vou avaliando onde há abrandamentos/trânsito para largar o acelerador. Ando sempre em ECO.

Paciência é palavra de ordem, relaxar é palavra chave.

Top 100 Contributor
Full Hybrid
022_Auris_HSD_2G

Telmo Salgado:
O glide consegue-se melhor com o modo ECO

O meu raramente sai do modo ECO, o vendedor na altura recomendou e não tenho praticamente necessitado de alterar, só às vezes num cruzamento em que prevejo que quero um arranque mais rápido é que mudo para voltar novamente ao ECO.

Telmo Salgado:
Nos 1.8 dilui-se um pouco esta vantagem.

Não tinha noção dessas diferenças, falta de conhecimento. Mas realmente faz sentido que a zona de eficiência do 1.8 ser um bocado maior do que a do 1.5.

Toyota Auris HSD 2017 Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Tem a ver com a maior cilindrada unitária, mas especialmente com a EGR que o 1.8 já possui e que permite melhores cargas parciais.

É um assunto de outros tópicos, mas não custa relembrar.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Carlos Santos:
Se fizer uma boa carga a descer a ic16, vou até à A8 praticamente em EV a 80kmh

Carlos,

No DB do Imbatível, também já realizei essa experiencia, e a 70km/h é possível ir desde o fim da serra de Mira até a subida para o túnel do Grilo rolando em Pulse & Glide. São aproximadamente 7km!

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 150 Contributor
Pequeno citadino

Nuno Cardoso:

Sinceramente não percebi muito isso do Pulse and Glide, mas chegando a uma velocidade de 50km/h e apanhando uma reta quase plana consigo manter a velocidade com pouco esforço da parte elétrica durante bastante tempo. Por exemplo em Valongo consigo andar a fazer média de 3 e gastar a bateria até meio apenas durante cerca de 6kms. 

Outra coisa é como o João Prates já referiu, tento manter o ponteiro no eco sem entrar no Power, só se for necessário.

Eu também não tenho bem a certeza, mas julgo que a ideia é acelerar o carro até à velocidade ideal de Glide e depois tentar deixar deslizar o carro de maneira a não haver consumo nem regeneração de energia. Por forma a aproveitar a velocidade com o carro "solto" e ao mesmo tempo sem estar a consumir combustível, coisa que não é possível com os motores convencionais. Corrijam-me pf se eu estiver errado.

Por norma também adopto sempre esse estilo de condução, e também só entro na zona Power se estritamente necessário, mas gostava de testar o Pulse and Glide só para ver se conseguia melhores consumos com essa técnica vs o meu estilo de condução. Smile

Telmo Salgado:

O glide consegue-se melhor com o modo ECO, em que a sensibilidade é maior.

De facto faz todo sentido.

Telmo Salgado:

Em todos os HSD se faz, e os resultados são sensíveis, mas o conceito surgiu mais no 1G e 2G, cujo 1.5 tinha um sweet spot numa rotação algo acima do padrão de carga a uma velocidade estabilizada. Nos 1.8 dilui-se um pouco esta vantagem.

Ah ok, isso já explica porque é que nos videos vi que, o pessoal coloca os Prius e os Yaris a deslizar com relativa facilidade. Então não é só azelhice minha Big Smile

Carlos Santos:

Paciência é palavra de ordem, relaxar é palavra chave.

Sim é verdade Smile

Nuno Cardoso:

O meu raramente sai do modo ECO, o vendedor na altura recomendou e não tenho praticamente necessitado de alterar, só às vezes num cruzamento em que prevejo que quero um arranque mais rápido é que mudo para voltar novamente ao ECO.

Nuno, eu no primeiro mês andei sempre com o modo ECO ligado e depois comecei andar no modo Normal, para tentar perceber em qual dos modos conseguia fazer melhores consumos. E consegui fazer melhores consumos em modo Normal, no entanto, também pode ser uma consequência de eu no início não conhecer bem o carro e não ter uma condução tão "optimizada" como agora. Se calhar vou ter que testar outra vez, durante umas semanas em modo ECO para tirar essa dúvida.

Spritmonitor.de Toyota AURIS TS Hybrid

Top 150 Contributor
Pequeno citadino

Ainda não voltei a testar o modo eco, durante um depósito, por forma a tentar saber se consigo melhores consumos em modo normal vs modo eco.

Contudo nestes 2 últimos depósitos com a minha condução habitual tenho média de 4,0 no CB o que corresponde a 4,3 reais, por isso, até agora só tenho a dizer bem Smile

No entanto, verifiquei por 2 ou 3x uma situação que não me pareceu muito normal. Já me aconteceu por exemplo, estar numa fila de trânsito em pára arranca, em que a carga da bateria foi baixando por não ser possível carregar a mesma, e quando o SOC chega +/- aos 45%, mesmo estando parado, numa questão de segundos (30 a 45s) comecei a ver a carga a baixar muito rapidamente até aos 39% quando o MCI arranca.

Acham normal a carga da bateria baixar mais rápido abaixo dos 45% de SOC? Confesso que não me pareceu muito normal.

Spritmonitor.de Toyota AURIS TS Hybrid

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Tens um consumo permanente, mesmo estando parado. Não te preocupes com essas variações rápidas, a bateria de tração é pequena. 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
013_Prius_3G
tcap-support

AhYes então é isso que se passa sempre notei ser mais fácil o P&G no 2G do que no 3G.

Spritmonitor.de

"O Branquinho do Lapa"

Page 4 of 5 (46 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com