Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do meu Cinza Precious Corolla TS 1.8 HSD

rated by 0 users
This post has 38 Replies | 5 Followers

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
025_Corolla_Touring_Sport_2019
Rui Delgado Posted: 4 Apr 2019 19:02

Boa tarde a toda a comunidade!

Tomei então a liberdade de iniciar os diários de bordo relativos ao novo Corolla... uma vez que adquiri recentemente um. Iniciarei então com este primeiro post a relatar o porquê desta minha opção...

Na realidade foi bastante fácil, acreditem!... sendo possuidor de um  Golf IV TDI e após rebentar o escândalo do dieselgate, fiquei bastante incomodado com o facto de andar todos os dias com uma viatura assim, com toda a conotação negativa associada...tinha também já contactado com o Prius, como já mencionei na minha apresentação...pelo que rapidamente formatei na minha cabeça o seguinte:

O meu próximo carro, ou será eléctrico ou plug in ou hibrido, diesel jamais!! 

Moro num apartamento em Coimbra, e passo algum tempo na garagem do prédio, mas minhas actividades lúdicas... pelo que o cheiro dos carros a entrar e a sair, das zonas comuns  ( é quase tudo a diesel...) adicionado ao cheiro do meu proprio carro e ao da minha mulher ( este ultimo teve uma fase em que apenas trabalhava em 3 cilindros, o que ainda agravou mais a porcaria ou a sensação de porcaria que saia por aquele escape) me começaram a dar a volta à cabeça, ao ponto de ter transferido parte das minhas actividades da garagem para o apartamento, e de ter também comprado uma máscara daquelas com filtros de carvão em ambos os lados, que uso religiosamente quando tenho de ficar na garagem por tempos prolongados....

Assim, e chegada a hora de começar a avaliar quais as minhas opções, comecei a visitar alguns stands para ver os carros e fazer uns test drives. 

As minhas opções eram as seguintes:

Toyota Prius IV Plug in;

Kia Niro PHEV;

Hyundai Ionic PHEV;

Na mesma semana em que início este processo, dou com a notícia do lançamento do novo Corolla e do Lexus UX....

Decido então esperar pelo lançamento dos dois carros (estávamos em Outubro), pelo que tudo isto ficou em hibernação, embora tenha todos os dias procurado o máximo de informação sobre estes carros e os anteriormente anunciados!...

Numa visita que faço à Toyota, deparo me com um Prius Plug in com 17000kms, a um preço minimamente razoável, e depois de o testar, pensei... que se lixe o Corolla é mesmo isto que eu quero!... adoro tudo no Prius, e como só tenho 1 filho, os 4 lugares não me fazem mossa alguma...

Nisto, sou alertado para um pormenor que se revelaria praticamente deal breaker.... Não dá para pôr engate de reboque!!!

tenho um pequeno atrelado para uma viatura de lazer, e é imperativo que o meu futuro carro possa rebocar!...

Na semana seguinte vou à Kia e à Hyundai, e mediante informação contraditória, sou confrontado com o seguinte... os carros que tenho em equação, não dão para pôr o dito engate!...

.....

Chegamos ao fim de semana da apresentação do Corolla, e os vendedores já me conhecem fruto das minhas visitas impacientes a perguntar quando é que o raio do carro chega...

Isto aliado a uma constante fuga de óleo do Golf, que volta e meia me obrigava a limpar o chão da garagem, geram em mim uma frustração crescente.... 

Na semana anterior à apresentação, levo a familia a acompanhar me num teste ao Kia Niro híbrido, pois há uma possibilidade de compra de um Niro phev, imediatamente ( já estava completamente farto do Golf e já não queria saber do engate de reboque, iria colocar um no carro da minha mulher) pois segundo o vendedor, ou agarrava a oportunidade, ou ficava uns 6 meses à espera...

Esse teste correu muito mal... para o Niro, pois a familia detestou o carro, ( a mim era completamente irrelevante o facto de ser mais insonso que nem um pão sem sal, não querendo saber também da belíssima cor branco frigorífico em que o tal Niro phev era coberto...): desde o interior, à bagageira,... eu também confesso que não gostei nada do comportamento da caixa de velocidades, e do modo bem brusco da entrada do MCI... uma sensação que nao me tonha ficado aquando do teste ao Ionic...

relembro que estávamos a testar o híbrido simples,mas  a ideia era mostrar um carro praticamente igual ao que iria comprar à família!...

Saindo do stand  da Kia ainda mais frustrado com isto tudo, resolvo passar na Toyota (eram 7 da tarde....) ; 

Entramos no stand, e estão já na rua 3 Corollas para os testes do fim de semana!...a mulher fica imediatamente agradada com a carrinha.... e com o CHR... mas isso é outra história, eheheh....

São quase 8 da noite e o chefe de vendas da me uma chave de uma TS Luxury 2.0, e diz me: vá lá dar uma volta agora!...  entramos todos no carro, e a reação da familia é completamente oposta à anterior...

isto sim é um carro!... o outro parece um frigorifico ao pé deste....

tanta cpisa em quereres um carro fora da caixa, e mostras me aquela coisa!... 

Domingo às 4 da tarde chego novamente à Toyota, e testo o 1.8, para me servir de comparação com o 2.0.... e não noto grande diferença... volto à 2.0, faço o mesmo trajecto tentando mimetizar o mesmo andamento, e o consumo é bastante superior...volto a pegar no 1.8, mais uma volta, outra vez no 2.0 outra volta...

As tantas o chefe de vendas perde a paciência comigo, eheheh... e diz me que para ir mas é para o 1.8, que o outro é muito caro, e pelo que viu de mim, pela minha conversa e perfil, iria me arrepender com o 2.0... nisto são quase 8 da noite, e saio do stand já com o carro comprado!... um bom negócio deixa toda a gente furiosa.... 

E pronto passados uns dias recebo a minha Tarada Sexual já equipada com o dito engate de reboque e tudo!...

Desculpem lá o testamento, mas foi assim que,  "resumidamente" tudo aconteceu !

Agora é começar a relatar a experiência de condução que, até agora é muito agradável!

Rui

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Ena ena, muito texto sumarento e que bem ilustra o quão interessante e peculiar é a fase de amadurecimento da decisão de adquirir viatura nova!

Faltam é...fotografias... Wink

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
Rui Delgado replied on 4 Apr 2019 19:50

É verdade, embora no meu caso não havia muitas opções...

Ou era Toyota.... ou Toyota, ao fim e ao cabo... 

O sistema híbrido dos coreanos com a caixa de dupla embraiagem deixava me pouco confortável....

Alemães era muito dificil, a barreira psicológica erguida por causa do dieselgate é intransponivel neste momento;

Carro eléctrico... foi ponderado, mas a única verdadeira opção para mim  era a Tesla... mas muito caro, logo nunca foi verdadeiramente uma opção.... no stand da Nissan indicaram me que não poderia colocar o engate de reboque no Leaf...

Entretanto vou colocar umas fotos... a primeira que tirei ao carro tem também a sua história!....

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Parabéns pela primeira Corolla daqui! Wink

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 100 Contributor
Pequeno citadino

Obrigado

peço desculpa se não conseguir inserir a imagem...

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
Clube 1000 km
tcap-support

Muitos parabéns!!!

O primeiro Corolla Hybrid da comunidade. Votos de bons km ao volante desta máquina fantástica. Já experimentei o novo Corolla e gostei bastante, ao ponto de pedir uma proposta para um HB Exclusive :) 

Top 100 Contributor
Pequeno citadino

entretanto algumas fotos:

WRo4ki7

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
050_C-HR_2016
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Rui Delgado:
...a mulher fica imediatamente agradada com a carrinha.... e com o CHR...

...onde é que eu já vi isto??? Huh?

Para inserires fotos inline nos posts, vê este tópico: Como inserir fotos nos posts a partir do vosso PC

Top 75 Contributor
Full Hybrid
022_Auris_HSD_2G

Grande máquina! Parabéns!

Toyota Auris 1.8HSD  

Top 75 Contributor
Full Hybrid
022_Auris_HSD_2G

Parabéns, carrinha linda. Se fosse hoje também eu esperava, mas inclinava-me mais para a versão sedan. De qualquer das formas muito boa escolha!

Toyota Auris HSD 2017 Spritmonitor.de

Page 1 of 4 (39 items) 1 2 3 4 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com