Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do meu Cinza Precious Corolla TS 1.8 HSD

rated by 0 users
This post has 29 Replies | 5 Followers

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
025_Corolla_Touring_Sport_2019

Boa tarde!

O sedan também ficou na retina, mas acho mais versátil a carrinha.

No fim de semana já faço um resumo dos primeiros 8 dias de utilização, e revejo o modo de como insiro as imagens!

A primeira foto mostra como vi a carrinha pela primeira vez... toda desmontada, para colocação do engate de reboque!

Só perguntava ao vendedor se sabiam o que estavam a fazer!... é que saiu tudo, até as forras interiores da bagageira foram removidas...

Top 200 Contributor
Pequeno citadino

Boa tarde a todos!

E pronto, a carrinha já conta com 500kms... hoje fui atestar pela primeira vez, uma vez que no dia seguinte a ter ido buscar ao stand, apenas coloquei 30 euros de gasolina... também não leva muito mais, a julgar pelo que coloquei hoje.....

Eis o que o computador de bordo diz:

OYipMRj

tenho a certeza que consigo melhorar estes registos, aliás, os 5.2 que já são bons, eram 4.9 ao chegar à bomba para abastecer. 

vou tentar aproximar me dos 900kms com o depósito, o que já será uma excelente marca; de resto nada a apontar, cada vez mais gosto da ssuavidade do carro;

Sei que o valor acrescentado deste meu post é muito reduzido, mas nao tenho grande coisa para acrescentar ao que já toda a comunidade sabe!... 

Continuo cada vez mais gostar do glide em modo eléctrico nas minhas manobras de garagem!...

já agora... da sexta feira ao recuar, o carro descia;

estava numa descida;

é normal descair? pensava que segurava como na posição D, mas tal não aconteceu, é normal ser assim?

Obrigado desde já,

Rui

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Não sei se tem travão elétrico, o que ajudaria na forma direta. Se não tem podes pressionar mais o pedal de travão que ele faz hill-hold.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

quando fiz o test-drive à versao hatchback, tinha la um botao chamado hold, que se o pressionar ele faz o chamado hill-hold, evitando assim de estar sempre com opé no travao, mesmo num simples semaforo.

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
041_RAV4_HSD

Se não pressionares o acelerador com força suficiente e a inclinação for acentuada, ele descai na mesma. 

Spritmonitor.deRAV4 Hybrid Pure Dark

Top 200 Contributor
Pequeno citadino

Verdade.

E também tem esse botão Hold... ainda me ando a habituar ao carro...

Top 200 Contributor
Pequeno citadino

Bom dia antes de mais!

Bem, eu continuo a andar e a reaprender um modo alternativo de condução! Claro que para muitos de vós já não soa a novidade, mas para quem começa agora com um HSD, é sempre um redescobrir...

Então cá vai uns updates ao DB;

Domingo passado atestei o carro, e vou ver quanto consigo fazer com 1 depósito;

Presentemente de computador de bordo está a fazer uma média abaixo dos 5L;

Ontem, num trajecto Coimbra Poiares Coimbra fez uma média de 3.5 L - valores do computador novamente, embora não possa esconder a satisfação de ver um número assim!

Neste momento, com os km já feitos, e com a autonomia  projectada restante,deverei conseguir andar 900 kms, já abaixo dos 1000, mas nada decepcionante...

Tenho andado sempre, ou quase sempre em modo ECO, e constato o seguinte:

Neste modo, tanto em cidade como em estrada nacional,  a impressão com que fico é de que o MCI é utilizado quase  sempre como um gerador para carregar a bateria, ou seja, o modo eléctrico é sempre priorizado mal a bateria tenha capacidade.

Ontem na minha curta viagem Coimbra Poiares, na N17 para quem conhece, notei que o carro deslizava  bastante tempo em EV.

Este constante uso do modo ECO está a deixar me com dividas relativamente ao uso das baterias, poderei estar a contribuir para uma degradação prematura?

Relativamente ao modo POWER , noto uma resposta bem mais imediata do motor eléctrico  mas com o pedal a fundo, e a partir dos 50 km/h, não notei diferença relativamente ao modo ECO, o que faz todo o sentido, por motivos de segurança...

Bom domingo a todos!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 14 Apr 2019 15:24

São dúvidas já antigas, estando aqui e ali respondidas ao longo dos largos anos de HSD nesta Comunidade.

A gestão de energia a bordo é magistral nestas máquinas, por isso não te deverás preocupar.

A melhor utilização do MCI é nas situações de aceleração, porque não convém esquecer que se trata de uma viatura movida exclusivamente por gasolina (pouca). Nas outras todas o EV toma conta, lá está a gestão a funcionar.

A degradação das baterias não tem uma relação direta com o uso, sim com as condições de temperatura que é sujeita e o tempo de utilização. Se forçares muito em EV é natural que seja mais acelerada, mas demorará a notar-se efeito.

Sim, a fundo o ECO/normal/PWR produzem a mesma carga: pedido total ao sistema.

Boas curvas (estradas bonitas essas)

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 200 Contributor
Pequeno citadino

Boa tarde Telmo;

Verdade, chega se a um momento em que toda a gente deve perguntar o mesmo!... 

Mas há que confiar na gestão de energia do carro, é o único que podemos fazer; 

Estava curioso em fazer o trajeto de ontem, e saber quanto obteria de consumo;

Hoje a máquina está a descansar!

Top 200 Contributor
Pequeno citadino

Bom dia!

Ontem lá fiz a minha primeira viagem com a máquina!

De manhã passei na Caetano Auto em Eiras para comprar umas barras de tejadilho e o suporte de bicicleta (estava uma Corolla TS exposta com este kit, e foi o que foi para a minha Cinza Precious... depois de  bem negociado claro);

As barras fazem um zumbido incomodativo, notei logo mal saio do stand... que se lixe, quero é poder levar a bicicleta sem problemas nenhuns!

O trajecto então a ser percorrido seria o seguinte:

Coimbra- Guarda, via IP3.... 

Bem, depois de carro carregado, lá me faço à estrada.... a meio da subida do botão, o IP3 está com um enorme engarrafamento.... primeiro revés... ou talvez não! eheheh...

Ligo o Cruise control e o Line Assist e o carro desliza na fila de trânsito sozinho, quase como em piloto automatico!.. Nesta situação, o sistema funciona muito bem, o que até permite consultar o telemovel  ( foram só uns segundos, nao estou aqui a apregoar a comportamentos menos responsáveis) à procura de alternativas de caminho...

Estes sistemas são uma grande ajuda nesta situação, contribuindo bastante para alivio do stress que tenho sempre nestas situações, e, aliados à suavidade do HSD, dava  por mim a olhar em redor, a ver os outros carros e a pensar:

Mas quem é que aqui está a conduzir uma viatura Premium?Big Smile

Depois, o trânsito começa a fluir, e a velocidade a aumentar. efectivamente, a partir dos 100km/h a bicicleta no tejadilho faz uma barulheira enorme!... e o motor também... tenho que aprender a refinar melhor o pé...

Já na A25, começa a chover a potes e faço mais um teste:

Ligo o Cruise para 105 km/h e o Line Assist, enquanto persigo um TIR, e faço desde Mangualde a Celorico sempre assim;

Resultado:

Basta ter a mão no volante, e literalmente o carro conduz sozinho!

A velocidade variava entre os 90 e os 70 km/h, durante a perseguição;

Desde Celorico até à subida do antigo IP5 retomo a marcha normal, 110km/h... e o motor faz um barulho enorme..

finalmente a subida do IP5....

e aqui não gostei muito da experiência, mas também não a abordei da melhor forma... o motor vai sempre em carga elevada, e a velocidade sempre abaixo dos 80km/h;

Tenho nesta situação de alterar o meu modo de condução, foram anos e anos habituado ao diesel....

Cheguei finalmente ao destino, média de 5.3... nada mau! carro carregado, penalizado aerodinamicamente , e um trajecto sempre a subir...

Agora estou curioso para ver que média obtenho no trajecto de volta! 

Boa Páscoa a todos;

Lá vou 

Page 2 of 3 (30 items) < Previous 1 2 3 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com