Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Instalação carregamento BEV

rated by 0 users
This post has 9 Replies | 0 Followers

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
050_C-HR_2016
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Pedro Tiago Posted: 16 Apr 2019 16:10

Gostava de pedir a vossa opinião sobre a minha instalação eletrica e a sua adaptação ao carregameto de um eletrico.

Como moro num prédio, o carro carregará no meu lugar de parqueamento no piso -1. Felizmente tenho uma arrecadação "colada" ao lugar (nem todos os lugares são assim).

A electricidade na arrecadação é privada, está diretamente ligada ao quadro que está em casa.

Assim, dentro de casa, no quadro tenho um disjuntor com estas caracteristicas (o que diz C25):

IMG-20190413-095944

O contador penso ser bastante antigo, e pelo que já me disseram terá de ser trocado se passar a uma tarifa bi-horária, será assim?

IMG-20190413-100044

Dentro da arrecadação, tenho uma luz e uma tomada, e também um pequeno quadro (se é que se pode chamar isso) com os seguintes componentes:

IMG-20190413-154723

a tomada está logo abaixo e é deste genero:

IMG-20190413-154735

Quando ligo o carregador, ele liga-se no modo "Hi - 12A" e no final da carga a ficha está um pouco quente. também o "pequeno quadro" emite um zumbido quando ligo o carregador.
Estará esta instalação adaptada a esta função? Sugestões de melhoria?
Top 50 Contributor
Full Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
310_Nissan_Leaf
Clube 1000 km
tcap-support
Hugo Pardal replied on 16 Apr 2019 16:13

pelos disjuntores não tens problemas...

o do quadro de casa para o quadro da arrecadação é de 25A e o da tomada da arrecadação é de 16A. por isso estão bem dimensionados e em princípio deviam aguentar bem com os 12A do carregador.

fazer zumbido não é normal... tens os cabos todos bem apertados no quadro da arrecadação? e na tomada?

Auris HSD TS Exclusive 2014 - http://prius-pt.com/cafe/forums/t/7579.aspx

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Hmmm...

Perguntas destas dentro dum DB? Vou ter de arrumar, só me dais trabalho... Angel

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
050_C-HR_2016
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Telmo Salgado:
Perguntas destas dentro dum DB? Vou ter de arrumar, só me dais trabalho... Angel

Antes de fazer este post, questionei-me se devi faze-lo num sub-forum especifico, não achando nada onde se encaixa-se decidi faze-lo no DB, mas concordo que deva ou possa ser separado... desculpa lá o trabalho Embarrassed

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Farei mais logo, sem problema!! Wink

Top 50 Contributor
Full Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
310_Nissan_Leaf
Clube 1000 km
tcap-support

o Telmo deve estar a brincar...

num carro elétrico (ou pelo menos carregável) a infraestrutura de carregamento faz parte da utilização diária do carro e, na minha opinião, este tipo de dúvida faz todo o sentido no diário de bordo do carro.

Auris HSD TS Exclusive 2014 - http://prius-pt.com/cafe/forums/t/7579.aspx

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Hugo, eu estava a falar a sério, por não me parecer ser uma pergunta específica para o DB, mas sim para um tópico mais generalista. Repara a pergunta "carregamento de um elétrico"...

Como contém as fotos do proprietário, passa a ser um pouco mais personalizada.

E nesse sentido a minha questão é se posso fazer link para esta thread quando houver questões semelhantes... Wink

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
050_C-HR_2016
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Pedro Tiago replied on 17 Apr 2019 16:34

Se puderes separar, tendo em consideração um forum ou subforum mais apropriado, acho q faz todo o sentido e ajudará quem no futuro tiver duvidas semelhantes.

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
050_C-HR_2016
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Neste fim de semana estive a falar com um suposto "entendido" em eletricidade, que embora assuma que nada entende de carros eletricos, me disse que em principio estava bem protegido, desde que a cablagem esteja consistente com o resto do material.

Do Quadro principal "sai" um disjuntor de 25A que depois é dividido num de 10A (iluminação) e um de 16A para a tomada.

Tb me explicou que se o carregador doméstico do carro é de 12A (no modo HI) então chega e sobra, e que 220V X 12A = 2640W, ou seja uma potencia de carregamento de 2,6kw... é isto?

Fui também investigar no manual do carro (ainda não tive tempo para ler todo) e o carregador (deduzo que seja o limite admissível pelo carro) é de 6,6kw

Ora, tendo o limite de 16A pela instalação, o máximo que poderia carregar era (220x16) 3,5kw ?

Para isso teria de comprar um carregador de 16A, certo? Mas os 3,5kw são o limite para carregamentos domésticos?

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

O "carregador" doméstico do carro é de 230v*12A= 2760W (2,76kW).

Com esse limite de 16A, sim, mas não aconselho numa tomada doméstica a usar 16A. Para isso, mais vale a pena instalar uma CEE 16A (azul pequena) ou uma CEE 32A (azul maior). 

Para carregador, podes comprar um que seja regulável, mas se quiseres usar mais potência, está dependente da potência que tens contratada e de eventualmente ter de mudar a cablagem por fios mais grossos e os disjuntores para o valor adequado.

Page 1 of 1 (10 items) | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com