Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

[DB] Prius 3G @ GPL - Daniel Maia

rated by 0 users
This post has 12 Replies | 2 Followers

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G
Daniel Maia Posted: 20 Jun 2019 20:26

Desde já, quero dar as boas-vindas a quem seguir este diário de bordo. Pretendo relatar as viagens, material que vá comprando, mas sobretudo consumos e hypermilling.

Como faço cerca de 50-60k km anuais, já andava de olho nestes carros, mas sempre com a intenção de instalar o sistema GPL. 4G ainda estava fora do meu orçamento, a minha escolha seria algo dentro dos 3G, com o mínimo de km possível.

Comprei assim este Prius 3G com 81000km, e a semana passada mandei então fazer a instalação do GPL
Com lubrificante de válvulas valvecare, e depósito de cerca de 45L

Semana passada já tinha planeado um pequeno passeio até Leiria, mas primeiro a passar por Chaves, portanto, uns 500km logo para começar. 

Viagem correu, naturalmente, sem qualquer tipo de problemas

Sistema GPL não se nota rigorosamente nada a nível de perdas/ganhos de rendimento. Exatamente as mesmas prestações. 

O 1º depósito de GPL vinha de certeza com pouco GPL, provavelmente não foi enchido ao máximo aquando da instalação. Ficou no fim a cerca de 4.4€/100km, embora a fazer um consumo a marcar no CB  de 4.5
2º depósito GPL já ficou dentro dos valores esperados - CB a marcar 4.2, e consumo de GPL muito próximo dos 30% extra. Ficou a 3.2€ a cada 100km. - 700.5km percorridos para 22.96€. Uma poupança de 1.60€ a cada 100km relativamente ao meu carro anterior. Num mês são 60-70€ a menos, para além do conforto e todas as mordomias recentes deste carro, era exatamente isto que pretendia.

Ou seja, cada depósito de GPL à partida conseguirei uma autonomia de 750km. O meu objetivo será fazer o máximo de km possível com 1 depósito.

Próxima semana já irá ser feita a primeira revisão do sistema GPL.

Qualquer dúvida/sugestão/comentário, terei todo o gosto em responder

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Excelentes valores vamos observando!

Não existem records para GPL, mas podes sempre colocar os valores de CB para demonstrares o poder do 3G Wink

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

Sim records GPL é sempre dependente do depósito que se tenha. Como nao é igual para todos só fazendo a regra dos litros por cada 100km

Tem 200km feitos neste momento. Troquei o filtro de ar e filtro de habitáculo, mantive original Toyota.

Notei claras diferenças ao por os pneus da frente 2.9 bar e 2.7 bar atras. Numa viagem de 160km, no CB acusou menos 0.4L/100 comparativamente à mesma viagem com as pressões recomendadas salvo erro 2.1 - 2.1 ou algo dentro disto.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Daniel,

Uma questão de quem não percebe nada do assunto:

Sentes as comutações EV - MCI gasolina - MCI GPL?

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Daniel Maia:
Sim records GPL é sempre dependente do depósito que se tenha. Como nao é igual para todos só fazendo a regra dos litros por cada 100km

E mesmo assim, depende de onde se abastecer... Wink

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

Não se nota rigorosamente nada.

Quando entra o GPL só se ouve a válvula no depósito a abrir

A nível de rendimento, a descer para Penafiel experimentei ver até onde ia...mesmo a GPL, marcou 196 no quadrante, mas não quis "esforçar" mais. Já experimentei a subir, passar de gasolina para GPL, igualmente não se nota rigorosamente nada.

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

José Rosado:

Daniel Maia:

E mesmo assim, depende de onde se abastecer... Wink

A experiência que tenho de 130 000km a GPL, diz-me que o melhor é da Galp. Para além do desconto de 7 centimos que tenho, acho que faço melhores médias.
Repsol não fica atras, mas o preço final por cada km é inferior para mim na Galp, por causa do desconto.

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Eu como tenho desconto de 12 cêntimos (até ao dia 15 era de 9)  na Repsol e tenho uma Repsol com GPL a pouco mais de 2km de casa, é onde coloco sempre. 

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

José Rosado:

Eu como tenho desconto de 12 cêntimos (até ao dia 15 era de 9)  na Repsol e tenho uma Repsol com GPL a pouco mais de 2km de casa, é onde coloco sempre. 

isso é do cartão mundo 1 2 3?

Page 1 of 2 (13 items) 1 2 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com